Henrique de Oliveira e Beatriz Nerez vencem de novo no Troféu Brasil

Bia sai na frente na natação / Foto: João Pires/Jump

Santos - Henrique de Oliveira e Beatriz Nerez venceram, na manhã deste domingo (27), a quinta etapa do 23º Troféu Brasil de Triathlon, que teve largada e chegada no bairro Aparecida, em Santos. 
 
O brasiliense, que venceu sua quarta prova na temporada - terceira consecutiva - completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida aos 1h46min52seg, quase três minutos a frente do segundo colocado, o goiano Santiago Ascenço (1h49min49seg). O santista Fábio Carvalho foi o terceiro colocado, com o tempo de 1h50min19seg. 
 
Já entre as meninas, a santista Bia finalizou a prova aos 2h02min29seg, seguida pela companheira da equipe do EC Pinheiros, Flávia Fernandes, que fez o circuito em 2h06min06seg, e a também santista Carolina Furriela, que conquistou o terceiro lugar com a marca de 2h06min57seg. Apesar de não ter completado a primeira etapa, o resultado deste domingo garantiu à Bia a liderança da competição, com 572 pontos, fruto . "É a primeira vez que uma santista lidera a competição e tem reais chances de levar o campeonato", destacou Núbio de Almeida, diretor da prova.
 
Depois de uma semana inteira chuvas e temperaturas amenas, Santos amanheceu com um clima carrancudo, que subitamente mudou para melhor, com sol intenso e calor de 34ºC, bem no momento da largada dos atletas de elite. E permaneceu assim em todo o período de prova. Isso prejudicou a estratégia de alguns participantes, como a octacampeã Carla Moreno, que passou mal e teve de desistir da prova logo após o início da etapa de ciclismo. Para Henrique, não foi diferente, que revelou ter forçado o ritmo em todo trajeto e teve que se superar o tempo inteiro. 
 
"Como em Brasília o clima é mais seco, não estou acostumado com situações como essa, com calor forte e alta umidade. Fiquei preocupado com o sol intenso na etapa do ciclismo, pensei que ia passar mal. Só no final da corrida, quando o sol deu uma amenizada, é que me senti aliviado e dei um gás maior", contou o campeão, que tem como inspiração o também brasiliense Alexandre Manzan, campeão do torneio em 1994. "Quero fazer como ele, colocar Brasília em destaque novamente no Troféu Brasil", declarou.
 
Feminino
 
Embalada pela vitória na etapa passada, a santista Bia Neres correu com "a concentração a mil", como ela mesma compara. "Venho de uma bateria de provas seguidas e muitas viagens. Tirei esta semana para descansar e não treinei. Não tive um desempenho bom na natação (foi a terceira a sair da água), mas encaixei no ciclismo e corri solto". No caso dela, o sol foi um aliado. "Adoro calor e o Sol é sempre bem-vindo", confessou.
 
Embora Henrique e Bia liderem o ranking do 23º Troféu Brasil de Triathlon, nada está decidido. A próxima e última etapa da competição, que acontece em 8 de dezembro, tem peso dobrado nos pontos. "Tudo pode acontecer", avisou Núbio de Almeida.
 
Resultados da quinta etapa:
 
Elite Masculino
1) Henrique de Oliveira, 1h46min52seg
2) Santiago Ascenço, 1h49min49seg
3) Fábio Carvalho, 1h50min19seg
4) Fkávio Queiroga, 1h51min55seg
5) Frederico Monteiro, 1h52min36seg
 
Elite Feminino
1) Beatriz Neres, 2h02min29seg
2) Flávia Fernandes, 2h06min06seg
3) Carolina Furriela, 2h06min57seg
4) Vanessa Gianini, 2h09min59seg
5) Fernanda Garcia, 2h13min28seg
 
Classificação após cinco etapas:
 
Elite Masculino
1) Henrique Siqueira de Oliveira 719,5 pts
2) Santiago Ascenço, 690 pts
3)Antonio Manssur Filho, 565 pts
4) Jose Augusto de Azevedo Antunes Filho, 469 pts
5) Anderson Ferreira, 425,5 pts
 
Elite Feminino
1) Beatriz Neres, 572 pts
2) Flavia Fernandes, 533,5 pts
3) Carla Moreno, 511 pts
4) Fernanda Garcia, 483 pts
5) Ariane Monticeli, 436 pts

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook