Veleiro santista Rudá é tetracampeão da 68ª Regata Santos-Rio

Veleiro Rudá tem quatro títulos nacionais   / Foto: Thiago Albuquerque Veleiro Rudá tem quatro títulos nacionais / Foto: Thiago Albuquerque

Ilhabela - O veleiro Rudá, natural de Santos (SP), em parceria com Beneteau Sailing do Brasil, representado em Ilhabela (SP) pela Marina Porto Ilhabela, conquistou neste domingo o título da tradicional Regata Santos-Rio de Janeiro que teve sua 68ª edição valendo pontos para o ranking da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) que tem a autorização da Confederação Brasileira de Vela. 
 
A largada foi no sábado ao meio-dia na Ponta da Praia em Santos (SP) e o veleiro finalizou a regata às 14h40min de domingo no Iate Clube do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, faturando o troféu na categoria IRC (International Rating Certificate).
 
Foram mais de 24h no mar em ressaca por conta de um ciclone extra-tropical: "Foi uma das mais difíceis que já participamos, começou com ventos fracos na saída em Santos até Ilhabela onde o ciclone entrou gerando ondas de 3, até 4 metros, um desafio enorme na regata exigindo o máximo possível dos barcos e da tripulação. Foi uma regata onde muitos barcos perderam velas, inclusive o nosso, mas felizmente nada aconteceu com a tripulação. Chegamos bem ao Rio de Janeiro, foi uma regata bem desafiadora, mas pegamos vento a favor e tornou bem rápida a regata. Quando amanheceu o dia vimos que estavamos bem posicionados ficamos bem felizes pois na saída ficamos presos em um buraco sem vento, estavámos desanimados, mas durante à noite velejamos muito bem e conseguimos recuperar as posições e partimos para a vitória. Foi uma regata emocionante, estamos contentes com a vitória e isso dá uma boa vantagem para o Campeonato Brasileiro, esperamos um Brasileiro com muito vento o que aumenta nossas chances", disse o comandante do Rudá, Mario Augusto Martinez, natural de Santos. 
 
A tripulação segue no Rio de Janeiro para o seguimento da etapa do Brasileiro na 49ª edição do Circuito Carioca com pontuação no Campeonato Brasileiro onde o Rudá corre atrás do pentacampeonato. Serão mais sete regatas de quinta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 11h, até o domingo, dia 4, com última regata prevista para às 12h, todas elas realizadas com saída do Iate Clube do Rio de Janeiro e com percurso pela Baía de Guanabara. A premiação da Regata Santos-Rio será realizada nesta sexta-feira, dia 2. 
A 68ª Regata Santos-Rio contou com aproximadamente 400 atletas de 15 até 60 anos de idade.
 
A tripulação do Rudá conta com os integrantes Miller Lazur, Luiz Mello, Ernesto Breda, Silvio Cassiano, Felipe Pierobom, Marcos Azevedo e Sérgio Henrique Bokerman. 
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook