Cachorro atleta é atração de Corrida em Belo Horizonte

Sargento Polaco, xodó dos atletas mineiros / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Belo Horizonte - A capital mineira vai reunir atletas e grupos de corrida que já se tornaram símbolos de Minas Gerais, para a festa de dez anos do Circuito de Corridas Caixa, em sua passagem pela cidade, dia 26. O Sargento Polaco, cachorro-atleta presente em todas as provas de Belo Horizonte, correrá ao lado de Karolina Cordeiro e seu filho Pedro, portador de necessidades especiais, vindos de Uberlândia. A prova, que também contará com grandes assessorias esportivas da região, tem inscrições disponíveis apenas até este domingo (19). 
 
O labrador Sargento Polaco, de cinco anos, é o grande destaque das corridas em Belo Horizonte. Acompanhado pelo dono, Clarindo Alves dos Santos, o cão já disputou mais de 100 provas e é o xodó dos atletas mineiros, que fazem questão de tirar fotos a seu lado. Desde 2008, a dupla é presença constante no Circuito Caixa. 
 
"O Clarindo começou a correr há quase quinze anos. Nós víamos que ele se interessava por corrida, e o incentivamos a praticar o esporte. Mas, durante a doença e o falecimento da nossa mãe, em decorrência do Alzheimer, ele ficou muito abalado. Por isso, demos a ele o cachorro, de presente", conta Rita, irmã do atleta de 64 anos. "O Sargento Polaco virou o grande companheiro do Clarindo. Os dois saem juntos para correr todos os dias, às 6 horas."
 
O nome do labrador foi inspirado no pai de Clarindo, militar, e nos companheiros de treino, também do exército, que acompanham a dupla nas corridas. "O Clarindo fica chateado quando alguma competição não aceita a inscrição do Sargento Polaco. Ele não se importa tanto em competir, o mais importante é que o cachorro participe e ganhe sua medalha", destaca Rita.
 
Outra dupla, vinda de Uberlândia, também promete emocionar os mineiros. Karolina Cordeiro e o filho Pedro, de seis anos, portador de uma síndrome rara que impede seus movimentos, ganharam destaque nacional quando disputaram juntos, pela primeira vez, a etapa de Uberlândia do Circuito Caixa, em 2012. Conduzindo o carrinho do menino, hoje um triciclo adaptado para a corrida, Karolina se tornou exemplo para outras famílias, mostrando o quanto o esporte pode melhorar a vida de crianças especiais, e foi convidada para integrar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Deficiente da OAB de sua cidade. Ela e Pedro vão competir pela segunda vez seguida da prova na capital de Minas Gerais.
 
Grupos de corrida agitam corrida em Belo Horizonte - A terceira etapa do Circuito Caixa também terá a participação de grandes assessorias esportivas da capital mineira. Entre elas, estão a BH Run e o Espaço Running Telex, cada uma com dez atletas na disputa do dia 26. A HF Treinamento Esportivo, pela qual treina a revelação mineira Adriana Cristina Silva da Luz, melhor brasileira na prova no ano passado, também terá um grupo na prova. A equipe do treinador Flávio Ribeiro completa o pelotão de fundistas amadores.
Inscrições terminam neste domingo
 
Acesse: www.circuitocaixa.com.br
Até 19/5: R$ 60,00 - desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook