Dia de decisão na Copa dos Estreantes de Optimist

João Victor (3355, à esq.) é o líder  / Foto: Sidney Bloch/ZDL

São Paulo - A Copa de Estreantes de Optimist abre em grande estilo o Campeonato Brasileiro da categoria, no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA). Mais de 50 crianças e adolescentes de até 15 anos têm uma chance de ouro para ganhar experiência na modalidade. A competição teve até o momento cinco regatas disputadas, mesmo com o tempo instável na capital paulista. Todas as atenções do pequenos atletas e pais estão voltadas para a decisão, que será nesta quarta-feira (16), com mais três regatas. 
 
O destaque até o momento é João Victor Barini Ramos (RJ), do Clube Charitas, de Niterói (RJ), com apenas 14 pontos perdidos. O garoto tem vantagem de nove pontos para Antonio Marcelino Godinho (SP) e Daniela Luz (RJ). Os irmãos baianos Arthur Gusmão de Almeida (BA) e Gabriel Gusmão de Almeida (BA) aparecem logo atrás com 29 e 33 pontos perdidos, respectivamente. Os estados com maior representação do torneio são justamente aqueles que estão liderando, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Destaque também para a participação feminina representando mais de 20% da flotilha. 
 
"Esse evento é para dar oportunidade aos atletas que estão começando e precisam de uma adaptação para disputar campeonatos de alto nível. Faz parte do processo de evolução técnica e tática dos pequenos. Dependendo da participação na Copa de Estreantes, alguns podem até voltar a competir no Brasileiro com os mais experientes", revelou Pedro Paulo Petersen, presidente nacional da classe Optimist. 
 
O Brasileiro de Optimist de 2013 começa a ser disputado na sexta-feira (18) e seguirá até o dia 25. Até o momento estão inscritos 130 velejadores de todo o Brasil. O campeonato também serve de eliminatória para o Sul-Americano da categoria, na Semana Santa, no final de março, em Porto Alegre. Os melhores defenderão o Brasil no evento continental. 
 
"No Brasil, seguramente, a Optimist é a maior classe em número de competidores. O nível consequentemente é alto, ajudando a garotada nas outras categorias no futuro. O mais interessante é que os que saem da Optimist por causa da idade continuam colaborando, principalmente como treinadores", disse Pedro Paulo Petersen. "A participação em massa das crianças no evento mostra que a classe é consistente no Brasil. De Fortaleza a Porto Alegre, além de Brasília e a Minas pelo centro, as flotilhas geralmente são grandes". 
 
O Brasileiro de 2014 deverá ser no Nordeste. Bahia e Pernambuco podem ser o destino em janeiro do próximo ano. Além do Campeonato, os representantes da Optimist no País se reúnem nesta semana no Yacht Club de Santo Amaro na assembleia que define os rumos da classe.
 
A 41a. edição do Brasileiro de Optimist tem patrocínio do Sistema ANGLO de Ensino - Abril Educação e tem tudo para ser o melhor da história no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), clube responsável pela realização do evento, que tem a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Vela e Motor e apoio da Federação Paulista de Vela. 
 
Mais de mil pessoas estarão envolvidas durante as duas semanas de atividades. A competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e chegará à sua 41ª edição. O YCSA oferecerá uma experiência diferenciada para os competidores de todo País, por meio de atividades em terra, facilidades, prêmios e um convívio com os velejadores.
 
A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo/benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. O veleiro suporta até 60 quilos.
 
Confira o Resultado da Copa de Estreantes após cinco regatas:
 
1º - João Victor Barini Ramos (RJ) - 14 pontos perdidos (4+1+5+2+2)
2º - Antonio Marcelino Godinho (SP) - 25 pp (6+3+1+12+3)
3º - Daniela Luz (RJ) - 25 pp (3+6+4+8+4)
4º - Arthur Gusmão de Almeida (BA) - 29 pp (8+9+8+3+1) 
5º - Gabriel Gusmão de Almeida (BA) - 33 pp (12+2+10+1+8)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook