Americanos dominam Campeonato Pan-Americano Júnior de Triathlon

No masculino quem venceu foi Tony Smoragiewicz (USA) com 58:47 / Foto: Pauta Livre

Vitória - Os atletas dos Estados Unidos dominaram o Campeonato Pan-Americano Júnior de Triathlon disputado na manhã de sábado, dia 29 de Junho, na Praia de Itaparica, em Vila Velha (ES), ocupando as duas primeiras colocações tanto no masculino quanto no feminino.  O México ocupou a terceira colocação nas duas provas. 
 
A competição garantiu aos 15 primeiros colocados vagas no Campeonato Mundial da categoria que será realizado em Londres, Inglaterra, no mês de setembro. A prova feminina contou com 48 atletas e a masculina com 67.
 
No feminino as três primeiras colocadas foram respectivamente: Tamara Gorman (USA) com 1.05:35; Stephanie Jenks (USA) com 1.05:42 e Andrea Gutierrez (MEX) com 1.06:00. Em quarto ficou Vanessa de La Torre (MEX) com 1.06:28 e em quinto Valeria Antuna (MEX) com 1.06:38. A brasileira mais bem colocada foi Luisa Duarte (SP) com a sétima posição, a melhor da história do triathlon feminino do Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior.  Luisa, que é do SESI/SP, registrou 1.07:22. Fabiola Gomes (SP) foi a 15ª colocada com 1.08:16. Fabíola é do Pinheiros/SP.  As duas, portanto,  representarão o Brasil no Mundial.
 
No masculino quem venceu foi Tony Smoragiewicz (USA) com 58:47, em segundo chegou Eli Hemming (USA) com 58:52 e em terceiro Eduardo Moreno (MEX) com 58:54. Em quarto lugar ficou Hunter Honeycut (USA) com  58:59 e em quinto Diego Flores (MEX) com 59:10. O brasileiro mais bem colocado foi Manoel Messias (SP) com a oitava colocação e vaga no Mundial. Manoel (SESI/SP) completou o percurso em 59:29.
 
“Fiquei feliz com o meu desempenho embora, logicamente, buscasse um pódio. As americanas foram muito bem na natação e, de certa forma, me surpreenderam. Garanti a vaga no Mundial e alcancei um resultado histórico para o Brasil. Então agora é relaxar um pouquinho, durante alguns dias, e depois voltar aos treinos para representar o Brasil bem em Londres”, disse Luisa Duarte, atual campeã sul-americana júnior de triathlon.
 
“O mar estava muito mexido e isso causou um pouco mais de desgaste na natação. Procurei correr forte e busquei ter calma também nos momentos decisivos. Acho que, com certeza, o calor nos ajudou um pouco. Na verdade, venceu quem correu melhor e quem soube ser tático no ciclismo porque a prova foi muito desgastante”, comentou Manoel Messias.
 
As provas - Na prova feminina as americanas Gorman, Jenks e Evenson dominaram desde a etapa de natação e tiveram a companhia da mexicana Andrea Gutierrez. Na corrida, desde a transição Tamara Gorman abriu boa margem de frente e não perdeu mais. No masculino os americanos assumiram a ponta definitivamente na transição do ciclismo para a corrida.  Com passadas bem fortes, Tony Smoragiewicz, na ultima volta conseguiu abrir margem segura para cruzar a linha de chegada já sob um calor avassalador.
 
Amador - A Praia de Itaparica sediu também na manhã deste sábado o Campeonato Pan-Americano das Categorias de Idade. Os atletas amadores mostraram muita disposição para vencer os 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, mesmas metragens da prova  da categoria júnior.
 
Quem venceu foi Fader Hidalgo (SP) com 1.01:55, em segundo ficou Rafael Farnezi (MG) com 1.02:14, em terceiro Leonardo Almeida (MG) com 1.02:21, em quarto Gerardo Pereira (ES) com 1.02:40 e em quinto Yure Lacerda (TO) com 1.02:49.
 
No feminino em primeiro chegou Lana Spencieri (GO) com 1.15:30, em segundo Emily Maciel (RJ) com 1.17:45, em terceiro Paula Miotto (ES) com 1.17:53, em quarto Isabela Vidigal (MG) com 1.18:55 e em quinto Luma Guillen (SP) com 1.19:24.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook