Bimba comprova boa fase no evento-teste para olimpíada

Bimba ficou em terceiro nesta quinta / Foto: Fred Hoffmann / ZDLSão Paulo - O bicampeão Pan-Americano Ricardo Winicki, o Bimba, provou logo nas primeiras regatas do evento-teste da vela para olimpíada de 2012 que está no nível dos melhores do mundo.

Terceiro colocado na classificação geral da classe RS:X, depois de um terceiro e um sétimo lugares, o velejador soube usar o conhecimento da raia em Weymouth nas duas regatas desta quinta-feira, com ventos entre 8 e 18 nós.

O atleta está desde o início do mês passado na Inglaterra treinando para o ‘simulado’ olímpico. A estratégia inicial de Bimba deu certo e o brasileiro espera continuar nas primeiras posições.

"O importante é evitar erros nos primeiros dias de regata. A competição exige regularidade e, na RS:X, há 10 velejadores disputando as três medalhas em jogo", contou Ricardo Winicki.

No feminino, a brasileira Patrícia Freitas terminou o dia em décimo-segundo (fez 12º e 17º). A velejadora projeta ficar entre astop 10 para correr a medal race. "A raia de Weymouth é bastante complicada e os ventos, por enquanto, rondam muito. Apesar disso, a velejada fica divertida por oferecer novas dificuldades. O objetivo final é ficar entre as melhores do evento-teste", disse Patrícia Freitas.

Nesta sexta-feira, o cronograma prevê mais duas regatas na classe RS:X.

Mais brasileiros em Weymouth - As regatas das classes 470 e Laser começam a ser disputadas na Inglaterra. O desafio das quatro equipes é chegar à medal race.

A armada gaúcha de 470 é representada na prévia olímpica. A medalhista olímpica Fernanda Oliveira competirá ao lado de Ana Barbachan. No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen estão na equipe. As duplas treinam quase que diariamente juntas em Porto Alegre, no Clube dos Jangadeiros, sem distinção de gênero.

"Conseguir colocar dois barcos lado a lado é sempre muito importante para testes de velocidade e toque de barco. Temos a vantagem de ter uma tripulação feminina de alto nível treinando conosco no Clube dos Jangadeiros. Isso propicia boa evolução técnica para as duplas", revelou Fábio Pillar.

Na classe Laser, a paulista Adriana Kostiw e o catarinense Bruno Fonte correm em Weymouth com dois focos. O primeiro é ficar entre as melhores da classe no simulado. O segundo é ficar com ouro do Pan, em outubro.

A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco e da CPFL Energia.