Santiago Ascenço e Carla Moreno vencem 5ª etapa do Troféu Brasil em Santos

Carla e Santiago comemoraram bastante a vitória / Foto: DivulgaçãoSantos - Santiago Ascenço e Carla Moreno foram os grande vencedores da 5ª etapa do 20º Troféu Brasil de Triathlon, disputado no último domingo, dia 07 de novembro, em Santos. Mas para a triatleta paulista a vitória teve um sabor ainda mais especial, já que valeu o título geral temporada 2010 por antecipação.

Com a conquista, Carla chegou ao octacampeonato e tornou-se a maior vencedora da história da competição. Já o ranking masculino está mais acirrado e o campeão geral de 2010 será conhecido somente na última etapa, dia 05 de dezembro, também em Santos.

Mesmo com uma carreira consolidada, Carla Moreno comemorou a vitória como um iniciante. Após cumprir os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h59min36seg, atleta de 34 anos se emocionou muito com a conquista do octacampeonato, superando a marca de Oscar Galindez, sete vezes campeão do Troféu Brasil.

"Eu me emocionei muito, porque queria já ter conquistado este título no ano passado, mas passei por uma cirurgia que me impediu de participar das últimas etapas de 2009. Durante toda a prova de hoje, lembrei o quanto foi difícil ficar sem competir naquela época. Por isso, essa conquista antecipada é tão importante para mim", disse a triatleta.

Porém, a vitória de Carla não foi tão fácil assim. Somente nos quilômetros finais de corrida, ela conseguiu abrir vantagem sobre Ariane Monticeli, segunda colocada com o tempo de 02h02min25seg, e Flávia Fernandes, que terminou no terceiro lugar em 02h05min12 seg. No raking geral, Carla Moreno chegou ao título ao somar 705 pontos, mas a disputa pela segunda colocação ficou para a última etapa. Fernanda Garcia (473,5 pontos), Ariane Monticeli (457), Carolina Furriela (440) e Verônica Martins (437) ainda brigam pelo vice-campeonato geral.

Masculino

Após sair da prova de natação em desvantagem, Santiago Ascenço passou a liderar no início do ciclismo e consegui abrir uma boa vantagem até o final do trajeto. Com o tempo de 1h43min40seg, ele chegou mais de três minutos à frente do santista Paulo Henrique Miyashiro, segundo colocado com 01h46min42seg. Fred Monteiro, também de Santos, ficou com a terceira posição (01h47min12seg).

"Não esperava ter uma vitória tão tranqüila, já que competi uma prova de Iron Man (longa distância), em Miami (EUA), no último sábado (30). O clima de hoje acabou me ajudando, porque, apesar do calor, a umidade do ar não estava tão alta. Então, a sensação térmica é a ideal para competir. Estou muito feliz, porque agora entrei de vez na briga pelo titulo, que só vai ser decidido na última prova deste ano", disse Ascenço.

Com os resultados deste domingo, a decisão do campeão geral masculino ficou para o dia 05 de dezembro, data última etapa de 2010, que terá pontuação 50% maior que as demais provas do ano. Por isso, ainda brigam pelo título: Paulo Henrique Miyashiro (595,5 pontos), Santiago Ascenço (498), Leandro Ferreira (497,5), Fábio Carvalho (488) e Felipe Guedes (483).

Dobradinha santista pela disputa dos Jogos Abertos

Outra atração da 5ª etapa do Troféu Brasil foi a realização simultânea da primeira prova de triathlon da história dos Jogos Abertos do Interior. Assim, representando a cidade de Santos, Priscila Rocha e Bruno Pereira fizeram história em casa, ao se tornarem os primeiros medalhistas de ouro da modalidade na competição estadual.

Com o tempo de 1h49min73seg, Bruno Pereira liderou a prova do começo ao fim. Representando a cidade de Bertioga, Oberdan Ferreira ficou com a medalha de prata, ao concluir o trajeto de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h53min27seg. O bronze ficou com Edson Ferreira, de Águas de São Pedro, que fechou o percurso em 1h58min27seg.

"Minha estratégia foi fazer um início de prova forte e manter a vantagem no final. Estou muito contente, pois um dia vou poder olhar para trás e dizer que fui o primeiro campeão de triathlon dos Jogos Abertos. Meu nome vai ficar marcado na história e quero repetir esta conquista mais vezes", disse Bruno.

A disputa pelo ouro no feminino foi mais apertada. Priscila Rocha completou a prova em 2h14min35seg, apenas oito segundos à frente de Bruna Mahn, que levou a medalha de prata para Rio Claro. O bronze ficou com Mariana Vicelli, de Jundiaí, que marcou o tempo de 02h26min09.

"É inexplicável a sensação de poder vencer em casa e poder entrar para a história dos Jogos Abertos. Por isso, gostaria muito de agradecer a torcida, que me ajudou muito no final da prova, não me senti muito bem fisicamente nos quilômetros finais de corrida", disse Priscila Rocha.

O 20º Troféu Brasil de Triathlon tem organização da NA Sports. O patrocínio é de Fit, com co-patrocínio de Gatorade, Speedo, Santa Constância e Vista Porto Seguro. O apoio é da Prefeitura de Santos, SENAC, ADR3, Medical Line, Vista Porto Seguro, MKTE, Revista Trisport, com colaboração de SRCVB, Ativo.com, Webrun, FunfSports.com, SEMES, Polícia Militar, 17º GB e UNIMES.