Carol Furriela e Iuri Vinuto conquistam o Powerman Brasil 2018

Atleta de Santos conquistou o bicampeonato do evento / Foto: Patricia Palhares/Powerman Brasil

Indaiatuba - A paulista Carol Furriela e o cearense Iuri Vinuto foram os grandes campeões do Powerman Brasil 2018, etapa nacional do maior circuito de duathlon do mundo, realizado em um lindo domingo de sol em Indaiatuba, interior de São Paulo. 
 
Com duas pernas de 10 km de corrida intercaladas por 60 km de ciclismo em um percurso extremamente desafiador, os duoatletas tiveram que encarar também o calor que tornou a prova ainda mais técnica e difícil. 
 
Campeã do evento em 2017, Carol Furriela voltou a Indaiatuba de olho no bicampeonato. A santista fez uma prova bem inteligente e dominou o percurso do Classic do início ao fim. Na primeira perna da corrida Carol saiu do T1 com pequena margem de vantagem sobre Giovana Martins e no pedal começou a abrir vantagem sobre sua principal concorrente neste domingo. "Eu tracei uma estratégia em busca do título. Sabia que a Giovana ia correr muito forte, pois ela é maratonista, e deu certo. Forcei junto com ela no primeiro parcial e abri na ciclismo", disse a campeã Carol Furriela. 
 
Após abrir no pedal, Carol manteve a distância na segunda perna da corrida fechando o 10/60/10 em 3:34:22. Giovana Martins veio na segunda colocação, com pouco menos de cinco minutos de diferença para a campeã e Maria Vângela de Sousa completou o pódio da elite feminina na terceira posição. "O Powerman Brasil é uma prova incrível e que respeita demais o atleta. Estou muito contente por ter voltado para cá e vencido mais uma vez. Ano que vem volto para buscar o tricampeonato", finaliza Carol Furriela.
 
No Masculino o nível também foi altíssimo com presença dos principais atletas do país. Vice-campeão em 2017, Iuri Vinuto fez diversos ajustes em sua preparação, especialmente no ciclismo e conseguiu sair de Indaiatuba com a vitória. O cearense radicado em Florianópolis liderou a prova do início ao fim para comemorar seu primeiro título no Powerman Brasil.
 
Iuri abriu os 10 km de corrida com fortíssimo parcial na casa dos 33 minutos ao lado de Antonio Mansur. Os dois saíram para pedalar juntos e com vantagem de quase três minutos para o segundo pelotão, que contava com Felipe Manente, Guilherme Manocchio e Nicholas Cruz. No pedal Iuri fez bastante força e mesmo com parcial um pouco mais lento conseguiu manter a diferença sobre Manocchio e Manente.
 
Porém, foi no segundo parcial de corrida que o campeão definiu a prova completando os 10/60/10 em 2:56:20.
"Hoje foi um dia muito duro. O ciclismo aqui é bem forte e eu sabia que tinha que manter a ponta, pois o Manocchio e o Manente pedalam muito bem. Consegui liderar desde o começo e bem feliz com o meu rendimento durante todo o percurso", comemorou Iuri Vinuto. Guilherme Manocchio foi o segundo colocado, com pouco mais de três minutos de desvantagem para o líder, e Felipe Manente veio logo na sequencia, completando o pódio.
 
Sprint - O domingo também foi dia de conhecer os campeões do Powerman Sprint, que compreende a metade da distância do Classic, somando duas pernas de 5 km de corrida e um pedal de 30 km. Contando também com alto nível técnico a prova coroou Ernani de Souza e Detlei Hasse como campeões da distância. Ernani é um exímio corredor e aos poucos vem acertando suas provas de duathlon. Neste domingo o mineiro foi o mais consistente durante todo o percurso cruzando a linha de chegada com 1:38:51, à frente de Carlos Henrique de Oliveira e Fabio Fantozzi, segundo e terceiro, respectivamente.
 
No Feminino, Detlei mostrou que é uma das melhores duoatletas do país cravando mais um evento para sua coleção de títulos. Com 1:56:52, Detlei foi a grande campeã da etapa brasileira do circuito Powerman terminando à frente de Elizabeth Berton, vice-campeã, e Vivian Oliveira, terceira colocada. 
 
Power Run - Fechando a programação de domingo ocorreu o Power Run, corrida de 5 km que tinha como principal objetivo atrair mais atletas para conhecerem o espírito Powerman. Muitos familiares e corredores de Indaiatuba prestigiaram o evento deixando a festa ainda mais bonita no Velódromo Olímpico. Ao final, dezenas de corredores se juntaram aos duoatletas em clima de descontração e, claro, superação. 
 
Resultados - Powerman Brasil 2018:
Classic - Feminino:
1ª Carol Furriela - 3:34:22
2ª Giovana Martins - 3:39:18
3ª Maria Vângela de Sousa - 4:11:20
 
Classic - Masculino:
1º Iuri Vinuto - 2:56:20
2º Guilherme Manocchio - 2:59:34
3º Felipe Manente - 3:00:28
 
Sprint - Feminino:
1ª Detlei Hasse - 1:56:52
2ª Elizabeth Berton - 1:59:27
3ª Vivian Oliveira - 2:06:26
 
Sprint - Masculino:
1º Ernani de Souza - 1:38:51
2º Carlos Henrique de Oliveira - 1:41:03
3º Fabio Fantozzi - 1:42:39
 
Veja Também: