Scheidt disputa Paulista de Laser, visando o Brasileiro da classe em janeiro de 2013

Em ritmo de preparação para o Brasileiro, em 2013 / Foto: Fabio Taccola/CICO

São Paulo - Prestes a encerrar o ano como melhor velejador brasileiro, em eleição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Robert Scheidt já planeja os próximos passos na classe Laser, em 2013. O velejador, de volta ao Brasil no início do mês, disputou neste fim de semana (8 e 9) a primeira etapa do Campeonato Paulista de Laser, no Yacht Club de Santo Amaro, na represa de Guarapiranga. A competição serviu como preparação para o Brasileiro da classe, que será realizado em Porto Alegre entre 19 e 29 de janeiro.
 
"Procurei me manter treinando, mas de forma moderada, na Itália, porque foi um ano muito intenso, com Olimpíada. Agora, no Brasil, vou começar a intensificar os treinos, para a temporada de 2013. Disputar o Paulista é importante para pegar ritmo de competição e chegar bem no Campeonato Brasileiro, em janeiro", explicou o velejador.
 
Scheidt foi o primeiro em quatro das seis regatas disputadas neste fim de semana e assumiu a liderança com 6 pontos perdidos, mostrando que já está bem adaptado ao barco da Laser. O campeonato apresentou um grande equilíbrio em sua primeira fase, contando com a participação de 43 velejadores.
 
"Tive uma disputa boa com o Marco Gallo (com quem competiu no Italiano de Classes Olímpicas, em setembro), que veio treinar em São Paulo. No sábado, venci as duas primeiras regatas e acabei sendo desclassificado na terceira, porque larguei escapado. Mas foi bom, porque tanto no sábado como no domingo pude velejar nas três situações possíveis, com vento forte, médio e fraco", apontou.
 
O velejador não vai disputar a etapa final do Campeonato Paulista, no próximo fim de semana (15 e 16). Cumprindo compromissos com o Banco do Brasil, um de seus patrocinadores, Scheidt segue para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira e permanece na capital carioca até dia 19. No dia 18, ainda participará da cerimônia de premiação do COB aos melhores atletas do ano, no Theatro Municipal, com Bruno Prada, também eleito na categoria Vela.
 
O prêmio de melhor brasileiro na vela foi concedido a Scheidt e Prada após a conquista do bronze nos Jogos de Londres/2012, na Star, que encerrou um ciclo marcado ainda pela conquista do inédito tricampeonato mundial da classe - além deles, só uma dupla, os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode, ganhou, velejando junta, três títulos mundiais (1952, 1953 e 1956). 
 
Com a exclusão da Star dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Scheidt retornou à antiga classe, a Laser, onde soma três medalhas olímpicas, dez campeonatos mundiais, três pan-americanos e mais de 140 títulos. Em setembro, conquistou ainda o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, disputado em setembro. Bruno Prada, por seu lado, está se dedicando à classe Finn. 
 
Resultados após 6 regatas e um descarte
 
1- Robert Scheidt - 6 pontos perdidos 
2- João A. Hackerott - 14 pp 
3- Lander Balcaen - 19 pp 
4 - Tom Ramshaw - 20 pp 
5 - Felipe Echenique - 33 pp 
11 - Marco Gallo - 53 pp
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook