Fábio Carvalho e Lucas Helal disputam Mundial em Pequim

Fábio Carvalho, de 32 anos, passou por treinamento junto com a seleção brasileira na cidade portuguesa de Rio Maior / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Os atletas Fábio Carvalho e Lucas Helal competem neste domingo, dia 11 de Setembro, no Campeonato Mundial de Triathlon, em Pequim, na China. A prova terá distância olímpica, com 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Fábio disputa a categoria de elite, em busca de pontos no ranking olímpico, e Lucas a categoria 20-24 anos. 

Fábio Carvalho, de 32 anos, passou por treinamento junto com a seleção brasileira na cidade portuguesa de Rio Maior. “Acredito estar muito bem preparado. Tenho a expectativa de fazer uma boa prova e de estar junto ao grupo da frente para disputar posições na fase final da corrida, e assim brigar por um top 20”, disse. O triatleta, que atualmente ocupa a 94ª posição no ranking mundial, participará dessa prova pela primeira vez na categoria de elite.

Seu próximo desafio será a etapa do Circuito Mundial em Yokohama, no Japão, no dia 19 de setembro. Em seguida, deve participar de um treinamento em altitude com os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara neste ano. Fábio é o reserva da equipe brasileira no Pan. Ainda disputará três Copas do Mundo, nos meses de outubro e novembro, no México, na Colômbia e na Nova Zelândia. “Vou correr essas provas para terminar o ano perto dos 50 primeiros do ranking”, destacou. Os principais títulos conquistados por ele em 2011 foram o 1º lugar no Mundialito de Fast Triathlon, no Guarujá (SP); a 3ª colocação no Campeonato Sul-Americano, em Salinas, no Equador; além da medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano, em Cartagena, na Colômbia; e no Pan-Americano de Sprint, em Vila Velha (ES).

Para Lucas Helal, de 22 anos, esta será a principal prova do ano. Ele começou a se preparar para o Mundial há dois meses, com alterações nos treinos de natação e corrida e intensificação nos de ciclismo. “Esta prova representa um marco na minha carreira. Estou muito confiante, pois treinei realmente duro nestas oito semanas. Nunca estive tão equilibrado nas três modalidades como agora. A minha expectativa é tentar aplicar na prova exatamente o que fiz nos treinos. Quero nadar e correr muito bem, e terminar sabendo que dei o meu melhor. O resultado virá em função disso”, disse Lucas.

O triatleta, que pratica a modalidade há pouco mais de três anos, é o quinto colocado geral no Ranking Catarinense de Triathlon e também no Ranking Catarinense de Duathlon, já finalizado. Neste ano, seus resultados mais importantes foram o 5º lugar na categoria de elite no Campeonato Gaúcho de Duathlon Terrestre; a 5ª posição na elite na etapa Pedra Branca do Campeonato Catarinense de Duathlon; o título de campeão na categoria 20-24 anos e a 6ª colocação geral no GPI Winter, realizado em Balneário Camboriú; o ouro na categoria 20-24 anos e a 7ª posição geral no Campeonato Catarinense de Longa Distância; o 1º lugar na categoria 20-24 anos e o 7º geral no Campeonato Catarinense de Triathlon, nas etapas de Navegantes e Garopaba; além do vice-campeonato na categoria 20-24 anos no Meio Ironman de Caiobá.           

Os atletas são apoiados pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Eles integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 100 atletas que representam Santa Catarina.

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook