Ação de limpeza retira mais de 1,5 tonelada de lixo das praias de Itajaí

Volvo Ocean Race engajada / Foto: Ian Roman/Volvo Ocean Race Itajaí  - A ação, denominada "Keep the Oceans Clean - Mantenha os oceanos limpos" realizada nas praias da Atalaia, Cabeçudas e Brava, em Itajaí, fez muita gente acordar cedo na manhã de sábado, dia 14 de Abril. Cerca de 1,5 toneladas de lixo (150 sacos de 200 litros) foi retirada após a ação. Os voluntários se concentraram principalmente na Atalaia, onde o albatroz Wisdom, fez sucesso com a criançada.

 

Um grupo de mergulhadores da Univali conseguiu recolher uma boa quantidade de resíduos no fundo do mar, no Costão de Cabeçudas, enquanto um grupo de 10 escaladores partiu para a praia da Solidão, ao lado do Canto do Morcego. O Corpo de Bombeiros de Itajaí colaborou fornecendo os barcos que voltaram do costão com uma grande quantidade de lixo.

A ameaça de chuva não foi suficiente para deter o entusiasmo dos voluntários, que, munidos de luvas e sacos de lixo, percorreram as praias da cidade, recolhendo desde latas e plásticos até pontas de cigarro e cacos de vidro. "Parece que São Pedro estava nos observando lá em cima, só esperando o mutirão terminar. No momento em que fechamos o último saco começou a chover na Brava", conta Glenn Suba, coordenador do Plano de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race em Itajaí.

O superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), Paulo César do Santos, presente na base montada próximo ao Encontro dos Amigos, na Praia Brava, avalia como positiva a ação deste sábado. "Percebemos que as pessoas estão realmente engajadas na proteção do meio ambiente, o que é fantástico. A FAMAI pretende dar continuidade a esse projeto de limpeza nas praias, e o objetivo principal é conscientizar a população para diminuir cada vez mais a quantidade de resíduos jogados nossas praias e no nosso rio", diz.

Mais de 200 pessoas se mobilizaram nessa batalha. Nestor Alvez Netto, que trabalha na Portonave, foi uma delas. "Faço questão de sempre participar dessas ações. Ajudei na limpeza do rio Itajaí-Açu e hoje estou aqui na Atalaia para fazer a diferença. Acho importante lembrar que todos nós podemos ajudar, começando pela separação do lixo reciclável em casa, e claro, nunca jogando lixo nas praias ou em qualquer lugar que não seja a lixeira", ensina Nestor.

Todo o resíduo coletado foi enviado para o Centro de Reciclagem instalado na Vila da Regata. Após a limpeza do material, o artista plástico João Parrinha, de Portugal, deve começar a construção da Tainha Mutante, obra de arte que será elaborada exclusivamente com o lixo recolhido nas praias.

O projeto "Keep the Oceans Clean - Mantenha os Oceanos Limpos" é uma iniciativa da organização Sketelon Sea, e teve o apoio da Univali. Famai, Porto de Itajaí, Prefeitura de Itajaí, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Comitê do Itajaí - Agência de Água, Semasa, Cooperfoz, Corpo de Bombeiros, Anjos do Mar, Aspi, Schooner, Ecosorb, Gomes da Costa, Sea Shepherd, Surf Rider Foudation Brasil e The Ocean Foundation.

"O Brasil é o país da suntentabilidade e lidera esse processo no mundo. Mas há muita coisa a se fazer. Espero que as outras cidades copiem o exemplo de Itajaí e limpe a sujeira das ruas e recicle", pede o escultor João Parrinha.

Camper conta as horas para chegar em Itajaí - O Camper briga com o relógio para chegar a tempo no Brasil. A previsão muda de acordo com o vento e tudo leva a crer que será nesta segunda-feira, dia 16 de Abril. As primeiras atividades em terra serão descansar e resolver todos os problemas na embarcação. Afinal de contas, a equipe de bandeira espanhola e neozelandesa terá apenas quatro dias para preparar o barco para a Regata do Porto, marcada para o sábado (21). E detalhe: no dia seguinte, no domingo (22), eles já partem para Miami, nos Estados Unidos para a sexta perna.

O comandante Chris Nicholson e sua tripulação sofrem com as condições atuais de navegação faltando menos de 1.600 quilômetros para o fim da mais longa aventura desta edição da Volvo Ocean Race. "Nós estamos correndo contra nós mesmos para chegar o quanto antes ao Brasil. Queremos deixar tudo pronto para somar pontos na Regata do Porto". O líder do Camper emenda: Estamos atrasados em relação aos outros. Por isso, nós queremos estar prontos para as próximas batalhas. É essa a nossa motivação".

O Camper suspendeu a regata no dia 3 de abril por um problema no veleiro. A equipe ficou em Puerto Montt, no Chile, reparando o dano estruturando, só voltando no dia 8 passado. São quase 30 dias desde a saída de Auckland.

"A tripulação está plenamente consciente do desafio e do pouco tempo de descanso e reparos no Brasil. Não poderemos ter lazer em Itajaí. Todos sabem das metas, pois sabiam que essa perna seria muito dura", explica o comandante do Camper.

O Camper pretende levantar o barco em Itajaí para permitir que a equipe de terra faça todos os reparos permitidos neste curto prazo. "Apesar do bom trabalho no Chile, nós precisamos de uma eficiente inspeção no casco no Brasil". O barco de Chris Nicholson veleja em média de 15 nós neste sábado.

"Tem sido uma longa jornada para chegar até aqui, mas vamos chegar em quarto lugar e ganhar pontos importantes. E acho que essa conquista é para premiar os esforços da equipe. Estou muito orgulhoso de todos", relata o comandante.

Youth Sailing começa com novos talentos da vela - Foi dada a largada para o Youth Sailing, competição de Optmist que reúne crianças até 15 anos na sede da Associação Náutica de Itajaí (ANI). O evento, supervisionado pela Volvo Ocean Race, conta com 40 participantes, que disputam até este domingo o título de melhor equipe. O objetivo é incentivar a formação de novos velejadores e criar a paixão pela modalidade.

Shows continuam - O palco da Parada de Itajaí recebe neste domingo, a partir das 20h30, a família Caymmi. Baiano de nascimento, Dorival Caymmi foi sucesso mundial, no final dos anos 30, ao interpretar no rádio uma de suas canções, 'O que é que baiana tem'. Na época, o estilo inovador chamou atenção de uma empresa de cinema que buscava uma música para o filme 'Banana da Terra'. A película impulsionou a carreira de Caymmi e consagrou internacionalmente Carmem Miranda.

Sua obra é extensa, são aproximadamente 120 canções distribuídas em 20 discos, onde se destacam as melodias praieiras, as de inspiração no folclore da Bahia e os sambas-canções urbanos e cultos ao mar. Itajaí poderá ouvir um pouco mais dessa história com os filhos Dori, Nana e Danilo e seus descendentes.

Na sexta-feira (13), a chuva não atrapalhou o público que assistiu ao show de Nando Reis e os Infernais. Mais de sete mil pessoas foram ao espaço do evento e ouviram os sucessos dele e de outros artistas como Wando. Neste sábado, a atração da Vila da Regata foi o show do Cidade Negra, a partir das 20 horas.

Espumantes nas festas - O nome da Vinícola Salton agora também está associado à maior regata de volta ao mundo do planeta, a Volvo Ocean Race. Na única parada no Brasil, no porto catarinense de Itajaí, os dois restaurantes da Vila da Regata servem o espumante Salton Reserva Ouro e os vinhos Talento, Volpi Sauvignon Blanc e Volpi Merlot até o dia 22 de abril. Os vencedores da perna também são recebidos com uma garrada de espumante para brindar a travessia de mais de 12 mil quilômetros.