Bruno Matheus: 2013 o ano da aprendizagem

Depois de um ano de muitas viagens, competições e resultados nem sempre esperados, o triatleta Bruno Matheus faz uma retrospectiva de 2013 / Foto: Jorge Cammarata

Santos - Depois de um ano de muitas viagens, competições e resultados nem sempre esperados, o triatleta Bruno Matheus faz uma retrospectiva de 2013 e classifica como o ano da aprendizagem.
 
Bruno Matheus começa 2013 em alto estilo com o convite para integrar a equipe francesa de triathlon Poissy, e participar do Grand Prix de Triathlon. Ele foi único brasileiro no campeonato e conquistou a medalha de bronze.
 
No mês de março, o triatleta inicia com uma corrida de 15km em Vila Franca de Xira e conquista o terceiro lugar. Esse resultado se repete no Duathlon de Rio Maior e no Triathlon Sprint de Alpiarça. Todas essas competições foram em Portugal.
 
Em abril, Bruno retorna ao Brasil para uma importante disputa, a Copa Pan-Americana de Triathlon, realizada em João Pessoa (PB). E em terras brasileiras o triatleta conquistou medalha de bronze. Logo em seguida embarcou para San Diego e largou em sua primeira prova do World Series Triathlon com um ótimo resultado. Ele ficou em 19º  e apesar de não ter sido o resultado que gostaria, o triatleta conta que o que mais marcou nessa etapa foi o seu tempo na corrida. “Fiz 31min44, meu melhor tempo em uma prova de triathlon desde que comecei, em 2001”.
 
E foi em Huatulco, no México, que o triatleta santista mostrou que é capaz de representar o Brasil nos Olimpíadas de 2016. Ele ficou com a quarta posição na Copa do Mundo, disputada por grandes atletas do mundo. A competição aconteceu em maio.  No mês seguinte, Bruno Matheus não ficou tão satisfeito quanto gostaria, isso porque finalizou a etapa de Madri, da WTS, em 36º lugar.
 
De volta a Portugal, o mês de junho foi de grandes conquistas para equipe de Alpiarça, da qual Bruno faz parte. A equipe sagrou-se campeã do Campeonato Português de Sprint Triathlon. No final de junho, o brasileiro retorna ao país para disputar o Campeonato Pan-Americano de Triathlon, em Vila Velha (ES). Bruno, além de conquistar a medalha de bronze, garantiu sua vaga para a Grande Final do Campeonato Mundial de Triathlon.
 
O mês de agosto é marcado pelo 27º lugar na etapa de Estocolmo do Circuito Mundial de Triathlon.  E mais uma vez o brasileiro ajuda sua equipe de Alpiarça, desta vez, em setembro, no Campeonato Português  de Triathlon de Clubes. A equipe portuguesa fica com o vice-campeonato.
 
É chegada a hora mais esperada do ano, a grande final do Campeonato Mundial, que foi, realmente, uma prova surpreendente. Com os melhores atletas do mundo reunidos para uma disputa, um dos grandes favoritos, Alistair Brownlee, atual campeão olímpico, quebrou e terminou em 52º, correndo os 10km para 36min21s, com a pior corrida da etapa.
 
Bruno Matheus também não foi bem. Ele conseguiu sair bem da água, mas teve muitas dificuldades no ciclismo e acabou sobrando do pelotão. “Infelizmente me senti muito fraco. Não conseguia fazer força e fui obrigado a fazer a prova inteira sozinho”, explica Bruno, que estava bem treinado e preparado para encarar todos os obstáculos de uma final de campeonato.
 
Para fechar o ano de 2013 no Circuito Mundial, a etapa de Cozumel, da Copa do Mundo foi a selecionada. Bruno Matheus conquistou a 22ª colocação e finaliza com a sensação de que pode melhorar.  De volta ao Brasil, Bruno é contratado para representar a cidade de Criciúma, nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Na disputa individual o triatleta conquistou a medalha de prata e ajudou a cidade na conquista do bronze. Em  Santos, cidade natal, o atleta enfrentou o desafio da última etapa do Troféu Brasil de Triathlon e encerrou o ano com a 5ª colocação.  
 
“Sei que sou capaz de dar mais de mim, mas acredito que tive um ano para errar e aprender com os erros. A partir de agora é treinar em busca da vaga olímpica e representar o meu país fazendo o que mais gosto. Gostaria de agradecer especialmente ao meu técnico Sérgio Santos e a Confederação Brasileira de Triathlon, que  possibilitam  um ótimo centro de treinamento. A minha família, por me dar força e apoio mesmo de longe.  Aproveitar o momento e desejar a todos os patrocinadores, torcedores, apoiadores e amigos um 2014 com muita esperança de que tudo pode mudar, basta a gente querer ” finaliza  Bruno Matheus.
 
Confira os principais resultados de Bruno Matheus em 2013:
 
·         Bronze  Grand Prix Francês de Triathlon
 
·         Bronze  15km Vila Franca de Xira
 
·         Bronze  Duathlon de Rio Maior
 
·         Bronze Triathlon Sprint de Alpiarça.
 
·         Bronze  Copa Pan-Americana de Triathlon
 
·         19º WTS San Diego
 
·         4º World Cup Huatulco
 
·         36ª  WTS Madri
 
·         Campeão Português de Sprint Triathlon com a equipe de Alpiarça
 
·         Bronze Campeonato Pan-Americano de Triathlon
 
·         27º WTS Estocolmo
 
·         Prata Campeonato Português  de Triathlon de Clubes com a equipe de Alpiarça
 
·         60º WTS Londres
 
·         22º World Cup Cozumel
 
·         Bronze Jogos Abertos de Santa Catarina
 
·         5º Troféu Brasil de Triathlon

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook