Flu campeão na volta de Juliana Veloso ao esporte

Juliana Veloso, veterana de Olimpíadas, voltou a competir / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Rio de Janeiro - O Fluminense/RJ conquistou mais uma Taça Brasil de Saltos Ornamentais, encerrada no último domingo, no parque aquático do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), instituição da Marinha no Rio de Janeiro, e pela primeira vez sede do evento. O Tricolor carioca totalizou 197 pontos, seguido por Pinheiros/SP e Apoe/RJ, com 149 e 101 pontos. Em seguida vieram Grêmio Cief/PB (94), Semanal de Cultura Artística/SP (78), Adesef-B/PA (73), Abrasso/DF (58), Mackenzie/DF (40) e Adesef/PA (27). 
Milena Canto Sae, do Clube Semanal, de Campinas, e Rui Marinho, da Adesef/PA, de Belém, conquistaram o Troféu Eficiência da competição.
 
A competição promoveu a volta ao esporte da principal saltadora do Brasil e três vezes medalhista pan-americana, Juliana Veloso, após sua segunda gravidez.  A atleta do Fluminense conquistou o ouro do trampolim de 3 metros individual e sincronizado, este ao lado de Tammy Galera. No trampolim de 1m, Ju foi prata, atrás de Milena Sae, invertendo o resultado do trampolim de 3m.
 
Milena ainda chegou em quarto na prova de equipes, novidade do ano, que consiste numa dupla mista com saltos de trampolim e plataforma na mesma série. Milena competiu ao lado de Rafael Zambaldi.  A dupla vencedora foi composta por Tammy e Luis Felipe Outerelo, do Fluminense.
 
Hugo Parisi, um dos principais saltadores do país, ao lado do ausente César Castro, conquistou mais um título nacional em sua especialidade, a plataforma, deixando a medalha de prata pro paraense Rui Marinho. Outro saltador do Pará, mas que compete pela Abrasso, de Brasília, Ian Matos, foi o vencedor do trampolim de 3m masculino, seguido por Luis Felipe, do Fluminense.
 
Já Ubiraraja Barbosa – que em 2002 foi vice-campeão mundial junior no trampolim de 3m sincronizado ao lado de Hugo Parisi – terminou com três medalhas de bronze (trampolins de 1m e 3m e plataforma), uma de prata no trampolim de 3m sincronizado (ao lado de Pietro Toscani), e uma de ouro na Plataforma sincronizada (ao lado de Jackson Rondinelli) na Taça Brasil 2013. O trampolim sincronizado masculino foi vencido por uma dupla formada por atletas de clubes diferentes, o que é permitido no regulamento. No caso, os vitoriosos foram Luis Felipe, do Fluminense, e Ian Matos, da Abrasso.
 
A nova geração dominou a plataforma feminina. No individual, o pódio foi formado por Ingrid Oliveira, do Fluminense; Luana Lira, do Grêmio Cief, da Paraíba; e Giovanna Pedroso, da Apoe, nesta ordem. No sincronizada, Giovanna venceu ao lado de Andressa Mendes. Giovanna foi finalista e Andressa semifinalista do Mundial Junior de Adelaide/2012, na Austrália, nesta prova. Andressa terminou em quinto lugar na plataforma nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, em que era a “caçula” da delegação brasileira.
 
Vencedores da Taça Brasil 2013
 
Feminino
Plataforma  - Ingrid Oliveira – Fluminense – 295,45
Trampolim de 3m – Juliana Veloso – Fluminense – 263,75
Trampolim de 1m – Milena Sae – Semanal – 252,95
Trampolim de 3m sincronizado – Tammy Galera & Juliana Veloso – Fluminense – 263,10
Plataforma sincronizada – Andressa Mendes & Giovanna Pedroso – Apoe – 244,56
 
Masculino
Plataforma  - Hugo Parisi – Mackenzie/DF – 384,70
Trampolim de 3m – Ian Matos – Abrasso – 397,90
Trampolim de 1m – Ian Matos – Abrasso – 311,95
Trampolim de 3m sincronizado – Luiz Felipe & Ian Matos – Fluminense & Abrasso – 331,47
Plataforma sincronizada – Jackson Rondinelli & Ubirajara Barbosa – Pinheiros – 292,89
 
Prova de Equipes (mista)
Plataforma & Trampolim – Tammy Galera & Luiz Felipe – Fluminense – 302,40