Brasil faz história no Sevens de Hong Kong

Seleção masculina de sevens tem bom desempenho em Hong Kong / Foto: Rafael Silva

China - A Seleção Brasileira de Rugby Sevens teve uma ótima performance no Sevens de Hong Kong, encerrado no domingo, dia 24 de Março e por pouco não avançou ao torneio qualificatório para o Circuito Mundial, competição mais importante do calendário da modalidade olímpica. Os brasileiros foram eliminados pelo Zimbábue, campeão da competição, nas quartas de final do torneio pré-classificatório disputado na China. Além dos africanos, Rússia, Tonga e Geórgia carimbaram o passaporte para o Qualificatório de Londres, marcado para maio. As três melhores equipes do torneio na capital inglesa se tornam seleções centrais do Circuito Mundial 2013/2014.
 
Na estreia do Hong Kong Sevens 2013, os Tupis fizeram uma partida emocionante contra o Japão, um dos favoritos às quatro vagas no Sevens de Londres. Após sofrer o primeiro try, logo no início da partida, o time brasileiro não se abalou e virou o placar, com tries de Lucas Duque, o Tanque, e do capitão Fernando Portugal. Na segunda etapa, os japoneses reagiram e Teaupa, garantiu o placar 17 x 10 para o time asiático. No segundo jogo do grupo F, a seleção nacional por pouco não bateu a forte equipe da Geórgia. Na primeira etapa, o Brasil teve dificuldades de furar a defesa georgiana já que a força física é uma das vantagens da equipe europeia, e saiu para o intervalo perdendo de 14 a 0. Porém, no segundo tempo, os Tupis conseguiram equilibrar a partida, mantendo a posse de boa, e com os passes rápidos e a agilidade dos irmãos Duque (Tanque e Moisés), empataram a partida em 19 a 19.
 
Contra a Jamaica, o Brasil conquistou sua primeira vitória no Sevens de Hong Kong. A equipe verde e amarela mostrou muita qualidade na troca de passes e chegou ao in goal adversário com facilidade. Tanque, Portugal, Putim e Moisés marcaram para o Brasil, fechando o placar em 31 a 7. Com esses resultados, os brasileiros encerraram a fase classificatória em segundo lugar do grupo F, que teve o favorito Japão em primeiro lugar após três vitórias. 
 
Nas quartas de final, o Brasil encarou a seleção do Zimbábue. A partida foi bastante equilibrada, com os africanos utilizando a velocidade e os Tupis apresentando uma boa defesa. Leitao, capitão africano, encontrou espaço e abriu o placar para o Zimbábue, porém Moisés arrancou pela lateral, passando para Ige empatar para o Brasil. No segundo tempo, os brasileiros cometeram alguns erros no setor defensivo, o que permitiu os africanos ampliarem a vantagem no placar para 21 a 7. Os tupis tentaram reagir, mas o juiz apontou o centro do campo, decretando a vitória do Zimbábue.
 
Os africanos realmente surpreenderam em Hong Kong. Depois de terminar na primeira fase com duas vitórias e uma derrota e bater o Brasil nas quartas, os Chetaahs venceram a Rússia nas semifinais e derrotaram a boa equipe de Toga na final. 
 
Apesar da derrota nas quartas de finais, o Brasil demonstrou que possui condições de situar-se entre as 20 melhores equipes de Sevens do mundo, em face das excelentes partidas contra Japão, Geórgia e Zimbábue, respectivamente 15º, 17º e 31º do ranking do IRB. "Pela primeira vez na história do Rugby Brasileiro, todas seleções atuam no exterior: Seleção Masculina de 7s em Hong Kong, Seleção Masculina de XV em La Plata, Argentina, e Seleção Feminina de 7s em Guangzhou, China. O fato inédito demonstra a evolução do rugby tupi, fruto da seriedade na execução de um programa de alto rendimento de longo prazo", comentou Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook