Fernanda Oliveira e Ana Barbachan realizam treinos visando Tóquio 2020

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan realizam treinos visando Tóquio 2020 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O ano de 2019 nem havia acabado e as atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguiam a rotina de treinamentos no Rio de Janeiro. A dupla do Clube dos Jangadeiros avaliou aspectos pontuais em preparação para o Mundial de 470 e as competições internacionais da classe neste ano, visando as Olimpíadas de Tóquio que acontecem entre os dias 26 de julho e 05 de agosto, em Enoshima.
 
E para começar bem o ano, a dupla espera melhorar cada vez mais o bom desempenho que garantiu grandes conquistas em 2019, como a medalha de ouro na etapa da Itália da Copa do Mundo de Vela o bronze na etapa da Copa do Mundo de Miami e o 5º lugar no Norte-Americano de 470. Com uma preparação intensa rumo ao Jogos Olímpicos, as atletas realizaram dois períodos de treinos em Búzios. No primeiro, na semana que antecedeu o Natal, as condições foram de ventos mais fortes, variando entre 16 e 20 nós.
 
“A condição de vento mais forte e as ondulações foram um dos aspectos que buscamos priorizar para executar o nosso plano de treinamento nesse período no Rio", disse Ana. A segunda semana em águas cariocas aconteceu logo nos primeiros dias de janeiro de 2020, desta vez com ventos médios e fracos. A dupla retornou para Porto Alegre no final de janeiro, no Clube dos Jangadeiros. Nas águas do Guaíba, as velejadoras seguem com determinação e comprometimento a preparação para os campeonatos de 2020.
 
O primeiro desafio do ano para Fernanda e Ana é o Mundial de 470 em março, que será realizado em Palma de Mallorca, na Espanha. A raia, que também recebe o tradicional Trofeo Princesa Sofia, é um dos lugares onde a dupla mais velejou durante sua trajetória marca o início do caminho rumo a Tóquio.“Nosso objetivo principal nessas competições é simular as situações de regatas, ou seja, avaliarmos questões como a largada, posicionamento, fazer uma boa leitura da raia, além de manter a calma e a tranquilidade. Vamos exercitando tudo aquilo que vamos encarar em Enoshima e, ao mesmo tempo, executar todo nosso treinamento”, destaca Ana.
 
As atletas gaúchas vão disputar sua terceira Olimpíada juntas na classe 470. No Japão, Fernanda Oliveira fará sua sexta participação nos Jogos Olímpicos. A atleta já participou nas edições de Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 - onde conquistou a medalha de bronze, Londres 2012 e Rio 2016. Já Ana Barbachan vai competir sua terceira Olimpíada ao lado de Fernanda, com quem já participou em Londres 2012 e Rio 2016.
 
“Estamos muito felizes em participar de mais uma edição deste grande evento que celebra o esporte. Nesta terceira Olimpíada, já somos uma tripulação mais madura e com grande sintonia. Muitas vezes já sabemos o que uma está pensando nas situações de regata e esse tempo de parceria é uma grande vantagem que temos para encarar nosso objetivo final”, revela Ana.
 
Veja Também: