Rolex Ilhabela Sailing Week inova e terá julgamentos na água na classe S40

O S40 Pajero, campeão no ano passado / Foto:Rolex / Carlo BorlenghiSão Paulo - A Rolex Ilhabela Sailing Week inova mais uma vez e irá adotar na classe S40 os julgamentos de protestos dentro da água na edição 2011. O maior evento náutico da América Latina ocorre de 3 a 9 de julho no Yacht Club de Ilhabela.

Para agilizar o processo e seguir a tendência mundial de eventos de classes one design, a organização da RISW escolheu um juiz com larga experiência internacional. O profissional destacado é o gaúcho Nelson Ilha, que já atuou em dois Jogos Pan-Americanos e em três Olimpíadas, além de integrar o quadro oficial da ISAF. Ele irá acompanhar as regatas de perto e julgar os pedidos de protesto na hora, não havendo casos para serem resolvidos em terra.

"A iniciativa da Rolex Ilhabela Sailing Week de colocar os árbitros atuando na água consolida a classe S40 na América Latina. O trabalho do juiz ajuda a agilizar a regata e os resultados", disse Nelson Ilha.

Na Europa, os julgamentos seguem este processo, principalmente nas competições mais importantes como America's Cup, Match Race e nas regatas do TP 52.

"Os estrangeiros são totalmente a favor do julgamento rápido. Mas, é importante que os juízes tenham experiência para não haver risco. Uma decisão errada pode estragar todo o campeonato", comentou Nelson Ilha, presidente do júri da Rolex Ilhabela Sailing Week.

Barcos do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai estão inscritos para competir em Ilhabela na S40. A classe, que nasceu no YCI na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2008, entrou no calendário do evento em 2009. O atual campeão é o Pajero, de Eduardo Souza Ramos.

Sobre os S40 - O design da embarcação é do famoso projetista argentino Javier Sotto Acebal. O estilo do barco segue a tendência mundial de classes de um único desenho, onde os barcos são similares, com excelente custo/benefício, além de velocidade. O S40 tem 12,3 m de comprimento, 3,75 m de boca, 2,60 m de calado, e desloca apenas 4.200 kgs. Sua tripulação é de dez velejadores. O site da classe é o
www.s40od.com.ar.

O barco teve ótima aceitação no mercado, sobretudo na América do Sul e no Mediterrâneo, onde a classe está no calendário da Med Cup. Pelo segundo ano consecutivo é realizado no Brasil o Campeonato de S40, batizado de Mitsubishi Sailing Cup. A primeira etapa foi disputada nos dias 4 e 5 de junho no Yacht Club de Ilhabela, com vitória do veleiro argentino Negra.

O barco campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week, o Pajero, de Eduardo Souza Ramos, venceu o campeonato VTR Norte 2011, no Chile. A classe é muito ativa no país e se desenvolve rapidamente.

"A presença de Souza Ramos na competição chilena despertou ainda maior interesse dos principais velejadores locais, que este ano vem em grande número e com alto nível técnico para disputar a 38ª Rolex Ilhabela Sailing Week, que efetivamente será muito competitiva nesta classe de ponta de nosso evento. Será maravilhoso ver o ballet destes S40 nas raias de Ilhabela, já que todos eles velejam muito próximos, e tem um nível técnico muito parecido. A classe disputará também o 15º Campeonato Sul Americano, organizado pelo YCI e YCA (Yacht Club Argentino)", afirmou, José Manuel Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ihabela.

Inscrições - O número limite de inscrições está perto do fim. São 150 vagas e o valor por tripulante será de R$ 290,00 até 15 de junho. Depois desta data, a taxa será de R$ 400,00. As inscrições podem ser feitas pela internet por meio do portal oficial do evento: www.risw.com.br.

O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 3 de julho com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.