Mirlene Picin vira notícia no Mundial da Itália

A brasileira acabou virando notícia na Itália / Foto: Anders Pettersson

Itália - Val Di Fiemme, na região de Trentino na Itália, foi palco do encerramento da temporada para a mogimiriana Mirlene Picin. A esquiadora encerrou o calendário de provas do inverno boreal no último dia 20 de fevereiro. 
 
A última largada foi na prova de 5 km estilo skating, válida como classificatória para as finais do Mundial na prova de 10 km estilo skating. Durante a competição, os italianos descobriram que a brasileira tinha um sobrenome conhecido na região onde estavam sendo disputadas as provas e a brasileira acabou virando notícia. 
 
O resultado conquistado por Mirlene Picin, a 28ª posição dentre as 44 atletas de 15 diferentes países que disputaram a prova, não foi foi o que chamou a atenção dos jornalistas italianos. Mirlene virou notícia quando a imprensa descobriu as origens da família da atleta. O avô, já falecido, Mario Antônio Picin, nasceu em uma pequena vila na região de Trentino, local onde o Mundial foi disputado.
 
Aos 11 anos de idade, durante a primeira guerra mundial, o avô e a família Picin se mudaram para o Brasil em busca de uma nova oportunidade. A mogimiriana foi capa de jornais da região, foi entrevistada por canais de televisão e programas de rádio, com destaque para o inusitado fato de uma ítalo-brasileira se interessar pela modalidade, competir pelo Brasil e 100 anos depois voltar à região que a família precisou deixar por conta da guerra.
 
Essa foi a 3ª edição de um Mundial em que Mirlene defendeu o país (Liberec 2009 e Oslo 2011, onde se classificou na prova de 5 km e foi a final na prova 10 km). A atleta foi a encarregada de portar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura do evento, que aconteceu na cidade de Trento.
 
 
“Eu já tinha visitado a região de Val di Fiemme em 2008 por conta dos meus primeiros treinos de Ski e tinha conhecimento de toda a história da minha família, mas com a rotina dos treinos e competições quando cheguei ao Mundial nem me atentei a esse detalhe. Até um repórter ver o meu sobrenome na lista de largada e perguntar a minha origem. Foi muito legal o espaço que o povo italiano deu para isso, eles respeitam muito a história dos imigrantes que deixaram o país, além de simpatizarem muito com o povo brasileiro.”
 
Balanço - O mundial foi à última parada da mogimiriana, que iniciou a temporada na primeira quinzena de novembro de 2012. Competindo em oito países diferentes da Europa, Mirlene largou em 16 provas, sendo 6 etapas da IBU Cup de Biathlon, além de provas válidas pelo ranking internacional da FIS. Estônia, Rússia e Eslovênia estão entre os países que Mirlene competiu pela primeira vez. A atleta voltará para Mogi Mirim para um período de descanso.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook