Samir vai tentar a travessia do Canal da Mancha

Samir Barel, triatleta do Brasil / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Com novos patrocínios, o nadador campineiro Samir Barel (Banco Safra/ Astra/ Aquasphere) segue com o seu projeto de disputar as maiores e mais duras maratonas aquáticas do Mundo. O grande objetivo, sem dúvida, é a famosa travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e França, em 2015.

“Quero mostrar que mesmo sendo trabalhador, pai ou mãe de família, tendo compromissos diários, todos têm capacidade de cumprir qualquer meta na vida. Basta ter um objetivo, disciplina e, principalmente, uma organização diária para encaixar todos os afazeres e responsabilidades cotidianas”, anuncia o nadador de 30 anos, desde os quatro no esporte e que iniciou nas maratonas aquáticas em 2008.
 
Para começar a trajetória, ele, que treina vários triatletas, encara as duas maiores travessias oficiais do Mundo, ambas na Argentina, num espaço de uma semana. Já no próximo domingo (2), ele disputa a travessia Santa Fé-Coronda, na Argentina, valendo como a abertura do Grand Prix – FINA de Maratonas Aquáticas – Copa do Mundo de Longa Distância (acima de 15 km).
 
Logo depois, no dia 9, volta a nadar na mais longa prova oficial da modalidade no Mundo, a emblemática 20ª Maratona Hernandarias-Paraná, com nada menos que 88 km de percurso ininterrupto. Em 2013, ele terminou como top 10 em sua estreia na disputa.
 
Ainda este ano, enfrentará outros importantes desafios como a Volta à Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos (45 km), duas provas no Canadá, de 32 e 34 km, os 33 km na Macedônia, 15 km no México e encerrando a temporada, os 36 km Capri-Napoli, na Itália, prova com mais dificuldades de correnteza e a mais charmosa do Circuito. “Todas servem de preparação para o Canal da Mancha em 2015”, avisa Samir, que também nadará os campeonatos brasileiros de 5 e 10 km e o Mundial Master (3 km), no Canadá.
 
Para ele, a parceria com o Banco Safra, Astra e Aquasphere, bem como a Novac Sports, que viabilizou as participações nas provas em 2013 e agora atua como gestor de sua carreira, garantem um novo e grande impulso. “Eles acreditaram e apoiaram esse sonho, que venho regando há mais de 20 anos”, comemorou o nadador beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, em projeto realizado pela Novac Sports.
 
“Isto me dá mais segurança e mais vontade, pois mostra que há pessoas que valorizam e enxergam que não é apenas uma realização pessoal, mas um incentivo à prática esportiva, saúde e importância do crescimento da modalidade no país, que mesmo sendo nova, já possui os melhores nadadores do Mundo, como Poliana Okimoto, Alan do Carmo e Samuel de Bona”, destacou.
 
Samir destaca que o grande foco é chegar em plenas condições de vencer o desafio do Canal da Mancha. “Quero estar 100% preparado, pois tenho consciência das dificuldades que vão muito além do frio. As correntezas, ventos e ondas são obstáculos, que deixam o atleta irritado, caso não esteja pronto para isso”, comenta o nadador, que divide os seus treinos com o trabalho como professor de natação em Campinas, na Elo Academia, orientando nadadores e triatletas, entre eles Juraci Moreira, que já representou o Brasil em três olimpíadas e é o atual hexacampeão brasileiro de triathlon.
 
No ano passado, numa ação promovida pela Novac Sports, Samir Barel garantiu importantes resultados em travessias de ponta no cenário mundial. Começou em fevereiro, com a Maratona Hernandarias-Paraná, completando os 88 km na décima posição entre os homens, em 10 horas, 11 minutos e 39 segundos. Apenas 31 minutos e 57 segundos, após o primeiro colocado, o argentino Luciano Sales Rubio (9h39min42s).
 
Em junho, garantiu o vice-campeonato na tradicional Travessia de Key West, na Flórida/Estados Unidos, completando os 20 quilômetros de percurso (diâmetro da principal ilha) em 3 horas e 53 minutos, apenas dois minutos do vencedor.
 
No mês seguinte, completou a 59ª Travessia do Lago St. Jean, no Canadá, prova oficial da FINA (Federação Internacional de Natação), válida pela Copa do Mundo de Longa Distância. Foram 32 km ininterruptos, em água gelada, em 7 horas, 35 minutos e 51 segundos de braçadas, o 12º lugar entre os homens. “Foi a prova mais dura que já fiz”, lembra.
 
Vale destacar que Samir é treinado por Igor de Souza, responsável técnico de maratona aquática da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e um especialista no assunto, sendo recordista brasileiro do Canal da Mancha (ida e volta) e com seu nome no Hall da Fama dos melhores nadadores do Mundo na modalidade. “Se uma pessoa já fez, tenho certeza de que sou capaz também, dentro de minha segurança e capacidade”, completa.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook