Promessas de Ribeirão Preto vão ao Brasileiro de Judô

Jovens José Cleiton Alves e João Pedro Neri, de 12 e 13 anos, respectivamente, sobem ao tatame neste sábado (21) / Foto: Divulgação

Fortaleza - Jovens promessas da Corpore Sano/SMERP, José Cleiton Alves e João Pedro Neri, de 12 e 13 anos, respectivamente, vão representar Ribeirão Preto no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15 no próximo sábado (21), em Fortaleza-CE. “Crias” dos técnicos Cleber do Carmo e Sérgio Bin, treinadores da equipe do município, eles mostraram talento em inúmeras competições ao longo das últimas temporadas, conquistando a confiança do Sensei para ir ao Nordeste. 
 
Cleiton superou diversos obstáculos na vida e viaja contando com o apoio incondicional da mãe adotiva, Lucimara Nefer, e do próprio Cleber, que descobriu o jovem quando ele tinha apenas sete anos. O atleta já faturou os títulos Regional e Inter-Regional do Campeonato Paulista na categoria superligeiro e tem como objetivo alcançar o pódio. “A gente quer sempre subir no pódio, e, mesmo sendo um dos mais novos, minha expectativa é essa”, diz.
 
João Pedro também tem como objetivo a medalha, mesmo sendo um dos mais jovens da competição. O apoio dos pais, Jorge e Erica, principais incentivadores, aparece como fator fundamental para subir mais este degrau no judô, visto já ter pódios no Campeonato Interestadual, nos Jogos Escolares e do título Regional. Todos na categoria leve. 
 
"O que eu quero é fazer o meu melhor. Ainda estou ansioso por ser minha primeira viagem de avião (risos), mas vai dar tudo certo. É mais um passo que dou, desde que comecei na escolinha da Cava do Bosque aos sete anos, até entrar para a equipe principal quando fiz 11 anos. Espero seguir evoluindo e um dia realizar o sonho de competir nas Olimpíadas", almeja.
 
Cleber do Carmo relembra o início dos judocas e a evolução de ambos, ano após ano, competição após competição. Para ele, é motivo de orgulho ver até onde os pupilos chegaram. “Esses meninos começaram muito cedo comigo e com Sérgio Bin, e vê-los evoluindo como seres humanos e como atletas é uma satisfação enorme. São batalhadores e merecem estar aonde chegaram”, destaca.
 
Sobre o Brasileiro - Organizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria inédita com o Comitê Brasileiro de Clubes e o apoio da Federação Cearense de Judô, o Torneio Nacional deve reunir aproximadamente 200 atletas divididos em 16 categorias.
 
Ao todo, 56 clubes espalhados por 17 estados do país vão disputar as competições entre os dias 21 (sábado) e 22 (domingo). O sorteio das chaves será realizado na sexta-feira, 20. Os ribeirão-pretanos, que fazem parte do projeto "Rumo ao Pódio", vão subir no tatame no sábado.

Veja Também: