Atletas do Ski Aerials têm primeiro contato com a neve e mostram potencial

Training Camp em Whistler (Canadá), em Julho de 2013 / Foto: Divulgação CBDN

São Paulo - Com pouco mais de sete dias em Whistler (Canadá), Lais Souza e Josi Santos já demonstraram nos treinos ótimas capacidades para o Ski Aerials.
 
As atletas brasileiras, que foram selecionadas pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) para dar início à modalidade e participam de training camp, receberam muitos elogios do treinador Ryan Snow. Na primeira experiência sobre esquis na neve, as duas se deram muito bem. Hoje, já somam 4 vezes na neve.
 
“Foi ótimo! É um pouco difícil, mas logo já peguei o jeito da coisa. Descendo a primeira vez na pista com o Ski já pude ter uma noção de como será o Aerials na realidade”, contou Lais, entre risos.
 
As duas atletas esquiaram pela primeira vez no Ski Mountain Park, em São Roque (SP), onde participaram da seletiva de Aerials da CBDN. Josi também adorou a experiência na montanha. “Foi uma sensação incrível. É tudo delicioso. Posso dizer que estou encantada”, disse Josi Santos, que achou mais fácil esquiar na neve na pista artificial no interior paulista.
 
Os treinamentos estão evoluindo de forma mais do que satisfatória para o treinador de Aerials da CBDN. Ryan Snow se diz otimista com os progressos vistos e elogiou as atletas, que, além dos esquis, também fizeram exercícios nos trampolins.
 
“As duas estão se dando muito bem. A evolução diária é impressionante. Estou muito feliz com o andamento das coisas”, comentou Snow, técnico medalhista de prata com a equipe americana em Vancouver-10. “Elas têm uma atitude ótima e são muito receptivas em relação às instruções. Estamos superando até a barreira linguística, com elas praticando um pouco de inglês e eu meu português”.
 
Nos trampolins, as atletas simulam os movimentos utilizadas no Ski Aerials. Com origem na ginástica artística, Lais e Josi têm grande capacidade acrobática. Snow tem trabalhado em algumas mudanças técnicas, uma vez que o Aerials exige mecânicas diferentes, especialmente no momento do salto.
 
Na ginástica, a força é gerada pelo próprio atleta, enquanto no Ski Aerials a rampa já é projetada para isso. “Não é possível usar os pés para gerar o parafuso por causa dos skis. É preciso usar os braços”, explica Snow. “Estamos treinando para acalmar os braços e ombros nessa nova técnica de parafuso, que é mais limpa, dá mais tempo no ar e mantém a posição reta”.
 
Lais e Josi também já conheceram a rampas, de onde simularão os saltos de Aerials e caíram em uma piscina. Segundo Snow, após aperfeiçoarem a descida, começarão a trabalhar os pulos, o que está previsto para acontecer até o final de semana.
 
Feliz aniversário, Josi! - No último domingo (14), Josi Santos completou 29 anos de idade. Longe dos pais, que moram em Santos (SP), a atleta comemorou o aniversário em Whistler com a companheira Lais Souza, a fisioterapeuta Denise Lessio e o treinador Ryan Snow. “Foi torturante, mas bom de certa forma. Comemoramos e eles cantaram parabéns para mim em inglês. Fizeram eu me sentir em casa. É como uma nova família”, destacou.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook