1ª Etapa Brasileira de Atrelagem: show de elegância

Rodolpho Narezzi conduz Brilho AS, do Haras dos Sonhos, animal de destaque na categoria Single / Foto: Ney Messi

Rio de Janeiro - O II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré e Expo Nelore Avaré serão palco do 1º Concurso Especial de Atrelagem 2014, evento que abrange a abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem (Maneabilidade) da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e o Derby da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat).

As duas disputas são atração no sábado, 22 de fevereiro, na pista de grama do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré, interior paulista. A prova de Maneabilidade, primeira do ranking do ano da CBH, acontece às 10h30, e a prova do Derby, do ranking da Abrat, às 15h00.
 
As provas serão divididas nas categorias um cavalo (Single), dois (Parelha) e quatro (Quadra) e reúnem várias raças de pôneis e cavalos (de sela e de tração pesada).
 
As provas de Maneabilidade e Derby têm um percurso com passagens entre obstáculos, com uma velocidade a ser cronometrada, e com penalidades por erros e faltas que viram pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso. Ambas testam a destreza e habilidade do condutor, e a obediência e treinamento do animal.
 
Na Maneabilidade se julga sobre um percurso comportando círculos, serpentina e obstáculos combinados, totalizando ao menos 12 passagens, com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo (40 cm para as atrelagens a quatro cavalos). A velocidade concedida é de 200m/minuto. Penalidades: cinco pontos por obstáculo derrubado e menos 0,5 pontos por segundo excedente do tempo estipulado.
 
O Derby é uma prova semelhante à de Maneabilidade, com menos obstáculos, mas que se caracteriza pela alta velocidade. Em Avaré alguns dos obstáculos serão de Maratona, aumentando ainda mais o grau de dificuldade e o espetáculo para o público.
 
Teresa Guzmán, do Chile, e Luisa Demarchi, da Argentina, são amazonas estrangeiras que montando cavalos Lusitanos participam da abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem. A vinda das atletas faz parte do programa de intercâmbio da CBH e da Abrat com outros países do Continente com objetivo de fortalecer a Atrelagem no Brasil.
 
Teresa Guzmán, 29 anos, é Campeã Nacional Chilena de Atrelagem. Compete na modalidade há nove anos. Ela estará conduzindo Arges Interagro, garanhão de pelagem castanha escura de criação da Fazenda Interagro.
 
Luisa Demarchi, 14 anos, é da Argentina. É a primeira vez que uma amazona daquele país conduz um cavalo Lusitano em uma prova de Atrelagem. Luisa também é amazona de Salto e vai conduzir Alquimista do Top, criação de Tonico Pereira e propriedade do Álvaro Coelho da Fonseca.
 
Destaque nas pistas de Atrelagem, o Puro Sangue Lusitano será homenageado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Lusitano (ABPSL) com medalhas para os animais que se destacarem nas três categorias (single, parelha e quadra) da Maneabilidade, e ao Melhor Cavalo Lusitano do Derby.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook