Cinco saltadores com índice para os Jogos Sul-Americanos

Hugo Parisi, um dos atletas com índice / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Nas duas primeiras etapas da Seletiva para os Jogos Sul-Americanos (ODESUR), que termina nesta 4ª feira (5/02), no Fluminense, cinco saltadores conquistaram índice para os Jogos Sul-Americanos da ODESUR, de 13 a 16 de março, no Chile.

O brasiliense César Castro e a carioca Juliana Veloso no trampolim de 3 metros; Hugo Parisi, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso na plataforma carimbaram sua participação na competição continental. É a volta de Juliana às competições internacionais após sua segunda gravidez.

Juliana Veloso marcou 285,30 pontos no trampolim de 3m, nesta 3ª feira, 4/02. Ela superou o índice de 270. Na véspera, César Castro, que veio dos Estados Unidos para a competição, fez 396,40, melhorando em 16,40 pontos, o índice de 380.
 
No segundo dia de competição, o brasiliense Hugo Parisi também conseguiu sua marca e de forma incontestável. Com 429,60 pontos, ele não tomou conhecimento do índice de 380 pontos.
 
Já na plataforma, as jovens Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, do Rio de Janeiro, superaram a marca exigida de 270 pontos. Na última segunda-feira, 3/02, elas fizeram 288,60 e 285,40 pontos, respectivamente. Ambas também atingiram o índice para a 2ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, de 16 a 28 de agosto, em Nanjjng, na China. Ingrid com 375,90 pontos, e Giovanna com 367,35. O índice era de 345 pontos.
 
Todos os cinco saltadores estão com índice para as etapas do Canadá e Porto Rico do circuito de Grand Prixs da FINA. Os próprios Jogos Sul-Americanos servirão como uma segunda tomada de índices para a competição.
 
Nos Jogos Sul-Americanos e nas Olimpíadas da Juventude haverá apenas provas individuais olímpicas (trampolim de 3m e plataforma). Os índices estipulados para os Jogos da Odesur são de 270 pontos no feminino e de 380 no masculino para as duas provas.
 
Para as Olimpíadas da Juventude, as marcas são mais fortes. No feminino, a atleta terá que fazer 375 pontos no trampolim de 3 metros e 345 na plataforma de 10 metros. No masculino, o saltador terá que marcar 490 pontos no trampolim de 3m e 450 na plataforma.
 
Nos Grand Prixs, circuito internacional da FINA que o Brasil disputa anualmente, haverá provas sincronizadas. A competição é aberta a todas as categorias. No feminino grupo A, o índice é de 270 pontos e no grupo B de 250. Já no masculino, os pontos exigidos são de 380 no grupo A e de 360 no grupo B. Estas marcas valem tanto para o trampolim de 3m como para a plataforma individual e sincronizada.
 
O atleta ou dupla deverá atingir o índice estipulado, mas a escalação da equipe brasileira é de responsabilidade da CBDA, que selecionará os saltadores conforme pontuações e disponibilidade de vagas.
 
Último dia de Seletiva – 4ª feira (5/02/14) – 9h – Tentativa 2 – Fluminense
Plataforma Fem (Odesur e G. Prix / Tramp. 3m Masc (Jogos da Juventude)
Tramp. 3m Masc (Odesur e G. Prix) / Plataforma Fem (Jogos da Juventude)
Tramp. 3m Fem (Odesur e G. Prix) / Plataforma Masc (Jogos da Juventude)
Plataforma Masc (Odesur e G. Prix) / Tramp.3m Fem (Jogos da Juventude)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook