Jovens talentos dos saltos começam a disputa em Adelaide

Nessa segunda-feira foi disputado o  primeiro dia do Mundial Junior de Saltos Ornamentais / Foto: Divulgação

Austrália - O primeiro dia do Mundial Junior de Saltos Ornamentais, que começou nesta 2ª feira, 8/10, no novo SA Aquatic & Leisure Centre, em Adelaide, na Austrália, teve como melhor resultado da equipe brasileira o de Jessica Hillary, que terminou na 20ª posição no trampolim 1 metro grupo B (para atletas de 14 e 15 anos) num total de 28 atletas. 
 
A brasileira totalizou 263,60 pontos. Somente os 12 melhores das eliminatórias disputam a final. A campeã foi a chinesa Liu Huixia, com 371,05 pontos. A competição termina no sábado, 13/10, com 220 competidores representando 34 países. Destaque para dois medalhistas olímpicos de plataforma nos recentes Jogos de Londres: a australiana Brittany Broben, prata, e o britânico Thomas Daley, bronze.
 
Na outra prova do dia, o do trampolim de 3 metros grupo A (saltadores de 16 a 18 anos), a medalha de ouro foi para Jack Laugher, da Grã-Bretanha, com 635,45 pontos. Os brasileiros Jackson Rondinelli e Pedro Abreu terminaram na 29ª e na 32ª colocações, com 446,90 e 406,60 pontos, respectivamente. A prova teve 36 saltadores.
 
A competição prossegue nesta 3ª feira, 9/10 com provas de trampolim de 1 metro feminino grupo A (eliminatória e final); de plataforma feminina grupo B (eliminatória e final); e de trampolim de 3 metros sincronizado masculino grupos A + B (final direta).
 
Os países que disputam em Adelaide são: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, Macau, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Rússia, Suíça, Ucrânia e Venezuela.
 
Os atletas brasileiros que disputam o Mundial Junior da FINA conquistaram suas vagas no último Campeonato Brasileiro para grupos A (16 a 18 anos) e B (14 e 15) da modalidade, realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, no Rio de Janeiro.
 
 
Delegação brasileira:
 
Atletas:
Jessica Hillary
Giovanna Pedroso
Andressa Mendes
Ingrid Oliveira
Jackson Rondinelli
Luana Lira
Pedro Abreu
 
Técnicos:
Alexander Ferrer, Ana Paula Shalders e Andréia Boheme
 
Chefe de Delegação:
Alice Kohler