Modalidades de Sochi 2014 07 Janeiro 2014

Combinado Nórdico

E-mail Imprimir
Escrito por

 

O combinado nórdico, como o próprio nome adianta, é uma mescla das provas de salto com o esqui cross crountry  / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Noruega   
 

                       

       11                         08                        07


 

      2 - Finlândia   

                   

       04                        08                       02


 

       3 - Áustria 

 
                  

       03                       02                       07


  

 A modalidade   

O combinado nórdico, como o próprio nome adianta, é uma mescla das provas de salto com o esqui cross crountry. Atualmente conta com três eventos, são eles o de pista curta, longa e o por equipes. 
 
Desde a primeira edição oficial dos Jogos, em Chamonix, França, 1924, que se disputa a modalidade. O evento por equipes, entretanto, só foi colocado no programa de Calgary, 1988, com a previsão de três esquiadores por equipe. Dez anos depois, em Nagano 1998, esse número foi fechado em quatro atletas. 
 

Você Sabia ?

- Até meados dos anos 60 o esporte era dominado pelos nórdicos – noruegueses e finlandeses. A hegemonia escandinava foi quebrada quando o alemão ocidental Georg Thoma ganhou a medalha de ouroem Squaw Valley, em 1960. 

 

Razões para assistir 

1. Um híbrido que vale a pena! A modalidade conquista cada vez mais adeptos por conta da junção entre adrenalida e beleza, graças à dinâmica extremamente veloz do cross crountry e das manobras espetaculares das provas de salto. 

Modalidades de Sochi 2014 07 Janeiro 2014

Bobsled

E-mail Imprimir
Escrito por

 

Inventado pelos suiços no final dos anos 1860, o bobsled faz parte do programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos, em 1924 / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Suíça  
 

                       

       09                         10                        11


 

      2 - Alemanha   

                   

       08                        05                       06


 

       3 - Estados Unidos

 
                  

       07                       06                       05


  

 A modalidade   

Inventado pelos suiços no final dos anos 1860, o bobsled faz parte do programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos, em 1924. A disputa de duplas masculina foi incluída nos Jogos de Lake Placid, em 1932, e as duplas femininas foram aceitas a partir de Salt Lake City, 2002. 
 
Um dos esportes mais inusitados dos Jogos de Inverno, consiste em descer uma pista de gelo ligeiramente estreita e cheia de curvas em um trenó cilíndrico. O impulso? A gravidade, apenas. 
 
Três são os eventos previstos para Sochi 2014: equipes masculino (4 atletas) e duplas masculinas e femininas. 
 

Você Sabia ?

- Durante as descidas cronometradas nas sinuosas pistas do bobsled, o trenó pode atingir até 150 km/h, mais até que veículos de passeio tradicionais. 

 

Razões para assistir 

1. Velocidade: para quem curte velocidade, o bobsled é um prato cheio. É o esporte mais rápido do programa olímpico. É preciso ficar atento à TV para não perder de vista os “trenós voadores”. 

2. País-sensação: após a memorável participação da Jamaica, país sem tradição nos esportes de inverno, em Calgary 1988 e dos brasileiros em Turim 2006 (apelidados de “Bananas Congeladas”) fica sempre a expectativa por uma nação que representará o grupo dos países tropicais. 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Biathlon

E-mail Imprimir
Escrito por

 

O Atletismo é uma das grandes atrações das Olimpíadas e pode ser considerado o mais popular e famoso de todos os esportes olímpicos / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

      16                        18                      09


 

      2 - Noruega  

                   

       12                        11                       06


 

       3 - Rússia

                  

       09                       05                       07


 

  

A modalidade   

O biathlon fez sua estreia nos Jogos de Inverno em Squaw Valley, em 1960, com a prova masculina dos 20km. Com o passar das edições, novos eventos foram sendo incluídos e, em Sochi 2014, haverão cinco provas para os homens e cinco para as mulheres, além do revezamento misto. 
 
O esporte consiste em uma disputa combinada de esqui cross country e tiro esportivo. A escolha das modalidades não é à toa: a pressão e a adrenalida do esqui aliadas à necessidade de calma para os alvos do tiro fazem do biathlon uma competição bastante difícil. 
 
Onze são os eventos previstos atualmente: corrida individual (20km para os homens e 15km para as mulheres), sprint (masculino e feminino), perseguição (12,5km na prova masculina e 10km na feminina), largada coletiva (15km para os homens e 12,5km para as mulheres), revezamento (quatro membros por equipe; 7,5km na prova masculina e 6km na feminina) e por fim o revezamento misto. Todas as provas do esqui são relacionadas às do tiro. 
 

Você Sabia ?

Em todas os eventos do biathlon os atletas devem levar a arma ao ombro e são livres no que tange à técnica na hora de esquiar. 
 

Razões para assistir 

Jaqueline Mourão: a veterana brasileira está no caminho para competir pela primeira vez no biathlon. Jaque já participou de duas edições dos Jogos de Verão e duas dos Jogos de Inverno, mas é a primeira vez que busca a classificação para a modalidade. 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Curling

E-mail Imprimir
Escrito por

 

O curling é praticado em uma pista de gelo e tem por objetivo colocar pedras de granito o mais próximo possível de um centro, como se fosse um alvo / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Canadá   

 

                       

      03                        03                      02


 

      2 - Suécia  

                   

       02                        02                       01


 

       3 - Grã-Bretanha

                  

       02                       00                       00


 

  

A modalidade   

Disputado entre duas equipes de quatro jogadores cada, o curling é praticado em uma pista de gelo e tem por objetivo colocar pedras de granito o mais próximo possível de um centro, como se fosse um alvo. Para isso os atletas utilizam pequenas vassouras. 
 
Cada um dos quatro atletas pode lançar até duas pedras em cada subdivisão da partida. Após o lançamento os outros jogadores varrem o chão, a fim de diminuir o atrito entre a pista e a pedre e fazê-la chegar mais longe e ficar assim mais perto do alvo. 
 
O esporte entrou no programa olímpico na primeira edição oficial dos Jogos, em Chamonix 1924. Após isso, o curling saiu de cena e apareceu como demonstração em Lake Placid 1932. Manteve essa alcunha em Calgary 1988 e Albertville 1992. Apenas em Nagano 1998 é que foi incluído oficialmente como disciplina olímpica, como disputas masculina e feminina.
 
 
 

Você Sabia ?

Apenas o Brasil possui seleção nacional de curling dentre os países sul-americanos. Em 2010, a equipe participou de um desafio contra os EUA, a fim de conseguir uma vaga para o Mundial da modalidade. Os Estados Unidos venceram a partida por 8 a 2. 
 
 

Razões para assistir 

Esporte inusitado: o curling é provavelmente o esporte mais diferenciado dos Jogos de Inverno. Nenhum outro esporte é capaz de unir agilidade, gelo, pedra e uma vassoura e ser tão interessante quanto o curling. 
 
Sensação em Vancouver: nos Jogos de Inverno de 2010, as disputas do esporte marcaram ótimos índices de audiência na TV brasileira. Além do ineditismo das exibições - já que o brasileiro não está acostumado a assistir partidas de curling -, a bela equipe feminina do Canadá chamou a atenção dos homens.
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Esqui Alpino

E-mail Imprimir
Escrito por

 

Data de 1850, ano em que o norueguês Sondre Norheim conseguiu popularizar o uso de esquis com laterais curvas, o princípio do esporte hoje denominado esqui alpino / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Áustria  

 

                       

      31                        35                      39


 

      2 - Suíça  

                   

       18                        19                       19


 

       3 - França

 

                  

       15                       14                       14


 

  

A modalidade   

Data de 1850, ano em que o norueguês Sondre Norheim conseguiu popularizar o uso de esquis com laterais curvas, o princípio do esporte hoje denominado esqui alpino. A prática, entretanto, tornou-se uma modalidade olímpica, para homens e mulheres, nos Jogos de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, em 1936. 
 
No debute do esqui alpino, apenas uma competição combinada de downhill (descida livre) e slalom (descida com obstáculos). Nos Jogos seguintes, foi introduzido o evento slalom gigante (parecido com o slalom, mas mais rápido e com curvas de raios maiores).
 
Em 1988 o programa da modalidade ganhou a inclusão do Super-G, considerado o evento mais veloz dentre os quatro. Haverá ainda, em Sochi, o Super Combinado, prova que combina em um só dia uma descida de Downhill e uma de Slalom Especial. 
 
 

Você Sabia ?

O Brasil, mesmo sendo um país tropical, organiza competições nacionais para seus atletas desde 1986. A disputa ocorria no Chile mas, a partir de 1988, passou a ser sediado em Las Leñas, na Argentina.
 

Razões para assistir 

Brasileiros na jogada: o esqui alpino contra com dois representantes brasileiros, dentre os sete atletas convocados pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve). Jhonatan Longui, que já esteve nos Jogos de 2010, é o recordista brasileiro de Slalom e no Slalom Gigante, provas que deve competir em Sochi, e no Super Combinado. Outra que representa o Brasil é Maya Harrisson, de 21 anos, a mais jovem convocada pela CBDN. Maya fez história ao estabelecer, com apenas 17 anos, o melhor resultado da história do Brasil na modalidade nas Olimpíadas de Vancouver em 2010. 
 
 
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Esqui Cross-Country

E-mail Imprimir
Escrito por

 

É uma modalidade de resistência e de maior exigência física. Hoje, pode ser disputada em Distance (circuitos de 2 a 50 km) ou Sprint (de até 2 km) e possui 12 eventos (seis masculinos e seis femininos) / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Noruega   

 

                       

      35                        36                      25


 

      2 - Suécia

                   

       27                        17                       19


 

       3 - União Soviética

                  

       25                       22                       21


 

  

A modalidade   

Considerado o tipo mais antigo de esqui, nasceu da iminente necessidade de se percorrer longas distâncias cobertas por muita neve. Tornou-se esporte no fim do século XIX. 
 
Foi disputado na primeira edição oficial dos Jogos de Inverno, em Chamonix, na França, em 1924, incluindo os percursos de 18 e 50 km das provas masculinas. A competição feminina só foi incluída em 1952, nos Jogos de Oslo, na Noruega, com uma prova de 10 km.
 
Outras alterações e inclusões de distâncias foram feitas com o passar do tempo. Nas Olimpíadas de Salt Lake, em 2002, por exemplo, uma prova extremamente rápida, de 1.5 km, foi disputada pelos esquiadores. 
 
É uma modalidade de resistência e de maior exigência física. Hoje, pode ser disputada em Distance (circuitos de 2 a 50 km) ou Sprint (de até 2 km) e possui 12 eventos (seis masculinos e seis femininos). 
 
 

Você Sabia ?

Em 2010, o canadense Brian McKeever, que possui apenas 10% da visão, tornou-se o primeiro competidor a participar tanto das Olimpíadas quanto das Paralimpíadas de Inverno. 
 
 

Razões para assistir 

Brasileiros na jogada: assim como no esqui alpino, o cross-country terá dois brasileiros representando o País. Leandro Ribela, responsável por seis quebras de recordes, chega a Sochi 2014 como vice-líder do ranking latino-americano da modalidade. Além do paulista, a veterana Jaqueline Mourão tem o critério técnico para sua terceira participação no cross-countru e chega para sua quinta Olimpíada (Jaque disputou dois Jogos de Verão e dois de Inverno). 
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Esqui Estilo Livre

E-mail Imprimir
Escrito por

 

Como o próprio nome traz, o esqui livre é um dos eventos que mais dá liberdada ao atleta. Durante sua apresentação, ele combina velocidade, manobras aéreas enquanto esquia e técnicas artísticas / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

      05                        05                      04


 

      2 - Canadá

                   

       04                        03                       02


 

       3 - Austrália

                  

       03                       01                       01


 

  

A modalidade   

Como o próprio nome traz, o esqui livre é um dos eventos que mais dá liberdada ao atleta. Durante sua apresentação, ele combina velocidade, manobras aéreas enquanto esquia e técnicas artísticas. O resultado disso é uma exibição que busca a perfeição, entre cambalhotas e saltos mortais.
 
A modalidade é antiga – há registros de manobras com o esqui desde meados do século XX – mas só foi disputada nos Jogos de Calgary, em 1988, ainda assim como esporte de demonstração.
 
Há algumas provas previstas: Ski Cross, em que os atletas descem disputando baterias eliminatórias de quatro em quatro, sendo que apenas os dois primeiros avançam; Moguls, disputada em uma pista em declive, em que os atletas são avaliados por suas curvas e manobras e Aerials / Half Pipe / Slopestyle, estilo no qual as manobras aéreas dos atletas são avaliadas por juízes especializados para a determinação do vencedor.  
 

Você Sabia ?

O esqui livre fez bastante sucesso nos EUA a partir dos anos 1960, tendo sido carinhosamente batizado de “hotdogging”. O nome capturava a mistura dos truques acrobáticos, saltos, guinadas e a adrenalina do esporte. 
 

Razões para assistir 

Possibilidade de brasileiras na jogada: Lais Souza e Josi Santos farão sua estreia em Jogos de Inverno em Sochi. As duas são as primeiras atletas de Aerials do País e, treinadas pelo gabaritado técnico Ryan Snow, têm grandes possibilidades de representar o Brasil. 
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Hóquei no gelo

E-mail Imprimir
Escrito por

 

Tradicionalíssimo na América do Norte, o hóquei no gelo é um esporte que prima pela velocidade, técnica e agilidade / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Canadá  

 

                       

      11                        05                      02


 

      2 - União Soviética

                   

       07                        01                       01


 

       3 - Estados Unidos

                  

       03                       10                       02


 

  

A modalidade   

Tradicionalíssimo na América do Norte, o hóquei no gelo é um esporte que prima pela velocidade, técnica e agilidade. A disputa feminina teve início nos Jogos de 1998, em Nagano. 
 
O jogo é uma disputa entre duas equipes, com seis jogadores cada, que buscam com seus tacos movimentarem discos de ferro. O objetivo é colocar o disco no gol adversário. O país com mais gols vence a partida. 
 
O hóquei no gelo é um dos poucos esportes coletivos que permitem a troca ilimitada de jogadores durante a partida. É também uma modalidade bastante violenta e agressiva, com empurrões bastante pesados. Brigas entre os jogadores são muito comuns, mesmo que não permitidas nas regras do jogo.
 
 

Você Sabia ?

O disco de ferro pode chegar a até 160km/h em uma tacada bem sucedida no hóquei no gelo. 
 

Razões para assistir 

Hegemonia do Canadá: os canadenses são, de longe, os mais vitoriosos no hóquei no gelo. Acompanhar uma partida deles é uma aula gratuita de como se jogar hóquei. 
 
Estratégia e agressividade: mesmo opostos, são dois aspectos bastante utilizados pelos treinadores de hóquei. Ao mesmo tempo em que precisam se posicionar estrategicamente durante a partida eles também usam da força para derrubar o adversário e partirem para o gol. 
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Luge

E-mail Imprimir
Escrito por

 

No luge não há freios nem timão e o piloto vai deitado, com a barriga para cima, os pés na frente e a cabeça atrás / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha Oriental   

 

                       

      13                        08                      08


 

      2 - Alemanha  

                   

       11                        08                       07


 

       3 - Itália

                  

       07                       04                       05


 

  

A modalidade   

O luge começou a ser disputado como um esporte dos Jogos de Inverno em Innsbruck 1964, com eventos individuais masculino e feminino, além da disputa entre duplas. Desde então, a Alemanha se destaca como a grande potência do esporte. 
 
Juntamente com o bobsled e o skeleton, o luge fecha o grupo dos esportes de inverno que utilizam um trenó para executar uma descida em alta velocidade. No luge não há freios nem timão e o piloto vai deitado, com a barriga para cima, os pés na frente e a cabeça atrás.
 
O objetivo é percorrer o circuito no menor tempo possível, mudando a direção conforme o peso do seu corpo. A direção aliás, precisa ser controlada basicamente pelos reflexos do atleta, já que sua cabeça fica deitada no trenó. 
 

Você Sabia ?

Para se construir uma pista de luge tradicional, com 1500m, de 15 a 19 curvas, é preciso desembolsar em torno de R$ 100 milhões. Daí a dificuldade de se popularizar o esporte. 
 
 

Razões para assistir 

Velocidade: assim como no bobsled, um dos destaques do luge é a velocidade atingida pelo atleta durante a descida – ele pode chegar a até 140 km/h apenas com a força da gravidade!
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Patinação Artística

E-mail Imprimir
Escrito por

 

A patinação prima pelas influências da dança, da música e até das artes plásticas / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

      14                        16                      16


 

      2 - Rússia  

                   

       12                        08                       02


 

       3 - União Soviética

                  

       10                       09                       05


 

  

A modalidade   

Assim como a patinação de velocidade, a artística esteve presente em todos as edições dos Jogos de Inverno, desde Chamonix 1924. 
 
Diferente da primeira, no entanto, esse tipo de patinação prima mais pelas influências da dança, da música e até das artes plásticas, ao invés da velocidade. A trilha sonora escolhida pelos atletas, aliás, configura um grande apelo junto aos espectadores, mesmo não havendo pontuação especial para isso. O evento de dança no gelo é o único que permite trilha com vocal.  
 
Sochi contará com cinco eventos: individual masculino e feminino, duplas, dança no gelo e por equipes. Esse último foi incluído agora nos Jogos de 2014 e é uma disputa entre os principais atletas dos países (cada nação deve contar com uma equipe composta por sua melhor dupla, patinador, patinadora e dançarinos no gelo).
 
 

Você Sabia ?

A patinação artística, inicialmente, era uma disciplina dos Jogos de Verão. Começou a ser disputada em Londres 1908 e voltou a fazer parte do programa dos Jogos da Antuérpia, em 1920. Com o surgimento dos Jogos de Inverno, o esporte deixou de ser disputado nas Olimpíadas de Verão.
 

Razões para assistir 

Rivalidade entre Rússia e Estados Unidos: com grandes nomes da patinação artística, a Rússia espera enfim ultrapassar os EUA no quadro de medalhas da modalidade. Evgeni Plushenko, campeão em Turim 2006, por exemplo, representa a Rússia na competição por equipes. 
 
Um deleite artístico: para quem se interessa por arte, dança e música, a patinação artística é o esporte de inverno que mais se aproxima disso, juntando os três em belas apresentações, recheadas de toques emocionais.
 
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Patinação de Velocidade

E-mail Imprimir
Escrito por

 

A patinação de velocidade é um esporte olímpico desde a primeira edição dos Jogos de Inverno, em Chamonix, 1924 / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

      29                        22                      16


 

      2 - Holanda  

                   

       27                        29                       26


 

       3 - Noruega

                  

       25                       28                       27


 

  

A modalidade   

A patinação de velocidade é um esporte olímpico desde a primeira edição dos Jogos de Inverno, em Chamonix, 1924. O evento feminino, no entanto, só foi adicionado ao programa olímpico em 1960, nas Olimpíadas de Squaw Valley. 
 
Doze serão os eventos disputados em Sochi, tais como 500m, 1000m, 1500m, 5000m, 10000m e perseguição por equipes, todos com provas masculinas e femininas. 
Os atletas precisam percorrer as referidas distâncias no menor tempo possível, ou seja, competem contra o relógio.
 
 

Você Sabia ?

Durante as exibições nas pistas de gelo, os atletas da patinação chegam a atingir a incrível marca de 60 km/h. 
 

Razões para assistir 

Quadro de medalhas embolado: Estados Unidos, Holanda e Noruega ocupam as três primeiras posições da modalidade. No entanto, a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado é de apenas quatro ouros, o que torna as disputas em Sochi ainda mais emocionantes. 
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Patinação de Velocidade em Pista Curta

E-mail Imprimir
Escrito por

 

Também conhecida apenas como Short Track, na patinação de velocidade em pista curta os atletas não competem contra o relógio, mas sim uns contra os outros / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Coréia do Sul   

 

                       

      19                        11                      07


 

      2 - Canadá  

                   

       07                        10                       08


 

       3 - China

                  

       07                       10                       07


 

  

A modalidade   

Também conhecida apenas como Short Track, na patinação de velocidade em pista curta os atletas não competem contra o relógio, mas sim uns contra os outros. A pista, em formato oval, possui apenas 111m de comprimento. 
 
Tornou-se oficialmente uma disciplina olímpica nos Jogos de Albertville, na França, em 1992. Antes disso havia sido apresentado como esporte demonstração em Calgary, 1988. 
O esporte possui dominação hegemônica da Ásia e da América do Norte, sendo Coreia do Sul, EUA, China e Canadá as principais potências. 
 
São oito os eventos disputados no Short Track: 500m, 1000m e 1500m (todos para homens e mulheres), revezamento 5000m masculino e revezamento 3000m feminino. 
 
 
 

Você Sabia ?

As quatro principais potências da patinação de velocidade em pista curta (Coreia do Sul, EUA, China e Canadá), juntas, conquistaram 86% de todas as medalhas olímpicas concedidas até hoje para a modalidade (104 das 120). Além disso, 38 das 45 medalhas conquistadas pelos sul-coreanos nos Jogos de Inverno provêm da patinação. 
 

Razões para assistir 

Adrenalina à flor da pele: com largadas em massa, velocidade e muita rivalidade, o esporte promete prender a atenção dos telespectadores. 
 
Rivalidade Ásia x América: em Turim 2006 a Coreia do Sul apareceu e surpreendemente levou para casa 10 medalhas. No entanto, os patinadores americanos e canadenses esperam manter a tradição de seus paíse no esporte.  
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Salto de Esqui

E-mail Imprimir
Escrito por

 

A modalidade leva em consideração a distância que os atletas saltam em suas apresentações, bem como o equilíbrio deles ao caírem novamente na neve / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Finlândia   

 

                       

      10                        08                      04


 

      2 - Noruega  

                   

       09                        09                       11


 

       3 - Áustria

                  

       06                       07                       10


 

  

A modalidade   

A modalidade leva em consideração a distância que os atletas saltam em suas apresentações, bem como o equilíbrio deles ao caírem novamente na neve. À primeira vista, herda muito dos princípios dos saltos na ginástica artística. 
 
O salto de esqui tem figurado como parte do programa olímpico desde os primeiros Jogos oficiais, em Chamonix, 1924, em apenas uma pista. Em Innsbruck 1964 uma segunda pista, de tamanho menor, foi incluída. As disputas por equipes foram outra inovação para o esporte, nas Olimpíadas de Calgary, em 1988. Em 2014, entretanto, será a primeira vez que as mulheres poderão competir na modalidade. 
 
Várias foram as técnicas desenvolvidas na história do salto de esqui. Uma das mais famosas, a Técnica Krogsberger, envolve a parte de cima do corpo dobrada nos quadris, uma grande inclinação para frente, com os braços estendidos para frente com os esquis paralelos entre si. Usando essa técnica Sepp Bradi, da Áustria, saltou 101 metros em 1936 e se tornou o primeiro homem a quebrar a barreira dos 100 m. 
 
 

Você Sabia ?

Um dos mais populares e utilizados pelos campeões do salto de esqui, o salto que forma um “V” com as duas pranchas foi, de início, ridicularizado. A técnica foi inicialmente desenvolvida pelo sueco Jan Bokloev, que teve a ideia, em 1985, de unir as pontas traseiras de seus esquis.
 

Razões para assistir 

As imagens proporcionadas pelos saltadores costumam figurar dentre as mais incríveis dos Jogos de Inverno. Em Sochi, não podemos esperar menos que manobras espetaculares e, provavelmente, algumas até inéditas, guardadas pelos atletas a fim de supreender os juízes. 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Skeleton

E-mail Imprimir
Escrito por

 

Parece um brinquedo daqueles de parques de diversão. Mas não é. Envolve muita habilidade, técnica e agilidade para deslizar / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

      03                        03                      00


 

      2 - Canadá  

                   

       02                        01                       01


 

       3 - Grã-Bretanha

                  

       01                       01                       03


 

  

A modalidade   

Parece um brinquedo daqueles de parques de diversão. Mas não é. Envolve muita habilidade, técnica e agilidade para deslizar, de barriga para baixo em um trenó, sobre uma pista de gelo curvilínea. O skeleton é considerado o primeiro esporte deslizante do mundo.
 
A modalidade fez parte do programa olímpico de 1928 e 1948, ambas em St. Moritz, na Suiça. O esporte ficou fora desde então e só voltou a ser disputado em Salt Lake City, nos Jogos de 2002. 
 
Na disputa olímpica, as provas do skeleton duram dois dias apenas para os dois eventos (masculino e feminino). Cada atleta compete um total de quatro voltas. As medalhas são dadas para os competidores que fizerem as quatro voltas em menos tempo. 
 
Para evitar lesões nos 50m iniciais da corrida na largada, os atletas precisam usar capacetes e trajes com mangas e calças longas o suficiente para cobrir todo o corpo. Além disso, os sapatos precisam ter pregos na sola para evitar escorregões. 
 
 

Você Sabia ?

Todas as 16 pistas de skeleton construídas e homologadas pela FIBT (Federação Internacional de Bobsled e Tobogganing) estão localizadas no hemisfério norte.  
 

Razões para assistir 

Adrenalina: assim como no bobsled, os atletas atingem velocidades altíssimas nas descidas do skeleton, já que contam com a força da gravidade e a aderência do gelo ao trenó. 
 
Ineditismo: não é sempre que podemos ver na TV homens e mulheres escorregando de barriga para baixo em engenhosas pistas de gelo. Então precisamos aproveitar!
 
 
 
Modalidades de Sochi 2014 06 Janeiro 2014

Snowboard

E-mail Imprimir
Escrito por

 

O Snowboard costuma contagiar os espectadores com imagens incríveis dos saltos na neve / Foto: Divulgação Sochi 2014

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

      07                        05                      07


 

      2 - Suíça  

                   

       05                       01                       03


 

       3 - Canadá

                  

       03                       01                       01


 

  

A modalidade   

Um híbrido do surf, do esqui e do skateboard e que é relativamente recente no programa olímpico, tendo sido incluído apenas nos Jogos de Nagano, em 1998. Este é o snowboard, que costuma contagiar os espectadores com imagens incríveis dos saltos na neve. 
 
Na primeira aparição olímpica, o esporte contou com os eventos slalom gigante e halfpipe (manobras aéreas determinam o vencedor). Após o sucesso instantâneo, retornou a Salt Lake, nos Jogos de 2002, com a inclusão do slalom gigante paralelo (dois atletas descem percursos paralelos). Em 2006, em Turim, o snowboard cross (quatro atletas disputam eliminatórias; apenas os dois melhores avançam até a determinação do vencedor) fez sua estreia. 
 
Com os pés presos a uma prancha retangular, os ateltas deslizam sobre a neve, seja em estruturas pré-montadas como o halfpipe (em forma de U como uma pista de skate) ou em montanhas. Dez medalhas de ouro são distribuídas dentre os cinco eventos masculinos e os cinco femininos.
 

Você Sabia ?

O Brasil realiza, desde 1995, o Campeonato Brasileiro de Snowboard. A competição é realizada geralmente em julho, em Valle Nevado, no Chile. 
 

Razões para assistir 

Isabel Clark: a brasileira responsável pelo melhor resultado da história dos Brasil em Jogos de Inverno (9ª em Vancouver 2010) retorna ao palco do snowboard, em Sochi. A carioca vive a melhor fase da carreira: é atualmente 16ª na lista olímpica e campeã sul-americana. 
 
Shaun White tem uma incrível história de superação. O americano superou graves problemas de coração na infância para se tornar um fenômeno no esporte, reconhecido por suas manobras espetaculares. Bicampeão no halfpipe em Turim 2006 e Vancouver 2010, Shaun defenderá seu título em Sochi. 
 
Certamente não será só Shaun quem proporcionará manobras sensacionais em Sochi. O snowboard é um dos esportes de inverno mais assistidos graças às imagens incríveis dos saltos inimagináveis.  
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook