Duplas sincronizadas do Brasil sobem ao pódio

A equipe brasileira de saltos ornamentais conquistou duas medalhas nos saltos sincronizados no Grand Prix de San Juan / Foto: Satiro Sodré/AGIF

Porto Rico - A equipe brasileira de saltos ornamentais conquistou duas medalhas nos saltos sincronizados no Grand Prix de San Juan, capital de Porto Rico, etapa que estreia no circuito internacional da FINA. Neste sábado, 18/5, as gêmeas Nicoli e Natali Cruz ganharam a medalha de prata na plataforma sincronizada, com 26832 pontos. 
 
Já nos saltos sincronizados do trampolim de 3 metros, a dupla formada por César Castro e Cassius Duran ficou com o bronze, com 342,09 pontos. Os brasileiros lideravam até o quinto salto, mas erraram no fim e foram ultrapassados por duas duplas.
 
A dupla chinesa - Huang Xiao Hui e Jie Lian - foi a vencedora da plataforma sincronizada, com 337,74 pontos. No trampolim de 3 metros sincronizado masculino, os dois lugares mais altos do pódio ficaram com os colombianos Cristian Aragon e Miguel Abadia (359,31 pts.) e com os americanos Grayson Campbell e Christopher Law (344,22).
 
Mas infelizmente, apesar dos bons resultados, as duplas não atingiram o índice para a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho. No feminino, o índice exigido era de 285 pontos, e no masculino de 380. Por enquanto, apenas César Castro, no trampolim de 3 metros, e Hugo Parisi, na plataforma, conseguiram a classificação para o Mundial.
 
Neste domingo, 19/5, último dia de competição, César Castro disputa a final do trampolim de 3 metros com outros cinco saltadores; e na disputa em final direta do trampolim de 3 metros sincronizado feminino, Natali Cruz e Nicoli Cruz têm a última chance de carimbar o passaporte para a Espanha. O índice exigido é o mesmo da plataforma sincronizada.
 
Programação das provas que terão brasileiros em ação
 
Dia 12/5 - Domingo
Trampolim de 3m sincronizado F (Natali Cruz & Nicoli Cruz) - Final direta. Índice: 285,00
Trampolim 3m M - Final (César Castro). Índice de 395,00