Copa da Juventude mostra evolução da Vela no Brasil

Copa da Juventude / Foto: Peu FernandesCopa da Juventude / Foto: Peu Fernandes

Porto Alegre - Na principal competição nacional da Vela Jovem, o Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, mostrou todo seu potencial e levou o troféu de melhor clube da competição. A Copa da Juventude terminou nesta sexta-feira, dia 4, com as últimas regatas na Base Naval de Aratu, em Salvador. 
 
O clube gaúcho, que competiu com 15 atletas, levou a melhor nas classes 29er masculino e RS:X feminino, além de dois vices na Laser Radial masculino e na RS:X masculino e um bronze na 29er feminino.
 
"É muito legal ver esse esforço ser reconhecido. O trabalho que o "Sorriso" (como é conhecido o técnico Lucas Mazin) vem desenvolvendo com a vela jovem é incrível. Ele nos ajuda muito, mesmo a gente estando longe. É muito legal ter esse apoio do clube e vencer foi um espelho de tudo que construímos até aqui. Foi um campeonato muito bom, que nos fez pensar, venceu quem fez a melhor tática. Então vai ficar guardado na nossa história", analisou Guilherme Plentz, que terminou na 2ª colocação no RS:X masculino.
 
Na classe Laser Radial, Tiago Quevedo confirmou o favoritismo, levou o título e a classificação para o Campeonato Mundial da Juventude 2018.
 
"É muito emocionante vencer a Copa da Juventude e conquistar a vaga para o Mundial. Eu conheço a experiência de representar o Brasil no Campeonato Mundial e é incrível saber que vou poder viver isso novamente, graças aos resultados obtidos aqui. Eu me preparei bastante e consegui fazer dessa competição uma continuidade dos meus treinos. Aqui é um lugar maravilhoso, teve vento favorável todos os dias", disse o campeão.  
 
A classe 29er consagrou Vitor e Ian Paim, com 24 pontos perdidos, já Tiago Quevedo levou a melhor na laser radial, com 13pp. Na Classe 420 a disputa foi acirradíssima, Guido Hirth e Stefano Geronimi triunfaram com apenas um ponto de diferença, 21pp contra 22pp de Gabriel Camargo e João Grings. Na RS:X, Larissa Schenker conquistou o título com 20pp. 
 
Na disputa entre os clubes, o Jangadeiros levou a melhor somando 598 pontos. Em segundo lugar ficou o Iate Clube do Rio de Janeiro com 576 pontos, seguido do Yacht Clube da Bahia com 561 pontos, Veleiros do Sul com 350 pontos e na quinta colocação o Yacht Club Santo Amaro com 306 pontos.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook