Inglês confirma favoritismo na China e é campeão Mundial de Triathlon 2011

O inglês Alistair Brownlee confirmou o seu favoritismo, venceu a Grande Final em Pequim e conquistou o Campeonato Mundial de Triathlon de 2011/ Foto: Divulgação ITUChina - O inglês Alistair Brownlee confirmou o seu favoritismo, venceu a Grande Final em Pequim e conquistou o Campeonato Mundial de Triathlon de 2011. Alistair fez uma prova irrepreensível e liderou de ponta a ponta cruzando a linha de chegada com 1.48:07, seguido do suíço Sven Riederer com 1.48:14 e seu irmão Jonatahan com 1.48:17. O brasileiro Fábio Carvalho foi o 55º colocado.

A prova foi disputada debaixo de uma leve chuva o que acabou deixando a etapa de ciclismo extremamente perigosa resultando em algumas quedas. Atletas como Jan Frodeno, Jarrod Shoemaker, logo de início ficaram de fora da prova. Um grande grupo, como já é normal nas WCS, se formou durante o ciclismo com cerca de 40 atletas, logo atrás, cerca de 45 segundos um outro grupo, liderados por Cris McCormack, “Macca”, com cerca de dez atletas.

Este quadro se manteve até o final desta etapa e na corrida, os irmãos ingleses imprimiram um ritmo muito forte, tanto que os quatro primeiros colocados correram abaixo dos 30 minutos. Na terceira volta, de um total de quatro, Alistair abriu vantagem e correu para vencer com uma vantagem de cerca de sete segundos.

Mas o Brasil não voltou da China de mãos abanando. Na disputa do Campeonato Mundial de Sprint Triathlon, age group, os brasileiros foram bem e garantiram quatro medalhas. Uma delas muito especial. A de ouro de Dawn Werneck na categoria 65 a 69. Dawn, que registrou 1.42:09, foi uma das grandes incentivadoras nos primeiros anos do triathlon no Brasil, ao lado do seu marido, o jornalista José Inácio Werneck, que também competiu, mas não concluiu a prova.
 
Os dois moram há décadas nos Estados Unidos. Outro ouro muito comemorado foi conquistado pelo talentoso Rafael Farnezi que se impôs na duríssima 25 a 29 com o tempo 1.06:36 e conquistou para o Brasil o lugar mais alto do pódio. Nesta mesma categoria Alexandre Tanenaka obteve o ótimo quarto lugar.

A equipe nacional ganhou também medalha de prata com André Lemmi, com 1.06:20, na concorrida categoria 20 a 24 anos, e bronze com Italo Rizzo, com 1.08:03, na também difícil categoria 30 a 34 anos. Também foram top 10; Virgínia Vasconcelos, quarta colocada na 35 a 39 anos. E Rômulo Santos, nono na categoria 20 a 24 anos.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook