Jazz aposta nas mulheres para vencer o Warm Up na classe RGS-A

Mulheres comandam o Jazz / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - As mulheres ditam as regras a bordo do Jazz em Ilhabela. O barco, um Malbec 360 Cruiser, predominantemente feminino, será um dos destaques no Warm Up, marcado para o período de 23 a 25 de junho no Yacht Club de Ilhabela. O time competirá na classe RGS-A no canal de São Sebastião.

Os recentes resultados não deixam nada a desejar para os homens, que correspondem a mais de 90% dos inscritos para todos os eventos de vela oceânica no País. Para quebrar esse paradigma, a comandante do Jazz, Valéria Ravani oferece espaço às mulheres.

"O importante é o entrosamento do time, os objetivos comuns e, sempre a grande alegria de poder participar de um evento como este. Isto independe de sermos uma equipe feminina ou mista. Mas, eu continuo prestigiando as mulheres que buscam fazer parte de minha equipe, pois acho que elas ainda têm menos espaço na vela de oceano".

Rigorosamente iguais - Na primeira etapa da Copa Suzuki Jimny, em março, duelo praticamente empatado na classe RGS-A. O Fram, um Beneteau First 40.7 que terminou na frente do Jazz, só alcançou o resultado porque venceu a última regata. A pontuação é a mesma para os veleiros de Felipe Aidar e Valéria Ravani.

"Foi ótimo ter o Jazz como adversário direto e as regatas foram disputadíssimas", disse Felipe Aidar.

Já Valéria Ravani não mede elogios aos outros velejadores da classe que irão correr o Warm Up. "Não considero que seja um duelo com o Fram. Estarão na raia vários competidores importantes e bons, competiremos contra todos".

Para as competições de 2011, o Jazz ganhou velas novas e passou por uma pequena reforma. A equipe é formada também por Ralf Bruder, Luis Fernando Rodrigues, Cristina Lueth, Priscila Perdicaris, Adriana Romi, Daniela Sanchez Andrei, Lavinia Martins e Andrea Videira.

Jazz marcará presença na Rolex Ilhabela Sailing Week - A equipe "praticamente" feminina disputará, mais uma vez, a maior regata oceânica da América Latina, que ocorre de 3 a 9 de julho também no Yacht Club de Ilhabela. Em 2010, o time terminou a competição na segunda posição, perdendo para o barco Cinco los Niños.

"A Rolex Ilhabela Sailing sempre tem um certo mistério, pois até iniciar a competição não sabemos quem virá. O Brasil e os demais países da América Latina têm competidores muito competentes, vamos ver quando começar", revelou Valéria Ravani.

Inscrições - Os velejadores podem fazer inscrição na Copa Suzuki Jimny no YCI até a manhã do dia 23 de junho. As fichas de inscrição serão preenchidas no próprio clube até 11 horas. O valor será de R$ 80 por tripulante (exceto mirim).

Classificação final da primeira etapa na classe RGS-A - 5 regatas (1 descarte) -

1- Fram (Felipe Aidar) - 6 (2+1+2+1+2)
2- Jazz (Valéria Ravani) - 6 (1+2+1+2+3)
3- Ianê-Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 12 (3+3`+3+3+5)