Judoca pernambucana vence algoz de 2016 e sobe no alto do pódio

Após ser derrotada pela capixaba Samanta Rodrigues em 2016, Ana Lívia Araújo conquista medalha de ouro / Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Curitiba - A última judoca de Pernambuco a disputar os Jogos Olímpicos foi Jemima Alves, em Barcelona 1992. Mas a jovem Ana Lívia Araújo promete mudar essa estatística. A atleta de 14 anos do Colégio Evolução, de Jaboatão dos Guararapes (PE), conquistou a medalha de ouro dos Jogos Escolares, na categoria meio pesado (até 64kg), nesta quarta-feira, dia 13, no ginásio do Colégio Medianeira, em Curitiba (PR).
 
Para conquistar o título, Ana Lívia teve que superar a sua algoz no ano passado, a capixaba Samanta Rodrigues. “Perdi para ela em 2016. Nesse ano nos enfrentamos novamente nas semifinais e dessa vez eu venci. Essa era a única medalha que me faltava. Foi a realização de um sonho. Treinei muito para estar aqui e deu tudo certo. Meu estado não tem muita tradição no judô e agora eu conquistei uma medalha de ouro para o judô pernambucano”, afirmou, emocionada, logo após receber a medalha dourada no pódio.
 
Ana Lívia havia vencido todos os combates por ippon, até encarar a jovem Amanda Pereira, de Rondônia. Em luta duríssima, decidida no golden score, Ana Lívia levou a melhor após a adversária sofrer uma punição.
 
“Foi sem dúvida a luta mais difícil, decidida nos detalhes”, disse Ana Lívia, que recebeu a medalha de ouro das mãos do Embaixador do judô, o medalhista olímpico Tiago Camilo. “Os Jogos Escolares são uma competição bem legal. Conheci várias pessoas, de vários estados e que praticam outros esportes. Estou amando”.

Veja Também: