Atleta olímpico é destaque para a 25ª edição em Santos

 Reinaldo Colucci (a frente de vermelho) busca vaga olímpica para Rio 2016 / Foto: João Pires / Divulgação

São Paulo - Campeão por cinco vezes consecutivas, entre os anos de 2009 e 2013, o triatleta olímpico Reinaldo Colucci estará presente em uma das principais provas da modalidade no país: o Triathlon Internacional de Santos. A competição chega à sua 25ª edição no próximo dia 21 (domingo) e contará com a participação de outros nomes de peso da modalidade nacional, tais como a campeã feminina da última edição, Luisa Baptista Duarte, a atleta Ariane Monticeli e o triatleta Antônio Manssur Filho. 
 
Depois de sofrer uma lesão e operar o tendão de Aquiles direito, em 2014, Colucci retornou às competições em julho do ano passado e comprovou sua melhora ao vencer a última etapa da 25ª edição do Troféu Brasil de Triathlon. Aos 30 anos de idade, o atleta volta às provas com o foco no Rio 2016. “Meu objetivo, como não poderia ser diferente, é a busca dos pontos que ainda me faltam para garantir a vaga olímpica e, logicamente, conseguir um excelente resultado na prova de Copacabana, em agosto”, afirma.
 
Para o atleta, o Internacional de Santos é uma prova mais que especial, pois foi na categoria por idades, de 13 a 14 anos, que tudo começou. “Eu pude ver de perto grandes nomes como Chris MacCormack, Michele Jones, Olivier Marceau, Oscar Gallindes, entre tantos outros. Eu me lembro de criar uma grande expectativa ao aguardar a prova do ano seguinte para competir ao lado de tantos ídolos do Triathlon. E, mais tarde, como atleta de elite, vencer essa competição por cinco vezes é um dos grandes orgulhos que tenho na minha carreira”, comenta o competidor. 
 
Ele complementa: “Fiquei ausente por dois anos seguidos e agora, em 2016, estar de volta me deixa muito motivado e ansioso para largar novamente nesta competição que gosto tanto”.
 
 Últimas inscrições
 
As inscrições online para a prova continuam abertas até o próximo dia 14 de fevereiro pelo site www.internacionaldesantos.com.br. Os atletas ainda poderão se inscrever, excepcionalmente, na véspera da prova, no dia 20 de fevereiro.
 
A 25ª edição
 
A largada dos profissionais está prevista para às 7h30 e para os amadores às 7h50, na praia do Boqueirão, em Santos (SP). Durante a prova, os triatletas percorrerão distâncias olímpicas (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) por ruas e avenidas de Santos e um trecho da Via Anchieta (até o trevo da Piaçaguera/Guarujá).
 
Entre os amadores há inscrição para diversas categorias como: militar, amputado com prótese, amputado sem prótese, deficiente visual, cadeirante, biamputado, amputado membro superior.
 
Antes disso, no sábado (20/2), acontece a entrega dos Kits, das 13h às 19h, bem como o Congresso Técnico para profissionais, às 15h, e para amadores, às 17h, no Colégio São José, na Avenida Ana Costa, 373, Santos (SP).
 
A numeração dos atletas e o check-in das bicicletas serão feitos no dia da prova, das 6h15 às 7h15, na Avenida Conselheiro Nébias, na Praia do Boqueirão. A premiação oficial está prevista para às 12h, no mesmo local.
 
"Apesar das dificuldades que o país atravessa, temos tido uma boa resposta dos atletas. Com o apoio do Poder Público que recebemos na cidade de Santos, a Ecovias e a Dersa, estamos com a melhor expectativa possível para a competição. Vamos trabalhar para que se concretize", comenta o organizador do evento e diretor da NA Sports, Núbio de Almeida.
 
A infraestrutura do evento é grande, como acontece desde a primeira edição, em 1992. Serão 1.100 pessoas divididos entre staff, segurança, pessoal de saúde e fiscais de trânsito. Na parte de hidratação serão cerca de 30 mil copos de água e 2.000 litros de Gatorade, sem falar de frutas entregues após a prova.
 
Ao final da competição, os vencedores do masculino e do feminino recebem um troféu comemorativo com tema da cidade de Santos. Todos os competidores que completam o percurso ganham uma medalha e uma camiseta com desenho especial (finisher).
 
 Vencedores
 
Na 24ª edição, os vencedores no masculino e feminino foram os brasileiros Marcus Fernandes e Luisa de Baptista Duarte. Fernandes é bicampeão consecutivo na prova e fechou a competição com 01:41:41.710. No último ano Luisa quebrou a invencibilidade de Carla Moreno e finalizou a competição com o tempo de 01:57:37:850.
 
Confira a galeria dos campeões:
 
2015 - Marcus Fernandes (BRA) e Luisa de Baptista Duarte (BRA)
2014 - Marcus Fernandes (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2013 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2012 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2011 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2010 - Reinaldo Colucci (BRA) e Nina Kraft (EUA)
2009 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2008 - Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2007 - Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Nina Kraft (ALE)
2006 - Oscar Galindez (ARG) e Carla Moreno (BRA)
2005 - Victor Plata (USA) e Carla Moreno (BRA)
2004 - Victor Plata (USA) e Gisele Bertucci (BRA)
2003 - Oscar Galindez (ARG) e Sandra Soldan (BRA)
2002 - Doug Friman (USA) e Carol Montgomery (CAN)
2001 - Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)
2000 - Oscar Galindez (ARG) Suzane Nielsen (DIN)
1999 - Greg Welch (AUS) e Michelle Jones (AUS)
1998 - Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)
1997 - Olivier Marceau (FRA) e Michelle Jones (AUS)
1996 - Leandro Macedo (BRA) e Michelle Jones (AUS)
1995 - Ken Glah (USA) e Carol Montgomery (CAN)
1994 - Oscar Galindez (ARG) e Carol Montgomery (CAN)
1993 - Oscar Galindez (ARG) e Melissa Mantak (USA)
1992 - Scott Molina (USA) e Sylvian Puntous (CAN)
 
Veja Também: