Semana de Vela premia vencedores das tradicionais regatas de abertura

Mussulo entre os primeiros  / Foto:  Aline Bassi | Balaio de Ideias

Ilhabela - A cerimônia de premiação dos vencedores das regatas de abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela será realizada nesta terça-feira (24), a partir de 20h, na Race Village, montada no centro histórico de Ilhabela.
 
A Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil conheceu no último sábado seu novo recordista. O Crioula fez a melhor marca para as 55 milhas com o tempo de 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. A equipe, além de Fita Azul (barco que chega primeiro) foi a vencedora no tempo corrigido nas categorias ORC e IRC.
 
Marcada por ventos fortes e mar pesado, a regata teve ainda o Team Mussulo Angola Cables com melhor desempenho na RGS. Depois de vencer a principal regata de percurso da Semana de Vela de Ilhabela, parte da tripulação trocou o tradicional Bavaria 55 e a classe RGS pelo HPE 25.
 
Nesta segunda-feira (23), o quarteto formado por José Guilherme Caldas, Leo Chicourel, Rafael Martins e Beto Vita participou das primeiras provas da Ilhabela Cup, competição paralela à Semana de Vela de Ilhabela.
 
''Nós corremos de HPE 25 em algumas regatas de Salvador (BA) e treinamos para a Semana de Vela de Ilhabela'', disse José Guilherme Caldas. ''O evento é uma grande oportunidade de correr com os melhores do Brasil. Nós decidimos correr de HPE 25 e tirar o melhor resultado possível, mas dentro de nossas limitações. Queremos aprender! É impossível andar na frente de quem está há muitos anos correndo nessa classe''.
 
O destaque da Toque-Toque, outra regata de percurso longo que abre a competição todos os anos, foi o Madrugada (Niels Rump). O tradicional barco brasileiro mede na Clássicos e também será homenageado no palco da Race Village.
 
O estreante Sirius 4 (Aziz Constantino) faturou na Bico de Proa, o Maré xx (Benoit Joufflineau) na Multicascos e o Xiliki (Leonardo Leal) na RGS C.
 
As regatas de abertura da Semana de Vela de Ilhabela para a classe C-30 também não foram realizadas em função do mal tempo. A categoria tem limite de até 25 nós de vento. No sábado (21), os ventos passaram dessa marca.
 
Resultados
Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil 
 
ORC e IRC
1. Crioula (Samuel Albrecht) 
2. Maximus (Ralph Rosa)
3. Boto V (André Sobral)
 
RGS A e B
1. Mussulo III (José Caldas) - RGS A
2. Libertas (Clauberto Andrade) - RGS A
3. BL3 (Pedro Rodrigues) - RGS B
 
Ilha de Toque-Toque por Boreste
 
Clássicos
1. Madrugada (Niels Rump)
2. Vendetta (Marcelo Faro)
3. Beiramar (Marco A. Aleixo)
 
Bico de Proa
1. Sirius 4 (Aziz Constantino) - BDP A
2. Newport (Ruy Mendes Vita) - BDP B
3. Seu Pimenta (Flávio Farkouh) - BDP A
 
Multicascos
1. Maré xx (Benoit Joufflineau)
2. Brasuka (Wellington)
3. Mente Sã (Gilberto R. Camargo)
 
RGS C
1. Xiliki (Leonardo Leal)
2. Prozak (Márcio Finamore)
3. Rainha (Leonardo Pacheco)
 

Veja Também: 

 

 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook