Definidas as semifinais do Match Race Brasil 2011

Veleiros do Sul x Marina da Glória / Foto: AgifRio de Janeiro - Os duelos das semifinais do Match Race Brasil 2011 estão confirmados: Marina da Glória (RJ) enfrenta o Búzios Vela Clube (RJ) e a Marinha do Brasil (RJ) decide contra o Veleiros do Sul (RS). A decisão será neste domingo, a partir das 10 horas, na Baía de Guanabara, e as semifinais serão realizadas em melhor de três regatas.

Vice-campeão nas duas últimas edições, o time da Marina da Glória quer acabar com a síndrome do "quase". Os resultados até agora comprovam que a maré está virando. Os cariocas, comandados por Alan Adler, venceram as seis regatas programadas na primeira fase. "Vamos ver se conseguimos um resultado melhor dessa vez. Eu, particularmente, estou voltando a correr de Match Race depois de um tempo parado. A falta de entrosamento ainda não pegou e acho que temos chance de passar", afirmou o campeão mundial de Star, Alan Adler.

A equipe adversária, Búzios Vela Clube (RJ), comemorou a inesperada classificação para as finais. "Foi muito legal, já que não treinamos nada durante o ano. O que viesse era lucro pela falta de entrosamento. Estávamos competindo apenas para curtir como franco-atiradores. A vaga veio no duelo contra o Yacht Club Santo Amaro (SP)", explicou Alexandre Saldanha, que projetou uma façanha nas semifinais.

"Vamos fazer igual ao Ceará e tentar acabar com a invencibilidade do Alan Adler", ironizou Saldanha em referência ao futebol. Na quinta-feira (5), o time de Fortaleza (CE) impôs a primeira derrota do Flamengo no ano ao vencer por 2 a 1 no Engenhão, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.
 

Os vencedores de cada chave fazem a final e os perdedores disputam o terceiro lugar. O Rio Yacht Club, de Torben Grael, era o maior favorito ao título, mas foi eliminado na primeira fase, neste sábado.


Marinha do Brasil é favorita ao título - Também com 100% de aproveitamento, o time da Marinha do Brasil (RJ) é apontado por todos como os grandes favoritos ao título do Match Race Brasil 2011. Apesar disso, os tripulantes não querem fazer festa antes da hora.

"Não dá para escolher adversário. O nosso objetivo é levantar a taça da competição. Eu sempre digo que no Match Race, cada regata é diferente. O que a gente fez na fase de classificação não vale para as finais. O certo é velejar sempre focado", explicou Henrique Haddad, o velejador latino-americano mais bem colocado no ranking mundial de match - ocupa a 23a. posição.

O líder da Marinha do Brasil (RJ) elogiou o incentivo dado aos velejadores pelo clube Veleiros do Sul (RS). Segundo Henrique Haddad, em qualquer classe, os gaúchos são fortes."No Match Race eles têm barcos que nenhum outro possui no Brasil. Um exemplo é o Elliot 16 para as meninas. Por isso, os gaúchos são sempre fortes em qualquer competição", revelou.

A tripulação de Porto Alegre joga todo favoritismo da semifinal ao Marina da Glória (RJ). "O time vai fazer o que sabe neste domingo. Nossa equipe está preparada, apesar da responsabilidade ser maior dos cariocas. Entretanto, a raia oferece boas condições de velejar. Quem errar primeiro perde", disse Samuel Albrecht, comandante do Veleiros do Sul (RS).

Os gaúchos surpreenderam e eliminaram os favoritos ao título Rio Yacht Club (RJ) das finais vencendo um match na sexta (6). O resultado praticamente definiu a sorte da tripulação de Niterói, que buscava o tricampeonato do evento.

"Ganhar do time do Torben Grael é gratificante, já que ele têm experiência de match race. Mas, o nosso foco principal é treinar a tripulação para a classe Soto 40, simulando situações de regata como largada e manobras. A equipe veleja junto desde outubro do ano passado. Tenho certeza que evoluímos muito", lembrou Albrecht.

Meninas festejam mais uma chance - O Match Race Brasil 2011 conta com mulheres nos 12 barcos inscritos para a competição. O objetivo da organização e da CBVM - Confederação Brasileira de Vela e Motor - é elevar o nível das meninas na classe. Todas as velejadoras que competem na equipe nacional de match race feminino também disputam a competição barco contra barco no Rio de Janeiro.

Convidada de última hora para integrar o time da Marina da Glória, Marina Jardim se diz honrada em poder correr ao lado de Alan Adler. "Todo aprendizado com a equipe carioca será usado em outras regatas. O Alan é calmo e sabe tudo de vela. Essa competição é uma escola pra gente", contou Marina Jardim, substituta da paulista Adriana Kostiw.

Fernanda Decnop, da Marinha do Brasil (RJ), destaca o espírito de equipe de sua tripulação. Segundo ela, os representantes das Forças Armadas dão show de entrosamento. "É fácil entrar no esquema deles. Os erros são mínimos e isso faz a diferença no Match Race, principalmente nas largadas", ressaltou.

Torben Grael vence o Pro-Am - O Match Race Brasil 2011 teve regatas com a participação de patrocinadores e convidados da organização. A ação de marketing de relacionamento teve a vitória de Torben Grael. O Pro-Am simula uma regata de flotilha, com quatro barcos, e todos têm uma função específica durante o trajeto.

O evento paralelo à competição contou com a presença de outros três comandantes, ícones da vela brasileira: Alan Adler, campeão mundial de Star, Eduardo Penido, ouro em Moscou-80 e Nelson Ilha, juiz internacional de vela, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Resultados do sábado

Marina Glória 1 x 0 Charitas
Veleiros 1 x 0 Cabanga
Veleiros 1 x 0 Rio Yacht Club
Marina da Glória 1 x 0 Cabanga
Búzios 1 x 0 Brasília
Iate Clube RJ 1 x 0 Lagoa dos Ingleses
Marinha 1 x 0 Lagos dos Ingleses
Búzios 1 x 0 Iate Clube RJ
Escola Naval 1 x 0 Charitas
Rio Yacht Club 1 x 0 Cabanga
Marina da Glória 1 x 0 Escola Naval
Charitas 1 x 0 Veleiros
Cabanga 1 x 0 Charitas
Marina da Glória 1 x 0 Veleiros
YC Santo Amaro 1 x 0 Brasília
Marinha do Brasil 1 x 0 Iate Clube RJ
Búzios 1 x 0 YC Santo Amaro
Lagoa dos Ingleses 1 x 0 Brasília

Classificação final da primeira fase

Grupo A
1- Marina da Glória - 6 pontos ganhos
2- Veleiros do Sul - 3,5
3- Rio Yacht Club - 2,5
4- Escola Naval - 2
5- Charitas - 2
6- Cabanga - 1,25

Grupo B
1- Marinha do Brasil - 5 pontos ganhos
2- Búzios Vela Clube - 3,5
3- Yacht Club Santo Amaro - 2,5
4- Iate Clube do Rio de Janeiro - 2
5- Lagoa dos Ingleses - 0,75
6- Brasília - 0,25

Semifinais - a partir das 10 horas
Marina da Glória (RJ) x Búzios (RJ)
Marinha do Brasil (RJ) x Veleiros do Sul (RJ)

Classificação
5- Rio Yacht Club (RJ)
6- Escola Naval (RJ)
7- Yacht Club Santo Amaro (SP)
8- Iate Clube do Rio de Janeiro
9- Charitas (RJ)
10- Cabanga (PE)
11- Lagoa dos Ingleses (MG)
12- Iate Clube de Brasília