Três gerações do Snowboard preparam-se para Campeonatos Mundiais

Isabel Clark, 38 anos, Wesley Huntingon, 28, e Lucas Alves, 16 / Foto: Divulgação/CBDN

São Paulo - Na primeira temporada de mais um ciclo olímpico, o Snowboard brasileiro terá como desafios da temporada os Campeonatos Mundiais Adulto e Júnior. Durante o mês de dezembro, três atletas, de três diferentes gerações da modalidade, treinam com foco nessas competições: Isabel Clark, 38 anos, Wesley Huntingon, 28, e Lucas Alves, 16.
 
Isabel, principal atleta do País, e Lucas, revelação de 2014, treinaram no Colorado durante o fim do ano com o treinador chefe da equipe brasileira de Snowboard Cross, Iván Fuenzalida. “Depois de Sochi, naturalmente dei uma desacelerada, mas sempre mantive atividades e aos poucos fui retomando o ritmo dos treinos físicos”, destacou a atleta olímpica Isabel Clark, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. “Depois de uma semana de treinos na neve no Colorado, me senti bem confortável técnica e fisicamente. É uma fórmula diferente, com menos tempo de treino na neve, mas levando em conta a minha experiência é uma boa forma de manter a minha motivação em alta, pois sei que preciso aproveitar o máximo possível o tempo de treino que temos”.“Agora, o principal foco são os saltos e a parte motivacional”, completa o treinador Iván Fuenzalida, pronto para mais uma fase de treinamentos com os dois atletas.
 
O Campeonato Mundial de Snowboard será realizado em Kreichsberg (Áustria), entre 15 e 24 de janeiro, a primeira prova de grande porte da temporada. “As duas Copas do Mundo que do calendário antes do Mundial foram canceladas, então ninguém vai ter esse tipo de experiência, somente treinos e competições menores. É difícil fazer qualquer previsão”, avaliou Clark sobre a expectativa para a disputa do Campeonato Mundial, seu sétimo na carreira.
 
Wesley Huntington também tem treinado no Colorado com seu técnico Roberto Marfia. Atual campeã brasileira no Slopestyle, a rider estreará em Mundiais.  Durante o mês de dezembro, a atleta ainda conseguiu um bom resultado em Copper Mountain. Com a 22ª colocação, a brasileira marcou 13.50 pontos e mostrou bastante segurança nos saltos. Ela ainda deve competir na etapa de Park City da Copa do Mundo de Slopestyle, no final de fevereiro.
 
Isabel Clark entra em ação no Campeonato Mundial de Snowboard em 15 de janeiro, quando disputa a qualificação do Snowboard Cross. A final está marcada para o dia 16. Já Wesley Huntington compete no dia 19 e, caso passe pelo quali, disputa a final no dia 21.
 
Rumo a Lillehammer-2016 - Treinando ao lado do principal nome do esporte, o jovem Lucas Alves tem como principal desafio do ano de 2015 a disputa do Campeonato Mundial Júnior de Yabuli (China), em março. Considerado “um diamante a ser lapidado” pelo treinador Iván Fuenzalida, o garoto de 16 anos tem aproveitado o tempo no Colorado para absorver o máximo possível.
 
“Os treinos estão maravilhosos, são super técnicos e estamos saltando todos os dias. Fora da neve, também estão super puxados, seja na academia ou em Woodward, mas estou crescendo muito. Tento não criar muita expectativa até lá, mas estou bem ansioso”, comenta o jovem.
 
“O objetivo é claro: tentar ficar dentro das nações que podem se classificar para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Lillehammer [Noruega], em 2016”, continua Iván. “Mas o importante é que o trabalho está no caminho certo no longo prazo”.
 
O Snowboard Cross de Yabuli está marcado para os dias 12 (quali) e 13 de março.
 
Circuito Norte-americano - Outros três atletas brasileiros de Snowboard também realizam temporadas nos Estados Unidos, com foco nos treinos e competições de nível nacional. Lucas Rezende, Isis Dassow e Mario Zulian participarão de provas em Ski Cooper, Copper Mountain, Squaw Valley, todas nos Estados Unidos, e Tremblant (Canadá).
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook