Judoca Ruan Isquierdo é prata no Aberto Europeu de Katowice

Peso-pesado foi derrotado na final pelo polonês Maciej Sarnacki / Foto: Divulgação/CBJ

Polônia - O peso-pesado Ruan Isquierdo garantiu a única medalha do Brasil no Aberto Europeu Masculino de Katowice, na Polônia. Na decisão, o atleta foi derrotado pelo polonês Maciej Sarnacki em um contragolpe depois de uma posição dividida.
 
Com a segunda colocação, Ruan soma 70 pontos para o ranking mundial. O próximo compromisso da seleção brasileira é o Grand Slam de Baku no próximo final de semana, dias 12 e 13 de março.
 
“Consegui usar bem a minha estratégia tanto na parte tática quanto na física. A semana de treinamento que tivemos depois do Grand Prix de Dusseldorf foi muito boa e acredito que foi um fator determinante para minha melhora de desempenho”, disse Ruan. “Claro que gostaria de ter conquistado o ouro, estou chateado porque vi que era possível, mas estou satisfeito com o resultado. Sei que tenho coisas para melhorar mas acho que já consegui evoluir de uma competição para outra”, completou. 
 
Ruan foi bem agressivo em todas as suas lutas. Na primeira, passou por Lazar Dakovic, de Montenegro, com um waza-ari e o ippon. Depois, Andrii Kolesnyk, da Ucrânia, por um waza-ari. Contra Adil Orazbayev não conseguiu a projeção, mas forçou três punições ao adversário, sendo a terceira no último segundo de luta por falso ataque. Na semifinal, conseguiu se impor ante o ucraniano Nodar Machutadze, projetando o adversário duas vezes por waza-ari. Na decisão, sofreu o ippon contra Sarnacki.
 
O Brasil contará com onze atletas no Grand Slam de Baku: Stefannie Arissa Koyama (48kg), Sarah Menezes (52kg), Gilmara Prudêncio (57kg), Samanta Soares (78kg), Melina Scárdua (78kg), Camila Yamakawa (+78kg), Eric Takabatake (60kg), Alex Pombo Silva (73kg), Eduardo Yudi Santos (81kg), Bruno Mendonça (90kg) e Rafael Silva (+78kg). A técnica Yuko Fujii e o fisioterapeuta Gabriel Bogalho acompanham a delegação.
 

Veja Também: