Confusão: atletas quase atropelam pedestres em evento-teste para Olimpíadas

Confusão e gritaria para retirar os pedestres da via antes que os ciclistas passassem / Foto: Esporte Alternativo

Rio de Janeiro - Do primeiro grande evento-teste para os Jogos Olímpicos, o qualificatório para o triathlon masculino e feminino realizado neste domingo na praia de Copacabana, restaram lições valiosas. 

Se, por um lado, a própria organização admitiu problemas de visibilidade para o público presente na praia - os poucos lugares de onde era possível acompanhar determinados trechos do triathlon eram bastante disputados -, por outro o bloqueio das ruas e avenidas gerou insatisfação dos moradores do bairro (veja aqui). 

Foi, no entanto, um episódio isolado que ligou o sinal vermelho quanto à organização deste domingo para o evento-teste, que provavelmente será replicada tal qual nas Olimpíadas, em agosto de 2016. 

Durante os trechos de ciclismo e de corrida do triathlon, na orla de Copacabana, na Avenida Atlântica e em outras vias do bairro, os atletas revezavam a passagem com os pedrestres e ciclistas que ou acompanhavam o evento ou aproveitavam o belo dia de sol na cidade. 

O problema é que, muitas vezes, o fluxo de pessoas era muito grande, principalmente na Atlântica, à beira da orla. Em dado momento, na via, à altura da Rua Miguel Lemos, os triatletas pedalavam já em direção ao cruzamento dos pedestres e a organização ainda não havia contingenciado aquele fluxo. 

Na maior parte do tempo, o fluxo podia ser controlado com tranquilidade / Foto: Esporte Alternativo

 
Foram alguns momentos de confusão e gritaria. "Fecha logo, fecha logo. Eles vão ser atropelados!", gritavam alguns dos presentes, enquanto os organizadores se desesperavam para reabrir a Atlântica para os atletas que vinham a 40 ou 50km/h em suas bikes. 

Felizmente, os pedestres conseguiram ser desviados para a calçada ou para o meio da via, para que os ciclistas passassem a toda velocidade. O desespero e temor de que ocorresse um acidente, porém, certamente fará com que os organizadores repensem o plano adotado. 

O Esporte Alternativo conseguiu captar o final da confusão, que durou menos de um minuto. Confira neste vídeo:

 

Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook