Projeto Grael promove oficina de Optimist

Coordenado pelo Instituto Rumo Náutico, o Projeto visa educar. Crianças a partir dos nove anos de idade participam de atividades como natação, vela, artes, cursos profissionalizantes e ações voltadas para o meio ambiente./ Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - O Projeto Grael promove uma oficina de vela na classe Optimist entre os dias 24 e 27 de novembro, em Niterói, no Rio de Janeiro. A ação é fruto de parceria da entidade, que é apoiada pelo Grupo CCR com a escola de vela Vamos Velejar, de Santa Catarina (SC). Além da oficina, haverá sete vagas para o público externo, cujo valor será de R$ 300, cada, para todos os dias. O dinheiro arrecadado será revertido para o Instituto Rumo Náutico, mantenedor do Projeto Grael.

As aulas serão na sede do Projeto Grael, em Jurujuba, e ministradas por Leonardo Santos, técnico da equipe brasileira de Optimist no Sul-Americano em 2004, 2005, 2006 e 2009. Ele também foi técnico da equipe brasileira no Norte Americano 2006 e no Mundial da classe em 2005. Durante os quatro dias da clínica, os alunos aprenderão sobre montagem, regulagem, posicionamento, contra vento, popa, domínio de barco, manobras, largada e regras.

Classe Optimist - Recomendado para iniciação, especialmente entre crianças e adolescentes, o Optimist é um dos mais baratos e populares veleiros do mundo. Destinado a um único tripulante, tem 2,30 m de comprimento por 1,10 de largura e vela de 3 m². Foi criado na Flórida (EUA) nos anos 1940, pelo projetista Clark Mills e utilizado em programas de inclusão social de meninos de rua. Redesenhado em meados dos anos 1950 pelo velejador dinamarquês Axel Damgaard, ganhou a Europa e acabou sendo definitivamente nominado como: International Optimist Dinghy.  

Projeto Grael - A idéia nasceu em 1996, quando os velejadores Torben Grael, Lars Grael, Axel Grael e Marcelo Ferreira começaram a oferecer a crianças e jovens carentes de Niterói (RJ) a oportunidade de aprender e praticar a vela (iatismo), um esporte considerado de elite e normalmente restrito aos clubes e marinas. A idéia tomou corpo e, em 1998, transformou-se no Projeto Grael, para oferecer iniciação esportiva à vela a estudantes da rede pública. Hoje, coordenado pelo Instituto Rumo Náutico, o Projeto visa educar. Crianças a partir dos nove anos de idade participam de atividades como natação, vela, artes, cursos profissionalizantes e ações voltadas para o meio ambiente. Mais de 5 mil alunos da rede pública de ensino já participaram das ações desenvolvidas pelo instituto, que têm como base um tripé formado pela Iniciação Esportiva, Iniciação Profissionalizante e Educação Complementar.

 Programação:

Clínica de Optimist Projeto Grael / Vamos Velejar
Dias: 24 a 27 de novembro
Quarta a sexta-feira – das 13h30 às 18h30
Sábado – 9h às 13h30

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook