Gabriela Vassel e Gustavo Glimm lideram 47º Brasileiro de Optimist

Gustavo Glimm, líder da competição / Foto: Aline BassiGustavo Glimm, líder da competição / Foto: Aline Bassi

Ilhabela - Depois de um merecido dia de descanso, as atividades na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, onde está sendo disputado o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist, voltaram a todo vapor. 
 
Com o fim da Copa Brasil de Estreantes, apenas os velejadores veteranos seguem velejando e disputaram, neste domingo, três regatas em raia montada próximo à Ponta das Canas, no norte do Canal de São Sebastião, onde sopra o vento leste. Como o campeonato já chegou na metade, eles foram divididos em flotilha ouro (os melhores colocados) e prata.
 
Gustavo Glimm, do Veleiros do Sul, segue na liderança da competição com 30 pontos perdidos, 16 a menos que Theo Chao, do YCSA, segundo colocado, com 46. Gabriela Vassel, da flotilha Borrachudo de Ilhabela é a melhor colocada entre as meninas, em 7º geral.
 
Dentre os 134 velejadores veteranos quatro merecem destaque por terem vindo de longe. A flotilha do Chile, representando clube de Algarrobo, na região de Valparaíso, trouxe quatro atletas e tem dois entre o top 15 da flotilha ouro. “A raia de Ilhabela é boa, o vento é bom. O campeonato aqui no Brasil é diferente do que estamos acostumados a correr no Chile, lá venta menos e tem menos gente competindo, a flotilha é menor.
 
Fora que tem muita gente boa aqui”, disse Nicolas Halles, melhor colocado da equipe, na sexta posição. A vinda do time chileno confirma uma tendência que tem acontecido nos dois últimos anos com a participação de estrangeiros. Em 2017, em Vitória, a Alemanha mandou uma delegação, enquanto em 2018, na Bahia, foi a vez da França enviar seus representantes.
 
A programação do 47º Brasileiro de Optimist é intensa, com as regatas até o dia 15, sempre a partir das 13h. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril.
 
Nesta sexta-feira será realizado o Campeonato Brasileiro de Optimist por Equipes, uma disputa entre estados, com 16 equipes participantes e um formato eliminatório. A Copa Brasil de Estreantes também chega ao fim e os dois eventos terão premiação a partir das 19h na Escola de Vela Lars Grael. As regatas podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal Vela Viva no Youtube, Facebook e Whatsapp pelo número (11) 94158-2468. 
 
Resultados:
1. Gustavo Glimm, VDS, 30 pontos perdidos
2. Theo Chao, YCSA, 46 pp
3. Bernardo Martins, ICRJ, 46 pp
4. Erick Carpes, VDS, 49 pp
5. Pedro Cardoso, ICES, 54 pp
 
Veja Também: