Definido os campeões da 45ª Semana de Vela de Ilhabela 2018

Ginga ficou mais uma vez com o título / Foto: Aline Bassi | Balaio de Ideias

Ilhabela - O barco gaúcho Crioula (Eduardo Plass) sagrou-se o grande campeão da 45ª Semana de Vela de Ilhabela. A equipe do Veleiros do Sul teve o melhor desempenho nas categorias ORC e IRC nas oito regatas realizadas ao longo da semana. O título foi decidido apenas neste sábado (28), em duas provas acirradas na Ponta das Canas, com vento forte e muito sol no litoral norte paulista.
 
Depois de escrever o seu nome na história do evento, com o recorde absoluto da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil (6h01min42), o Crioula acumulou o título do Sul-Americano de ORC e IRC, disputado em paralelo, com as regatas valendo pontos para ambos os torneios, e os títulos das duas categorias na Semana de Vela de Ilhabela.  
 
"Tivemos uma sequência longa de regatas, começando com a etapa de Punta del Este do Sul-Americano de ORC e terminando hoje, com o encerramento da Semana de Vela de Ilhabela. Conseguimos fazer uma média muito boa de resultados. Nesta edição, pudemos velejar muitos dias no canal de São Sebastião, uma área que nos obriga a praticar a tática, e aprendemos muito", destacou o velejador olímpico Samuel Albrecht. 
 
Na soma das classes ORC e IRC, o Mad Max (Julián Somodi) ficou com o vice-campeonato. Presença constante no evento, o veleiro veio especialmente da Argentina para a Semana de Vela de Ilhabela, e celebrou os resultados deste sábado.
 
"Largamos muito bem na primeira regata e ficamos bem na frente junto com os barcos grandes. Nem sei o que aconteceu com os outros barcos menores, que ficaram uns oito minutos para trás. A segunda regata também foi boa, desfrutamos muito" conta Julián Somodi. "Foi uma semana ótima, apenas cansativa. No ano passado eu corri com um HPE30 emprestado, e desta vez trouxe o meu barco de lá. É uma viagem pesada, e agora para voltar teremos o vento contra".
 
Disputa apertada na RGS - A 45ª Semana de Vela de Ilhabela foi considerada uma das melhores da história pelos velejadores, pelas condições climáticas que possibilitaram vários dias de disputa no Canal de São Sebastião. O equilíbrio foi a marca da competição para a maioria das categorias, e com os RGS não foi diferente. 
 
Em suas três divisões e no geral da RGS, a disputa seguiu apertada até o final. Três barcos estavam empatados na primeira posição: Zeus (Paulo Moura), Rainha Empresta Capital (Leonardo Pacheco) e Xiliki (Leonardo Leal). Com uma vitória e um segundo lugar nas duas regatas deste sábado (28), o Rainha Empresta Capital levou a melhor e ficou com o título. 
 
"Tudo podia acontecer, e isso tornou a competição mais emocionante. Também tivemos bom vento todos os dias e conseguimos fazer todas as regatas programadas, muitas vezes no canal de São Sebastião e em dois dias na Ponta das Canas, o que é ótimo para nós, que somos daqui de Ilhabela", comentou o comandante do Rainha, Leonardo Pacheco. "Os barcos menores têm mais dificuldade com ventos fortes, e nós sofremos bastante no começo da semana, quando tivemos rajadas de mais de 20 nós''.
 
Equilíbrio na C-30 - Uma das disputas mais equilibradas da Semana de Vela de Ilhabela foi a da classe C-30, formada por barcos iguais de 30 pés. Pelo menos quatro veleiros foram para a raia, neste sábado (28), com chances de conquistar o título. O Caiçara UV.Line (Marcos O. Cesar) foi o vencedor. A equipe também levou na véspera o Brasileiro da categoria.
 
Muito perto do título, o Caballo Loco abriu a raia com vitória na primeira regata, mas terminou a competição com o quarto lugar. O comandante Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, organizador do evento, comentou os resultados da semana.
 
“Minha expectativa é sempre de medo. Se vai dar certo ou não. Nos estávamos com um pouco de receio por conta da situação do país, de não termos muitas pessoas e coisas desse tipo. Eu acho que São Pedro ajudou, né?! Nós não tivemos nenhum problema de organização e ,acima de tudo, muitos participantes. Então, para nós, foi lindo. São Pedro participou. Tivemos algumas regatas aqui perto do canal, o que deu para aproximar o público da competição. Acredito que foi muito bonito. Para nós, o balanço é extremamente positivo para animar a fazer a próxima, a 46. A organização teve praticamente zero problemas. Na água, o Cuca e o pessoal fizeram ótimo trabalho", destacou.
 
Ginga 100% - Com vitória em todas as oito regatas disputadas, o Ginga manteve a hegemonia na classe HPE25 e conquistou o quinto título da Semana de Vela de Ilhabela. Tida como equipe a ser batida, o segredo da tripulação para se manter no topo por tanto tempo é o entrosamento e o controle emocional, de acordo com o comandante Breno Chvaicer.
 
"A equipe vem sendo mantida há muitos anos, todos treinando bastante juntos. Chegamos num ponto em que um sabe o que o outro quer dizer só no olhar. É uma relação muito duradoura", explicou Breno. "E, depois de tantos anos, não temos conflitos a bordo. Tudo o que tínhamos que discutir já discutimos. O importante para a gente é manter uma boa manutenção do barco e a calma a bordo, sempre."
 
Multicascos estreia em Ilhabela - A grande novidade da 45ª Semana de Vela de Ilhabela foi a estreia da classe Multicascos. Seis catamarãs dividiram a raia com os tradicionais veleiros presentes na competição. A briga foi acirrada entre os três primeiros colocados, que se alternaram na liderança desde o começo da semana. Após as duas regatas deste sábado (28), o Mente Sã (Gilberto Camargo) ficou com o título, seguido por Maré XX (Benoit Joufflineau) e Flying Soul (Mauro Ribeiro).
 
Os campeões
 
BDP A - Tranquilo II
BDP B - Cambada 1
Clássicos - Madrugada
HPE25 Geral - Ginga
HPE25 Silver - Espetáculo
C30 - Caiçara U.V.Line
IRC Geral - Asbar IV
IRC A - Crioula
IRC B - Asbar IV
ORC Geral - Crioula
ORC A - Crioula
ORC B - Mad Max
ORC e IRC - Crioula 
RGS Geral - Rainha Empresta Capital
RGS A - Zeus
RGS B - BL3
RGS C - Rainha Empresta Capital 
Multicascos - Mente Sã
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook