Juraci Moreira volta às origens e compete Domingo no Paraná

Juraci Moreira voltará às origens, competindo num short triathlon no Paraná / Foto: Divulgação

Curitiba - Depois da conquista do inédito hexacampeonato brasileiro na categoria elite, o triatleta Juraci Moreira voltará às origens, competindo num short triathlon no Paraná. No domingo, dia 5 de Maio, ele será uma das atrações da segunda etapa do Sprint Triathlon, em Guaratuba, no litoral paranaense. O evento terá 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, metade das distâncias olímpicas, que Jura disputa sempre.
 
O competidor, que completou 34 anos nesta quinta-feira, iniciou a modalidade em Curitiba e hoje mora em Campinas, no interior paulista. Em 15 anos na categoria elite, Jura se tornou um dos principais nomes da história da modalidade no País. Esteve em três olimpíadas: Sydney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008 (sendo o melhor latino americano), foi bronze no Pan Rio 2007 e garantiu várias vitórias no exterior, como a Mombasa ITU Triathlon African Cup, no Quênia, em 2010. “Este ano voltei a ser federado pelo Paraná e vou competir domingo para prestigiar a prova e também homenagear o Sr. Adir, que tem 81 anos e é uma figura importante do esporte paranaense e uma pessoa que gosto muito”, afirmou o triatleta, referindo-se a outra atração no evento, Adir Buschmann, ícone do esporte no Estado e que já participou de muitas provas de Ironman, duas delas no Havaí.
 
Jogos Olímpicos – De volta às disputas oficiais, Juraci (Novac Sports/ Banco Safra/ Asics) tem como foco a vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A “corrida olímpica” terá início no meio do próximo ano. Até lá, o objetivo é marcar pontos no ranking mundial, para poder largar nas etapas da Copa do Mundo em 2014. “Estou bem, recuperado e ganhando ritmo para chegar nas disputas num ótimo nível. Por isso, estou optando por correr provas no Brasil nesta temporada”, comenta. 
 
Em maio de 2012, Juraci Moreira decidiu se afastar das competições oficiais, uma “parada estratégica” para curar as lesões crônicas que atrapalhavam o seu desempenho. Nesse período, além da recuperação, reformulou toda a sua metodologia de treinamentos e preparação, contando agora com uma equipe multidisciplinar, com técnicos especializados em cada modalidade e outros profissionais envolvidos. “Tenho técnicos especialistas em cada modalidade, além de um coordenador, fisiologista, nutricionista, trabalho psicológico, tudo para que eu esteja realmente preparado para este novo desafio”, conta o triatleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte e também sargento do Exército.  
 
O retorno foi no início de abril, com um ótimo segundo lugar (chegou a liderar) no João Pessoa ITU Premium Panamerican Cup, na capital paraibana. Na sequência, em Brasília, faturou o sexto título nacional na elite (o primeiro foi conquistado em 1998, aos 18 anos). “Estou bem motivado e sei que ainda tenho muito a oferecer no triathlon”, completa Juraci Moreira.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook