Atletas cruzam Florianópolis de Norte a Sul no Multisport Brasil 2013

Aventureiros de todo o país e do exterior cruzaram a ilha de Sul a Norte em etapas de corrida, mountain bike e canoagem / Foto: Ale Socci

Florianópolis - Noventa quilômetros de desafios, adrenalina, superação e muita diversão em meio às paisagens mais deslumbrantes de Florianópolis foram a marca da sétima edição do Multisport Brasil, realizado no sábado, dia 18 de Maio. Aventureiros de todo o país e do exterior cruzaram a ilha de Sul a Norte em etapas de corrida, mountain bike e canoagem, desde a praia da Armação até Jurerê Internacional. A primeira equipe a cruzar a linha de chegada, com 5 horas e 52 minutos de prova, foi o trio de revezamento formado pelo corredor Giliard Pinheiro, o ciclista Maurian Carvalho e o bicampeão pan-americano de canoagem Guto Campos. 
 
O destaque individual ficou para o brasiliense Guilherme Pahl, que se consagrou tricampeão do Multisport Brasil, com um tempo de 6 horas e 10 minutos. Na categoria Masculino Open, os dois primeiros colocados foram os catarinenses Paulo Eduardo Kirchn e Daniel Meyer, seguidos do paranaense Erick Marques.
 
Guto Campos, que conquistou a vantagem para a equipe nas etapas de canoagem diz que os atletas nunca haviam disputado juntos anteriormente, mas que a experiência foi sensacional. “A emoção de correr por uma equipe é muito maior do que quando disputamos individualmente”, acrescenta Giliard. Maurian completa a avaliação dizendo que o clima de outono foi determinante para garantir o bom desempenho do trio. Para o tricampeão Guilherme, a vitória foi surpreendente. “Eu não rendi muito no primeiro percurso e cheguei a desanimar, mas consegui uma recuperação na etapa de canoagem e voltei a acreditar”, relata ao perceber que superou grandes oponentes como o bicampeão da prova Alexandre Manzan e o americano Ryan Blair, vencedor de desafios internacionais.
 
Eventos paralelos - Na sequencia do Multisport Brasil foi realizado o Trail Running, uma corrida em trilhas de 5km e 9km com partida de Jurerê Internacional, passando por trilhas, um morro de onde se tem uma visão de 360° das paisagens da região e pelas praias do Forte e Daniela. Na chegada, de volta a Jurerê Internacional, o destaque entre os corredores de 5km foi para a cidade de Içara, em Santa Catarina, com o primeiro lugar masculino, Rafael Fernandes, e feminino, Débora Borges. Os atletas mais velozes na corrida de 9km foram Bruno Boppré, de Florianópolis, no masculino, e a ultramaratonista Fernanda Maciel, no feminino.
 
Esta edição do evento contou ainda com um desafio de Stand Up Paddle, no domingo (19/05) pela manhã em Jurerê Internacional. A prova foi disputada em baterias eliminatórias e resultou em mais um prêmio para o canoísta Guto Campos, que conquistou a primeira colocação da categoria Open Masculino, seguido do catarinense Felipe Poyer e do argentino Ariel Ferreira. “Estou aprendendo um novo esporte, o equilíbrio e a coordenação eu já trago do caiaque, mas a técnica é diferente e tive que me adaptar”, avalia Guto. Entre as mulheres, as catarinenses Maira Osmari e Liliane Deise lideraram a categoria Open. Já na categoria Elite, o destaque masculino ficou para Roberto Vincentin e o feminino para Andera Wiese, ambos de Florianópolis. 
 
Percurso - Os 90km, cumpridos individualmente ou em equipes de até nove atletas, são repletos de trilhas, dunas, praias, morros, costões, estradas de terra, rio, mar e lagoa. A prova iniciou na praia da Armação com uma corrida em direção à praia do Matadeiro, pegaram uma trilha até a Lagoinha do Leste e terminaram a primeira etapa no Pântano do Sul. Lá subiram nas mountain bikes para enfrentar o Morro do Sertão, passar pelo Ribeirão da Ilha e ir até o Campeche. 
 
No trecho seguinte, correram pelas dunas da Joaquina até a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, onde pegaram os caiaques e remaram até o Rio Vermelho. Na segunda etapa de mountain bike era preciso percorrer trilhas arenosas dentro do Parque do Rio Vermelho. Na sequência, os atletas iniciaram a segunda etapa de canoagem. Depois de remar até a praia da Daniela, os aventureiros ainda correram por trilhas e pela Praia do Forte até chegar a Jurerê Internacional.
 
Sobre o Multisport - “Inicialmente, as provas multiesportivas podem ser definidas como competições que reúnem mais de uma modalidade esportiva, como triatlo, duatlo e corrida de aventura. Porém, o que se convencionou denominar Multisport pelo mundo são as provas que envolvem corrida, canoagem e ciclismo, ou ainda, que incluam natação ou esqui”, explica Anderson Roos, presidente da Naturesporte e organizador do evento. O Multisport Brasil foi lançado em 2007 e inspirado na Coast to Coast, principal competição do gênero no mundo, realizada na Nova Zelândia, que cruza a ilha sul do país de costa a costa por 240km. “Florianópolis é o local ideal para sediar essa competição porque tem natureza privilegiada e boa estrutura para receber atletas, além de ser um destino turístico famoso e próximo de grandes centros”, avalia.
 
As categorias do Multisport Brasil permitem a participação de atletas de elite, amadores e até dos especialistas em uma modalidade, que disputam a prova em trio reunindo os melhores da corrida, da canoagem e do ciclismo. “O formato da prova propicia a participação de grupos com níveis diferentes de preparo físico. Além de correr com atletas de nível mundial, é possível competir na companhia de amigos pelo simples prazer de praticar esportes em meio à natureza”, explica Anderson.
 
Confira o Resultado do Multisport Brasil 2013: 
 
Individual Masculino Elite
1º Guilherme Pahl – 6h10m39s
2º Alexandre Fontes Manzan – 6h22m41s
3º Ryan Blair – 6h54m52s
 
Individual Feminino Elite
1º Camila De Araujo Nicolau – 7h31m04s
 
Individual Masculino Open 
1º Paulo Eduardo Kirchn – 6h53m58s
2º Daniel Meyer – 6h59m20s
3º Erick Marques – 7h42m47s
 
Individual Masculino Máster 
1º Gerson Luis Machado – 8h37m18s
 
Revezamento Dupla
1º Só Na Raça – 7h35m15s
2º Canela Pro Adventure – 7h37m20s
3º Fábio Pierry AsS. Esp – 7h45m18s
 
Revezamento Trio
1º Sul Brasilis / Epic – 5h52m50s
2º Summershop/girabike – 6h06m59s
3º Pedal Pelego – 6h35m32s
 
Revezamento Livre
1º 13ºmtb – 6h58m45s
2º Pé No Asfalto – 7h19m38s
3º Fh Reds – 7h32m48s
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook