Edielza Guimarães disputa etapa de Salvador com apoio da torcida

Edielza Guimarães, vice-líder do ranking / Foto: Daniel Ramalho/adorofoto

Salvador - Vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, Edielza Guimarães treina em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, há seis anos. Mas volta à Bahia todo final de ano, para visitar família e amigos, descansar e começar o trabalho de base para a próxima temporada. Baiana de Utinga, a fundista vai a Salvador para a estreia do Circuito de Corridas Caixa na cidade, neste domingo (16), em busca de mais velocidade, aproveitando o trajeto plano na orla da praia. E garante que seu combustível será o apoio de uma torcida muito especial. 
 
"Já faz algum tempo que não disputo uma prova na Bahia. Sempre que posso, participo da corrida Duque de Caxias, em Jacobina. Correr o Circuito Caixa em Salvador, com a presença dos familiares, dos amigos, será muito gostoso. É um grande estímulo para qualquer atleta", destaca Edielza, lembrando que deixou muitas pessoas queridas na Bahia. 
 
Mesmo adaptada ao clima paulista, a fundista acredita que não terá grandes dificuldades na prova de Salvador. "Eu inicio o trabalho de base na Bahia, fico lá só um ou dois meses, e passo o resto do ano no interior de São Paulo. Então, sei que vou sentir um pouco, mas gosto muito do calor da Bahia, vai ser uma boa prova", garante.
 
Edielza foi ao pódio em quatro das seis etapas que disputou nesta temporada - foi a 3ª na etapa de abertura do Circuito Caixa, em Goiânia, melhor brasileira em Uberlândia (5ª geral) e Belo Horizonte (3ª geral) e 5ª em Campo Grande (3ª geral), no último domingo. Para a prova de Salvador, a expectativa é de baixar seu tempo, já que a prova tem um percurso completamente plano, na orla da praia de Boca do Rio, e pode ser a mais rápida da competição. "Vou só fazer um treino mais leve, esta semana, como preparação", diz.
 
A etapa de Salvador do Circuito Caixa terá largada será às 7 horas, no antigo Aeroclube, no Parque Atlântico (Av. Otávio Mangabeira, altura do nº 6.100). Completamente plano, o percurso segue a orla da praia de Boca do Rio, em direção à Piatã, passa pelo Jardim de Alá e retorna para o ponto de partida, também local da chegada. 
 
O Circuito Caixa celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu quatro cidades: Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte e Campo Grande. Agora segue para Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife(11/8), Porto Alegre (1/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook