Copa do Mundo servirá como teste para as seleções

Seleção de Conjunto / Foto: Ricardo Bufolin / CBG

São Paulo - De olho no Mundial de Sttutgart, na Alemanha, de 7 a 13 de setembro, as Seleções de Ginástica Rítmica estão entre as participantes da Copa do Mundo de Sófia, na Bulgária, a partir desta sexta-feira (14), às 6h (horário de Brasília). No sábado (15), com início às 4h, serão definidas as campeãs do individual geral e do conjunto geral. Já no domingo (16) serão as finais com as oito melhores em cada aparelho.

Neste momento, o objetivo principal é a preparação para o Mundial e as brasileiras querem aproveitar ao máximo essa competição de alto nível para fazer os ajustes finais nas séries. Entre os 19 participantes do conjunto, estão a Bulgária, atual campeã mundial, e a Rússia, atual campeã olímpica. A técnica do conjunto, Camila Ferezin, frisou a importância da etapa antes do evento na Alemanha, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 
 
"Essa Copa do Mundo será uma prévia do que encontraremos na Alemanha. Nós estamos trabalhando muito para chegarmos o mais próximo possível da perfeição, dentro das nossas possibilidades, e, assim, estarmos no auge da nossa performance no Pré-Olímpico. Portanto, agora temos que pensar apenas em corrigir as possíveis falhas", reforçou a treinadora, que desta vez permaneceu no Brasil com a filha bebê, de cinco meses. Márcia Aversani Lourenço está como técnica convidada. 
 
Atuais pentacampeãs Pan-Americanas e donas também de duas medalhas conquistadas nas finais por aparelhos, o conjunto chegou à Bulgária como o melhor das Américas. O ótimo desempenho no Pan de Toronto, no Canadá, realizado no mês passado, é um ‘peso’ positivo, mas é importante dar sempre um passo de cada vez, segundo Camila. 
 
"É um ‘peso’ que só acrescenta. Porém, temos sempre que manter os pés no chão, porque cada competição é diferente da outra. Agora, o nível é ainda maior e queremos melhorar nossa posição no ranking mundial", assegurou Camila, lembrando que o País é o 15° melhor do planeta. 
 
O conjunto brasileiro contará com Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Jéssica Maier e Morgana Gmach. Emanuelle Lima, que integrou a equipe no Pan, voltou do Canadá com uma fissura no pé e foi poupada. 
 
Já pelo individual, a representante brasileira será Natália Gáudio, que no Pan garantiu vaga em três finais. Assim como o conjunto, a lista de atletas do individual terá grandes nomes, como as russas Yana Kudryavtseva e Margarita Mamun e a ucraniana Ganna Rizatdinova, medalhistas de ouro, prata e bronze, respectivamente, no individual geral do último Mundial, na Turquia.


Veja Também: