Brasileiro de HPE é atração do Warm Up em Ilhabela

Largada da HPE / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela  - O Warm Up de 2011, no Yacht Club de Ilhabela, terá um destaque especial. O evento será palco do 5º Campeonato Brasileiro de HPE25 e reunirá mais de vinte embarcações. A competição ocorre de 23 a 25 deste mês no litoral norte paulista.

Além do HPE25, o Warm Up convidou outras classes como S40, ORC RGS, Delta 32 e Skipper 21. O evento conta também como a segunda etapa da Copa Suzuki Jimny.

"O evento tem o mais alto gabarito técnico, de nível internacional. Somamos esforços junto com o YCI. A escolha foi técnica e profissional. Tenho certeza de que o HPE vai engrandecer a competição. A classe só tem a crescer com o campeonato sendo realizado durante o Warm Up", comentou Felipe Whitaker, vice-presidente da classe.

Os velejadores tentarão tirar o título do Max (SP), campeão de 2010 em Angra dos Reis (RJ). O barco, de Anderson Biason, contou com o medalhista olímpico Bruno Prada. Candidatos não faltam, já que a classe é uma das mais ativas do País na vela oceânica.

"O futuro da vela são os monotipos. O esporte, quando é mais simples, é melhor compreendido pelas pessoas. Exemplo disso é o S40 e o HPE. É possível ver quem é o primeiro a chegar, sem aplicação de ratings. Isso atrai mais os jovens, pois a participação é justa. Todos estão igualdade de condição", disse Felipe Whitaker.

O campeonato em Ilhabela terá outra novidade. Os barcos já estão adequados às alterações na área vélica. Os representantes da categoria definiram, em outubro do ano passado, aumento superior a 40% na vela balão. A mudança tem o objetivo de garantir mais potência e velocidade às ermbarcações.

"Os barcos estão mais rápidos e ariscos. Por isso, a organização adotou, além de uma raia exclusiva, gates de entrada e saída para evitar colisões entre os veleiros", concluiu Felipe Whitaker.

Há uma mudança oficial também no peso dos barcos. Os quatro integrantes devem somar juntos até 360 quilos.

Sobre os barcos - O HPE25 foi desenvolvido no Brasil após uma ideia dos empresários e velejadores Felipe Furquim e Eduardo Souza Ramos. A decisão era criar um veleiro rápido e competitivo. Cada barco custa em média R$ 100 mil e é fabricado pela Zonda Boats. O País conta com 47 barcos e o objetivo é alcançar a casa dos 50 até o final do ano.

Classificação do Brasileiro de 2010 -
1- Max (Anderson Biason) - 13 pontos perdidos
2- Matchpoint/Azul (José Augusto Barcellos) - 24
3- Bibek (Erik Kunze) - 26
4- Iansã (Arthur Vasconcellos) - 27
5- Alhena (Martine Grael) - 31
6- Bond Girl (Carlos Wanderley) - 33
7- Vesper III (João Marcos de Almeida) - 35
8- Vuarnet/Cotia (Tomás Mangabeira) - 35
9- Repeteco II (Luiz Eduardo Vieira d'Almeida) - 45
10- Artemis (Jens Kroker) - 52

Inscrições - Os velejadores podem fazer inscrição na Copa Suzuki Jimny no YCI até a manhã do dia 23 de junho. As fichas de inscrição serão preenchidas no próprio clube até 11 horas. O valor será de R$ 80 por tripulante (exceto mirim).