Em São Carlos, esquiadores fecham preparação de olho na temporada

Às vésperas de viagem para Ushuaia, equipe nacional de Cross Country participa de evento com pontuação para ranking nacional / Foto: Divulgação / CBDN

Rio de Janeiro - Os atletas de Cross Country, da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, participam, neste final de semana, da 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2015. Em sua segunda edição, a competição passará a computar os pontos para o ranking nacional de Cross Country. O evento também marca a última fase de treinamento da equipe visando à temporada de inverno.
 
A prova será disputada no Parque Eco-esportivo Damha, nos dias 11 e 12 de julho. Os 22 atletas do time nacional disputarão o torneio de olho na pontuação para o ranking brasileiro e na preparação antes do embarque para Ushuaia (Argentina).
 
Reunidos em São Carlos (SP), os atletas têm a supervisão do treinador argentino e ex-atleta olímpico em Sochi-2014, Federico Cichero. O técnico comandou as atividades do training camp nos últimos dias.
 
“É sempre bom ter um atleta e treinador experiente que traga novas ideias, novas técnicas, novos feedbacks. Esse intercâmbio é muito produtivo e tem muito a passar para essa nova geração que está chegando. Com certeza isso é bastante gratificante e motivante para todos os atletas”, comenta Ribela, que disputou a liderança dos rankings continentais com Cichero durante o último ciclo olímpico.
 
A 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2015 terá duas provas. O Sprint será disputado no sábado em circuito inédito para a disciplina. Já no domingo, a prova de Pursuit (perseguição) terá circuito de 10 km (masculino e sub-23) e 7km (feminino) e levará em conta os tempos do Sprint na largada.
 
Concentrada em São Carlos (SP) desde o último final de semana, os atletas treina, na estrutura do Parque Eco-esportivo Damha, com presença da equipe multidisciplinar completa. Segundo Ribela, os atletas estão motivados com a temporada que se aproxima.
 
“Esse último camp teve bastante qualidade, ponderando volume e intensidade de treinamento na medida certa para as competições que teremos na Argentina. Acredito que todos estejam motivados e confiantes para ir a Ushuaia”, afirma o esquiador, que representou o Brasil em Vancouver-2010 e Sochi-2014.
 
Visando ao início da temporada, Ribela destaca o crescimento dos atletas e do esporte no Brasil, além de mostrar confiança no planejamento traçado.
 
“Nada melhor do que encerrar esse período antes das provas da temporada austral com uma competição para que os atletas possam sentir o quanto evoluíram em cada área”, aponta Leandro Ribela, atleta e treinador da equipe júnior. “Foram 18 semanas de preparação. Estamos investindo nossos esforços em várias áreas: treinamento, psicológica, técnica. Com essa competição inicial, os atletas terão a oportunidade de colocar em prática tudo que desenvolveram nesse período”.
 
Na próxima semana, a equipe brasileira de Cross Country viaja para Ushuaia (Argentina), onde inicia a temporada 2015/16 de inverno. Além de treinamentos em neve, os atletas disputarão série de provas, incluindo o Campeonato Brasileiro da modalidade. O embarque da delegação está programado para o dia 16 de julho.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook