Líderes da classe Star são escolhidos pelo COB como destaque de 2010

Scheidt e Prada serão homenageados dia 20 de dezembro no RJ / Foto: Fried Elliott / DivulgaçãoSão Paulo - Um grande estímulo para 2011. É assim que o velejador Robert Scheidt e o proeiro Bruno Prada, da classe Star, recebem a escolha para o Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como os melhores de 2010 na vela. A escolha dos melhores atletas em cada uma de 47 modalidades foi feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. O prêmio será entregue no dia 20, na grande festa do esporte nacional, no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro.


"É ótimo ser premiado pelo COB, uma honra", destaca Robert Scheidt. "Nosso ano não começou muito bem, mas fomos melhorando ao longo da temporada. Ganhamos a Semana de Kiel e o Campeonato Italiano, que tiveram um nível bem alto", prosseguiu o vice-campeão olímpico em Pequim/2008. "Aí, vencemos o Brasileiro, no Rio de Janeiro, superando velejadores como Torben e Lars Grael, e encerramos bem 2010. Esse prêmio é um reconhecimento grande do nosso trabalho. Vamos usar isso como estímulo para 2011."

Para o proeiro Bruno Prada, a escolha não deixou de ser uma surpresa, justamente porque o início do ano não foi dos mais fáceis para os velejadores. "Mas nos dedicamos muito e terminamos 2010 do jeito que queríamos", afirmou Prada. "É bom ter o reconhecimento do COB. Dá moral para começarmos 2011 com a corda toda."

Temporada 2010

Depois do nono lugar no Mundial de Star, em janeiro, no Rio, Scheidt e Prada foram campeões da Pré-Olímpica de Vela, na classe Star, em fevereiro, em Brasília. Na temporada europeia, Scheidt participou de sete competições, foi ao pódio cinco vezes e usou o intervalo entre as disputas para treinos no Lago di Garda, na Itália, com Prada.

A dupla foi campeã da Semana de Kiel (junho) e do Campeonato Italiano (setembro), prata na Taça Balardi (outubro) e bronze na Taça Amizade (outubro), além de quarta colocada na Skandia Sail for Gold 2010 (agosto), na raia que será usada na Olimpíada de Londres, e nona no Europeu de Star (junho). Com o proeiro alemão Frithof Kleen - compromissos no Brasil impediram Bruno Prada de ir para a Europa - Scheidt conquistou a prata no Eastern Hemisphere Championship (setembro). Em novembro, no Rio, Scheidt e Prada ficaram com o ouro no Campeonato Brasileiro da Classe Star.

Os bons resultados valeram a Scheidt e Prada a retomada da liderança do ranking mundial da classe Star, em julho, posição que ainda mantêm. Na última relação, divulgada em 22 de setembro, a dupla brasileira aparece no topo da classificação, com 4.655 pontos, seguida pelos suecos Fredrik Loof e Johan Tillander, com 4.575.
Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada e Rolex. Robert Scheidt e Bruno Prada têm o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.