Brasileiros se destacam nas primeiras regatas do ‘simulado olímpico’ de vela

Equipe Brasileira de Vela tem Robert Scheidt e Bruno Prada / Foto: Fernando Soutello / AGIFLondres - A vela brasileira conta, por enquanto, com cinco equipes entre as top 10 do evento-teste para a Olimpíada de 2012, em Weymouth. A competição na raia dos Jogos de Londres reúne todas as classes do calendário olímpico.

Faltando menos de um ano para a competição, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada continua a dominar a classe Star. Os brasileiros venceram as duas regatas deste sábado (6) e lideram a classificação geral.

"É ótimo competir neste nível sem a pressão de ser uma Olimpíada. O evento-teste é uma grande oportunidade para testarmos o barco novo na raia, incluindo manobras e decisões táticas. O resultado aqui é importante, mas as conclusões e o aprendizado de Weymouth são fundamentais visando 2012", disse Robert Scheidt.

Bruno Prada ressaltou o dia perfeito com 100% de aproveitamento. "Hoje tivemos um dia incrível, que será difícil de repetir. Foram duas regatas de recuperação, montando a primeira boia das duas regatas atrás dos cinco primeiros.O barco tem demostrado ser muito rápido, especialmente no vento de popa".

Os velejadores correm neste domingo, dia 7 de Agosto, mais duas regatas, assim como Jorge Zarif, na classe Finn. O brasileiro fez sua estreia no evento e ocupa a 14ª colocação.

Ainda em segundo - Na cola das inglesas que correm em casa, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem em segundo lugar na classe 470. As brasileiras somam 21 pontos perdidos contra 12 da dupla Hannah Mills e Saskia Clark.

No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen, com 65 pontos perdidos, precisam de um desempenho melhor no domingo para ficarem mais próximos do grupo que vai para medal race na sexta-feira (11).

Bruno Fontes em terceiro - O velejador catarinense da classe Laser venceu uma regata neste sábado e soma 31 pontos perdidos. O desempenho colocou Bruno Fontes em terceiro lugar na classificação geral do evento-teste após quatro provas.
Já a paulista Adriana Kostiw tenta se recuperar na tabela. A velejadora da Laser Radial aparece em 30º com 124 pontos perdidos.

Brasileiros RS:X entre os 10 primeiros - Os dois representantes do País na classe ocupam posições privilegiadas no evento-teste. Ricardo Winicki, o Bimba, é o quinto e Patrícia Freitas está em oitavo. Até agora foram disputadas seis regatas e o descarte já está valendo.

O fato importante é que os dois são os melhores das Américas até o momento, o que pode ser considerado uma vantagem futura, já que os dois competem em outubro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.