Equipe jovem do judô fará avaliação de torneio aos atletas olímpicos

Layana Colman, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude / Foto: Breno Barros/ME

Rio de  Janeiro - Acostumados com os tatames durante as competições, os judocas da seleção principal do Brasil estarão, nesta semana, acompanhando tudo das arquibancadas. Durante o evento-teste da modalidade, nos dias 8 e 9, as estrelas em ação serão atletas da equipe jovem. Para o grupo, que inclui medalhistas em Mundiais de Base e em Jogos Olímpicos da Juventude, ficou a tarefa de enfrentar os adversários internacionais e repassar aos judocas olímpicos todas as impressões do Torneio Internacional na Arena Carioca 1.
 
"Isso vai ser imediato. Convocamos oito atletas para o evento-teste, dois por categoria de peso. Após o evento, eles irão para o treinamento de campo com a seleção principal e vão nos dar um feedback da participação deles, do que pode influenciar os atletas nas Olimpíadas", explica o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson. "Os atletas da equipe principal vão comparecer ao evento-teste para acompanhar", completa.
 
A troca de experiência, desta vez dos mais novos para os mais velhos, será realizada durante o treinamento de campo no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), entre os dias 10 e 17 de março, com a participação de 72 brasileiros (37 no masculino e 35 no feminino). Ali, todos os judocas da seleção principal e que brigam pela classificação olímpica retornarão aos tatames para um período de atividades com atletas de outros seis países: Grã-Bretanha, Japão, Bélgica, República Tcheca, Canadá e Líbano. Ao todo, são esperadas mais de 170 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas, em um dojô de 741m².
 
Já no evento-teste, competirão 122 atletas, de sete países: Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Japão e Líbano. Entre os destaques estão o britânico Ashley Mckenzie, prata no Grand Slam de Tyumen no ano passado, e o alemão Dominic Ressel, bronze no Grand Prix de Dusseldorf neste ano e no Grand Slam de Baku, em 2015. Já o Japão e a França, assim como os anfitriões, inscreveram representantes da classe júnior.
 
Segundo Ney Wilson, o objetivo de usar a equipe mais nova no evento-teste é duplo. "São atletas que já fazem parte do nosso projeto para Tóquio-2020. Eles vão conhecer o ambiente olímpico, respirar o clima das Olimpíadas em uma arena dos Jogos. Como a briga pelo ranking e pela pontuação é prioritária neste momento e o evento não é de ranqueamento, optamos por levar os mais jovens, para que eles também se motivem para 2020", explica o dirigente.
 
O evento-teste contará com disputas das categorias meio-leve (52kg no feminino e 66kg no masculino) e meio-médio (63kg entre as mulheres e 81kg entre os homens). Foram convocados: Gabriel Pinheiro (66kg), 21 anos, campeão pan-americano Sub-21 em Buenos Aires 2014; Daniel Cargnin (66kg), 18 anos, bronze no Mundial Sub-21 em Abu Dhabi 2015; Jéssica Pereira (52kg), 21 anos, prata no Mundial Sub-21 em Ljubljana 2013; Layana Colman (52kg), 19 anos, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim 2014 e bronze no Mundial Sub-18 em Miami 2013; Jéssica Santos (63kg), 22 anos, campeã pan-americana Sub-21 em Buenos Aires 2014; Aléxia Castilhos (63kg), 21 anos, campeã do Circuito Pan-Americano Sub-21 em Porto Rico e na República Dominicana; Eduardo Yudi Santos (81kg), 21 anos, vice-campeão pan-americano Sub-21 em Buenos Aires 2014 e campeão brasileiro sênior Maceió 2015; e Rafael Macedo (81kg), ouro no Mundial Sub-21 em Fort Lauderdale 2014.
 
O torneio ainda contará com a participação de outros 88 atletas brasileiros que, apesar de não terem sido convocados pela confederação, se inscreveram para as vagas restantes nas chaves da competição. São 32 na categoria -66kg, 28 na -81kg, 13 na -52kg e 15 na -63kg
 
Avaliações - Mesmo sem valer pontos no ranking mundial, a expectativa é que as disputas na Arena Carioca 1 sejam de alto nível técnico. "Teremos as principais equipes do mundo, como Japão, Alemanha, França e Hungria, talvez não com os principais atletas, mas participando do evento. Isso permite que a comissão técnica do Brasil e também as estrangeiras montem estratégias no espaço olímpico e façam planos de ação para os Jogos", aponta Ney Wilson.
 
"É um evento muito importante. Será um grande laboratório para entendermos como funcionarão os Jogos. Durante os dois dias, estarão reproduzindo rigorosamente o que vai ocorrer nos Jogos. Para a gente é muito bom para ver como facilitar a atuação de cada área, para melhorar a performance do atleta, como na análise de desempenho, com câmeras posicionadas e transmissão de dados para área de aquecimento. É hora de testar a tecnologia e as condições para o bom desempenho dos atletas", acrescenta.
 
A CBJ contará com 23 membros da comissão técnica no evento-teste, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, atuando como observadores e participando das ações nas diferentes áreas. "Todos irão produzir um relatório detalhado que nos permita colocar em ação algumas das sugestões e ideias a partir de cada área dos profissionais. Isso, com certeza, é um dado que vai ser relevante para o planejamento adequado para os dias de competição", acredita o gestor.
 
Já o Comitê Organizador Rio 2016 usará o torneio para testar a área de competição e os voluntários específicos do judô (46 dos 84 que serão convocados para os Jogos Olímpicos), além das áreas médica e de resultados. Na terça-feira (8), entram em ação as categorias -52kg feminino e -66kg masculino. Já na quarta (9), será a vez do -63kg feminino e do -81kg masculino. As eliminatórias começam sempre às 10h da manhã e as finais, às 15h30.
 
Programação
 
Dia 8
10h – 13h: Eliminatórias/quartas de final (-52kg e -66kg)
15h30 – 18h10: Finais de repescagem/semifinais/disputas de bronze e ouro
 
Dia 9
10h – 13h: Eliminatórias/quartas de final (-63kg e -81kg)
15h: Apresentação de judô paralímpico
15h30 – 18h10: Finais de repescagem/semifinais/disputas de bronze e ouro
 
Seleção Brasileira convocada:
 
Dia 8
Gabriel Pinheiro (66kg/Cia do Judô/FPJU/PE)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ/RS)
Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação/FJERJ/RJ)
Layana Colman (52kg/Judô Clube Rocha/FJMS/MS)
 
Dia 9
Jéssica Santos (63kg/ Pinheiros/FPJudo/SP)
Aléxia Castilhos (63kg/ Sogipa/FGJ/RS)
Eduardo Yudi Santos (81kg/Pinheiros/FPJudo/SP)
Rafael Macedo (81kg/Sogipa/FGJ/RS)
 
Veja Também: