Medalhistas olímpicos são destaque no Warm Up em Ilhabela

Bruno no timão do Max/Oakley / Foto: Edu Grigaitis / BalaioIlhabela - O Warm Up 2011 reúne mais de 300 velejadores em Ilhabela durante o feriado prolongado e entre esses nomes destaques para dois medalhistas olímpicos de Pequim: Bruno Prada, prata na Star ao lado Roberto Scheidt, e Isabel Swan, bronze no 470, junto com Fernanda Oliveira. Ambos velejam na HPE25, que realiza até sábado o Campeonato Brasileiro da Classe.'

O líder do ranking mundial de Star e que acabou de conquistar o inédito título da Copa do Mundo, Bruno Prada, está na equipe do Max/Oakley, atual campeã brasileira. O pequeno intervalo na campanha olímpica com Scheidt para correr em Ilhabela mostra a importância do Warm Up.

"O Warm Up deixará nossa equipe pronta e no nível dos melhores da categoria como Ginga, Match Point e Avantto, principalmente em manobras e entrosamento. O objetivo é chegar forte na Rolex Ilhabela Sailing Week. O HPE25 ganhou força nos últimos anos e, prova disso, é o surgimento de especialistas na classe", contou Bruno Prada.

Mulheres em ação - Além do Campeonato Brasileiro de HPE25, a proximidade com a Rolex Ilhabela Sailing Week e os Jogos Mundiais Militares deixa os atletas mais focados.

A tripulação feminina da Marinha do Brasil está em Ilhabela preparando-se para a competição das Forças Armadas. Candidatas ao ouro no mês que vem, no Rio de Janeiro, na classe HPE25 Fleet Race, as marinheiras escolheram o barco Atik para afinar as manobras.

A equipe é comandada por Martine Grael, filha de Torben Grael. A medalhista olímpica de Pequim-2008, Isabel Swan, será responsável pela vela balão. As irmãs Fernanda e Renata Decnop terão as funções de trimmer e proeira, respectivamente. Já Juliana Mota ficará com a parte tática.

Gigante, destaque no Match Race - O alto nível técnico da competição atraiu para o litoral norte paulista outros destaques da vela nacional, caso do carioca Henrique Haddad, 24. colocado no ranking mundial de match race, a melhor posição de um brasileiro na história desta classe. Ele acabou de chegar de uma competição na Estônia e integra o time do Ah! Moleque (RJ) na classe HPE25 no Warm Up.

Requisitado por várias tripulações por suas habilidades com as manobras, o velejador de 24 anos aproveita todas as oportunidades para correr de oceano e ficar atualizado.

"É importante disputar as provas para não perder o ritmo de regata. O Match Race exige muito treinamento. No Warm Up, eu não tenho pressão por não ser favorito", disse Henrique Haddad, que está focado para a disputa dos Jogos Mundiais Militares, no Match Race.

Equilíbrio em Ilhabela - O Warm Up 2011 começou nesta quinta-feira (23) com a realização de três regatas na classe HPE25. O time do Ginga aproveitou bem os ventos variando de 15 a 17 nós e terminou o dia com 100% de aproveitamento.

Entre as classes que necessitam de rating, o fita azul da regata de abertura (o barco que chegou em primeiro) foi o Fram. Na ORC, o atual líder da Copa Suzuki Jimny, o Touché, foi desclassificado na primeira regata e foi o fita azul na segunda.

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 em setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.