Skandia Sail for Gold chega à reta final com brasileiros entre os primeiros

Patrícia Freitas/ Foto: Francisco Lino / ZDL

São Paulo - A Equipe Brasileira de Vela acumula bons resultados no Skandia Sail for Gold, disputado na raia olímpica de Weymouth, na Inglaterra. A competição entra na reta final após seis regatas disputadas e um descarte. Em duas classes, Star e RS:X feminino, os atletas nacionais brigam pelas primeiras colocações.

Nas demais, dependendo dos resultados das próximas provas, há grande chance dos velejadores do País disputarem a medal race, que será no sábado (9).

As regatas desta quarta-feira (6) foram disputadas com ventos variando de 18 nós de média e temperatura na casa dos 10 graus. Com média de campeões, Robert Scheidt e Bruno Prada se mantiveram em segundo lugar com 15 pontos perdidos, um a menos do que os donos da casa e atuais campeões olímpicos, Iain Percy e Andrew Simpson, que cravaram um primeiro e um segundo lugares nas duas provas do dia.

"O campeonato está muito duro e as regatas continuam equilibradas. O objetivo é seguir nossa estratégia mais conservadora até as próximas duas regatas", diz Robert Scheidt. O parceiro Bruno Prada projeta mais um dia de ventos fortes e regatas decididas no final nesta quinta-feira (7). "Ainda tem quatro regatas pela frente e, nas próximas provas, o vento deve atingir 25 nós, considerado forte. O importante é acertar o barco para as condições apresentadas. O resultado neste evento não é tão importante".

O campeonato de Star está equilibrado em Weymouth. Além dos brasileiros e ingleses, rivais desde os Jogos de Pequim/2008, os irlandeses Peter O'Leary/David Burrows e os canandenses Richard Clarke/Tyler Bjorn seguem com chance de medalha. Bruno Prada relata que os velejadores passam em média oito horas nas águas frias de Weymouth. "São dias muito frios, com ventos e longas jornadas dentro da água, o que torna bem cansativo. A sensação velejando é a mesma que estar dentro de uma geladeira".

Na RS:X, os brasileiros Patrícia Freitas e Ricardo ‘Bimba’ Winicki conseguiram bons resultados nas regatas desta quarta-feira e seguem entre os primeiros colocados. Com um 12º e um 11º, a atleta ocupa a sexta colocação na classificação geral. Patrícia está apenas 10 pontos atrás da israelense Lee Korzits, em terceiro no geral. A liderança é da polonesa Zofia Noceti.

No masculino, Bimba se recuperou de um início irregular e já está em 11º lugar, fazendo um 10º e um 7º lugares nas provas do dia. Com a entrada do descarte, o velejador tirou um 33º obtido na segunda regata e avançou na tabela. A liderança é do francês Julien Bontemps.

Na 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem próximas da medal race após ganhar sete posições na tabela. Em 11º, as brasileiras conseguiram um 12º e um 4º lugares.

Na Laser Radial, Adriana Kostiw, que corre na flotilha azul, ocupa a 33ª colocação geral. Com a entrada do descarte, a brasileira eliminou um 23º lugar obtido nesta quarta-feira. Quem está em primeiro após seis regatas é a belga Evi Acker. Na Laser Standart, Bruno Fontes se recuperou do dia irregular da véspera e conseguiu um quarto e um quinto lugares na flotilha azul, o que o deixou em 23º na tabela. Nessas classes, as regatas são dividias em dois grupos por causa do número de inscritos.

Na Finn, o paulista Jorge Zarif se afastou medal race com regatas irregulares. O atleta mais jovem da delegação (20 anos) está em 19º, mas chegou a terminar duas provas em nono, entre os melhores do mundo. O inglês Giles Scott é o líder seguido, pelo compatriota Bem Ainslie. A competição segue até o próximo dia 9, quando ocorre a medal race. Até lá, a previsão é que todas as classes disputem mais quatro regatas.

A vela nas Olimpíadas - Como é comum nas Olimpíadas, a competição de vela não será na cidade-sede dos Jogos de Londres. As regatas estão marcadas para a cidade de Weymouth, na costa sul da Inglaterra. O local é a sede da Academia Nacional de Vela, o principal centro da modalidade no País.

A disputa começa no dia 29 de julho e termina apenas no dia 11 de agosto, com a final do Match Race feminino. As medal races para as demais classes serão realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook