Classe HPE bate recorde de inscritos na Rolex Ilhabela Sailing Week

Artemis, ganhador em 2010  / Foto: Aline Bassi / BalaioSão Paulo - A classe HPE25 promete, mais uma vez, duelos acirrados no canal de São Sebastiao durante a 38ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week. A organização já conta com 22 veleiros inscritos. A competição começa no dia 3 de julho e vai até o dia 9 no Yacht Club de Ilhabela.

A cada ano, novos velejadores ingressam na flotilha formada por barcos 100% nacionais, idênticos e caracterizados pela leveza, resistência e velocidade.

Desde sua primeira participação, em 2004, a classe supera o número de participantes do ano anterior. Além disso, as disputas nas raias de Ilhabela são sempre marcadas por forte equilíbrio.

Os HPE25 caíram no gosto dos velejadores brasileiros, principalmente pela agilidade e competitividade entre os integrantes da classe. Tenho certeza que a nova geração da vela nacional também aprova, revelou Felipe Whitaker, vice-presidente da classe.

A novidade de 2011 é a mudança na área vélica das embarcações. Os representantes da categoria definiram, em outubro do ano passado, aumento superior a 40% na vela balão e todos os barcos inscritos devem se adequar à norma. A mudança de vela na classe HPE25 tem oobjetivo de garantir ainda mais potência e velocidade aos veleiros.

História - A Classe HPE25 surgiu em uma conversa de fim de tarde de verão em Ilhabela, entre os empresários e velejadores Felipe Furquim e Eduardo Souza Ramos. A decisão era criar um veleiro rápido e competitivo.

O sucesso foi tão grande que a organização dos Jogos Mundiais Militares escolheu a classe para a disputa do evento das Forcas Armadas. Por isso, a Rolex Ilhabela receberá equipes da Marinha do Brasil e também um time do Catar, que tenta se adaptar ao novo barco. Esta será a primeira vez que uma equipe do oriente participa da Rolex Ilhabela Sailing Week.

Equilíbrio na Rolex Ilhabela Sailing Week - Após sete participações nenhum barco da classe levou o título do evento por mais de uma oportunidade. Esta situação criou uma disputa particular entre os barcos Bond Girl, Repeteco e Artemis, campeões em 2008, 2009 e 2010, respectivamente.

Barcos campeões pela classe HPE25 -
- 2010 : Artemis
- 2009 : Repeteco
- 2008 : Bond Girl
- 2007 : Frattina
- 2006 : Surfer Spirit
- 2005 : Pânico
- 2004 : Xereta